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Em : Links Patrocinados Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 19 out 2017
Você sabe o que é o RLSA? Saiba a importância para a sua estratégia

As opções de configuração de campanhas publicitárias do Google AdWords estão evoluindo. Se antes você trabalhava apenas a segmentação por meio de palavras-chave, agora novos métodos permitem configurações mais avançadas e segmentações mais sofisticadas que funcionam bem com outras técnicas já existentes. Por falar nisso, você sabe o que é o RLSA?

Embora essa ferramenta tenha sido lançada em meados de 2013, muitos profissionais de marketing digital estão descobrindo ela só agora. Isso porque recentemente ela ganhou simplicidade e teve suas vantagens e benefícios esclarecidos de forma mais ampla aos usuários.

Para ajudar a potencializar as estratégias de marketing do seu negócio, preparamos um post exclusivo para passar a limpo tudo sobre o assunto. Você vai descobrir o que é o RLSA, como utilizar essa ferramenta adequadamente e, claro, as vantagens e benefícios gerados por ela. Acompanhe!

O que é RLSA

A sigla RLSA é uma abreviação para “Remarketing Lists for Search Ads” em inglês e, aqui, nós a conhecemos como listas de remarketing para anúncios de rede de pesquisa. Ele é um recurso que o Google disponibiliza aos anunciantes do AdWords para que consigam adaptar suas campanhas de publicidade com base em pesquisas e visitas que o usuário fez em seus sites e aplicativos.

O que tem confundido os profissionais durante todo esse tempo é que o nome da ferramenta remete ao conceito de remarketing, mas na rede de pesquisa ela funciona diferente. A única coisa que o RLSA tem em comum com o remarketing é que eles utilizam cookies para rastrear os usuários e adicioná-los às listas para o uso do anunciante.

Embora o remarketing padrão ofereça anúncios aos usuários quando eles estão navegando na rede de display do Google — os sites e blogs parceiros —, o RLSA não mostra automaticamente os anúncios para os usuários apenas porque estão em sua lista de remarketing.

Os usuários precisam pesquisar ativamente no Google e utilizar as palavras-chave que você definiu dentro de suas campanhas de pesquisa. Por isso, a maneira como essas listas são utilizadas pelo RLSA é totalmente diferente do remarketing de exibição tradicional.

Formas de utilizar o RLSA

Atualmente, o Google AdWords permite que a ferramenta de RLSA seja utilizada de duas maneiras:

Ajuste de lances para palavras-chave

Nessa modalidade, você pode ajustar suas campanhas de publicidade em seus grupos de anúncios para que somente os usuários que estejam pesquisando através das suas palavras-chave o vejam. Nesse caso, é possível utilizar palavras-chave diferentes para aqueles que visitaram as suas páginas na web.

Um ponto positivo dessa ferramenta é que você pode trabalhar palavras-chave que normalmente você não utiliza em suas campanhas especificamente para visitantes do site ou aqueles que converteram vendas no passado.

Como exemplo, você pode definir palavras-chave mais amplas apenas para as pessoas que já compraram no seu site. Isso pode ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Ajuste de lances para a lista de remarketing

Essa opção permite que você configure os seus grupos de anúncios para serem exibidos aos usuários presentes em sua lista de remarketing e que estiverem fazendo pesquisas utilizando as palavras-chave que você definiu.

Isso fará com que as palavras-chaves sejam otimizadas para melhorar o resultado de atração dos clientes que já visitaram o site em algum momento. Dessa forma, você irá otimizar os lances para palavras-chave que já utiliza e segmentar os visitantes em suas listas de remarketing.

Por exemplo, é possível elevar a sua oferta em 20% para aqueles que já estiveram em seu site nos últimos 30 dias. Ou, você ainda pode escolher mostrar um anúncio diferente para os usuários que podem ter abandonado um carrinho de compras.

Benefícios e vantagens do RLSA

Agora que você já sabe o que é e como configurar o RLSA, chegou a hora de descobrir por que deve utilizá-lo nas estratégias de marketing digital para o seu negócio.

Adapta melhor as campanhas publicitárias

O RLSA permite que você personalize suas campanhas de publicidade com base nas pesquisas dos usuários no Google e em páginas do seu site que eles visitaram anteriormente. Com base na lista que você tem, pode segmentar e adaptar sua campanha os que buscam a marca do seu concorrente, mas somente depois que eles já visitaram o seu site e já consideraram seu negócio em suas pesquisas.

Ou seja, o Google AdWords entrega, através da ferramenta de RLSA, uma forma muito mais ampla de personalização para as campanhas publicitárias, tudo para enriquecer ainda mais as estratégias de marketing da sua empresa.

Atrai leads altamente qualificados

Como o RLSA está diretamente ligado à lista de remarketing, o nível de qualificação dos leads convertidos é muito maior. Se em uma campanha de atração o usuário, geralmente, ainda está em fase de conhecimento do produto e/ou serviço que você oferece, com o RLSA ele já está pronto para dar o próximo passo e ser tornar um lead qualificado ou partir direto para a fase de conversão em vendas.

Ou seja, os usuários que são atraídos através do RLSA já conhecem a sua marca e a consideraram em algum momento, já pulando a fase de apresentação das ideias e soluções que você oferece.

Aumenta as taxas de conversões

Com uma adaptação melhor das campanhas publicitárias baseadas em remarketing para anúncios de rede de pesquisas, leads mais qualificados são convertidos e, como consequência, a taxa de conversão em vendas deve aumentar consideravelmente.

Como o intuito de qualquer negócio é gerar vendas e fazer receitas, o RLSA ajuda a alcançar esses objetivos com maior facilidade e, mais do que isso, deve alavancar a média de resultados de vendas.

Torna o investimento em publicidade mais rentável

Outra grande vantagem do RLSA é que ele ajuda a melhorar o ROI (Return On Investiment) das suas campanhas publicitárias no Google AdWords.

Com isso, chegará um momento em que os resultados de pesquisas orgânicas — junto com os resultados das campanhas pagas — proporcionarão um retorno que será maior do que o próprio investimento, o que dará a você a oportunidade de criar uma estratégia de ciclo contínuo no AdWords.

Agora que você já sabe o que é o RLSA, não precisa perder mais tempo e dinheiro. Com esse conteúdo você já pode começar a utilizar a ferramenta ainda hoje e elevar o patamar de resultados das suas estratégias de marketing digital.

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