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Em : E-Commerce Comentários : 0 Autor : Bruno Souza Data : 09 mar 2018
Você sabe planejar uma campanha de mídia de performance?

O marketing digital tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. O que não é uma grande surpresa considerando que a internet se tornou o maior meio de comunicação do mundo, graças à banda larga e à navegação móvel. Mas, para acompanhar esse ritmo de crescimento, as empresas precisam renovar suas técnicas de divulgação. É aí que entra a mídia de performance.

As mídias digitais já são foco de investimento para muitos profissionais de marketing em diversos setores. Porém, as de performance são um pouco mais específicas, envolvendo uma estratégia de atuação diferente e buscando resultados diferentes. Caso você ainda não entenda do assunto, não se preocupe. Estamos aqui para explicar os pontos mais importantes, como estas ferramentas funcionam e como você pode planejar uma campanha para gerar bons resultados. Acompanhe e veja exatamente o que precisa saber.

O que é e para que serve a mídia de performance?

Você já deve estar familiarizado com algumas das principais mídias digitais utilizadas no marketing. Estas podem ser utilizadas gratuitamente, mas seu maior efeito só é obtido através de investimentos bem planejados. É o caso do Google AdWords, Facebook Ads, Instagram for Business, entre outros. Dominar estes recursos é fundamental para obter o melhor desempenho em qualquer campanha de marketing.

As mídias de performance são uma forma mais específica de aplicar esse conhecimento. Normalmente, uma campanha é paga antes de ter início, com a empresa dando lances de acordo com as palavras-chave que deseja utilizar. Porém, neste caso, o valor dos anúncios só é determinado após receberem cliques ou conversões. Em outras palavras, o custo é calculado de acordo com a performance.

Digamos que, por exemplo, você colocou um anúncio no Google AdWords, mas ele recebeu menos cliques do que o previsto, apresentando uma baixa performance. Como consequência, o custo por clique(CPC) será mais baixo.

Onde e como ela pode ser aplicada?

Há várias opções disponíveis para escolher sua plataforma de mídia de performance. Inclusive, já mencionamos o Google AdWords, o Facebook Ads e o Instagram for Business, que são os principais. O conteúdo e método não diferem tanto dos seus outros tipos de campanha, já que as ferramentas são, essencialmente, as mesmas. Dessa forma, seu conhecimento prévio é transmitido adiante.

Porém, você deve ter em mente que estas campanhas são altamente específicas. Como o anunciante recebe mais ou menos de acordo com o desempenho de seus anúncios, há uma ênfase muito maior em conversão e eficiência. Especialmente se o critério utilizado for a geração de leads.

Como consequência, estas campanhas tendem a ser direcionadas muito mais ao meio e ao fundo do funil, em oposição à maioria das medidas de marketing, que miram no grande público de topo de funil. Ou seja, o marketing de performance tende a melhorar sua taxa de conversão entre leads e clientes.

Quais são seus principais indicadores de resultados?

Outra vantagem que você obtém ao usar uma mídia de performance é a quantidade de métricas que são geradas. Já que o anunciante recebe mais de acordo com o sucesso de suas campanhas, é natural que ele ofereça mais material com o qual sua equipe de marketing possa trabalhar para gerar anúncios melhores e mais eficientes.

As suas métricas de destaque, naturalmente, dependem bastante da sua estratégia e de seus objetivos para a campanha como um todo. Uma que tende a persistir em qualquer contexto é o indicador de performance escolhido inicialmente, o que determina o custo final da campanha. Número de visualizações, cliques, conversões, etc.

Que benefícios ela traz para a empresa?

1.    Aumento na taxa de conversão

Um investimento em marketing digital sempre tem como objetivo final elevar o número de vendas. Para isso, você deve transformar observadores em leads e depois em clientes. Com esta estratégia, é possível focar na eficácia dos seus anúncios e aumentar seu retorno sobre investimento.

2.    Custo ajustado para a campanha

Em muitos casos, o investimento necessário para iniciar uma campanha de marketing pode ser bem pesado para pequenos orçamentos. Levando em conta o risco de não haver resultados consistentes, muitas empresas acabam negligenciando suas campanhas. Porém, se você precisa convencer o setor financeiro a manter seus recursos, você pode apresentar essa possibilidade. Como o custo é ajustado de acordo com o desempenho, será mais fácil mitigar qualquer prejuízo em caso de falha e elevar os lucros em caso de sucesso.

3.    Foco no meio e fundo de funil

Como já mencionamos, a mídia de performance tem bastante apelo para o público de meio e fundo de funil, que já possui maiores chances de fechar uma compra. Além de ser um uso bem eficiente de seus recursos de marketing, também é uma forma de dar continuidade a outras campanhas de topo de funil, que acabariam sem efeito real em outros contextos.

O que considerar em seu planejamento?

1.    Qual será sua estratégia?

Antes de iniciar qualquer investimento ou planejamento, é importante ter uma ideia de quais estratégias você pretende utilizar. Será um conjunto de postagens em seu blog? Vídeos transmitidos em redes sociais? Anúncios diretos para potenciais clientes? Independentemente de qual delas seja escolhida, é importante que ela seja definida de antemão.

2.    Que objetivo você pretende alcançar?

Possuir uma meta é fundamental, independentemente do seu método de divulgação. Se não houver um resultado claro a ser obtido com suas ações de marketing, é bem provável que você comece a perder recursos em campanhas ineficientes sem nem tomar conhecimento. Pode ser algo simples, como aumentar o índice de fidelidade, por exemplo.

3.    Qual será seu público-alvo?

Por fim, mas não menos importante, você deve determinar a qual grupo demográfico sua campanha será direcionada. Isso afeta vários aspectos do seu trabalho, como o conteúdo da campanha, quais mídias serão utilizadas e o tamanho da audiência que você pretende alcançar.

Agora que você entende o que é a mídia de performance, é hora de aplicar essa estratégia no seu marketing digital. Quer mais alguma ajuda para ter maior sucesso em sua campanha? Então entre em contato com a Performa Web e veja como podemos te ajudar a alcançar melhores resultados.

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