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Em : Links Patrocinados, Mídia Display Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 02 jun 2014
Você sabe qual é a diferença entre Rede de Pesquisa e Rede de Display?

Google AdWords é uma das ferramentas mais versáteis da internet para quem quer anunciar seu produto ou serviço de forma fácil, rápida e com baixo custo. Mas existem modalidades diferentes de anúncio, dependendo do tipo de abordagem que se quer fazer, sendo as mais utilizadas a Rede de Pesquisa e Rede de Display.

Você sabe o que elas são e como atuam? Sabe quais são, de fato, as diferenças entre elas? Quais são as vantagens de cada uma e em qual delas a sua campanha se encaixa melhor? Responderemos a essas perguntas de maneira simples e objetiva.

Rede de Pesquisa

A rede de pesquisa do Google consiste em sites parceiros e os sistemas de busca da própria empresa. Dessa forma, quem anuncia nessa rede terá seus anúncios veiculados nos seguintes canais:

  • Google Imagens;
  • Google Shopping;
  • Google Maps;
  • Google Grupos;
  • pesquisa Google.

Ao veicular o seu anúncio na Rede de Pesquisa, ele aparecerá na página de busca do Google e em sites do grupo. Isso engloba o YouTube, Gmail, Blogger e páginas de parceiros de pesquisa, que permitem que anúncios sejam exibidos, como o Terra, R7, entre outros.

Para mostrar o seu anúncio nesta modalidade, o Google se baseia em um cruzamento das palavras-chave digitadas pelo usuário e das escolhidas por você ao criar o anúncio.

É importante considerar o formato de exibição. Ao escolher a Rede de Pesquisa, seu anúncio será visualizado na forma padrão do AdWords — formato de texto com limite de 25 caracteres de título e 70 caracteres no corpo do anúncio.

A principal vantagem de escolher a Rede de Pesquisa é que seus anúncios aparecerão para o usuário de acordo com a pesquisa que ele realizar, quando ela estiver relacionada ao seu produto ou serviço. Desta maneira, aumenta a possibilidade de conversões no seu site.

Isso significa que o usuário realmente está interessado em obter mais informações sobre serviços ou produtos como os seus. Então, essa modalidade garante grande relevância do seu anúncio para os internautas.

Em todo momento, pesquisas relacionadas aos interesses do seu negócio são feitas nos buscadores. Algumas empresas terão a oportunidade para responder às principais inquietações, medos e anseios dos usuários em posições destacadas na busca. Por isso, a Rede de Pesquisa não deve ser deixada de lado. Caso você não aposte nela, alguém irá.

Outra vantagem é poder utilizar as extensões de anúncios. Com elas, você consegue informar outros dados empresariais aos seus clientes.

As extensões podem adicionar:

  • mapa de trajeto para sua empresa;
  • avaliações da companhia;
  • imagens do estabelecimento;
  • preços, conteúdos e vídeos relacionados.

Essas informações farão com que o engajamento aumente e seus possíveis clientes tenham mais confiança em seu negócio.

Rede de Display

Já na Rede de Display, seus anúncios serão exibidos nas páginas de sites associados ao Adsense, como G1, Estadão, Época, Rádio CBN e diversos outros.

Os anúncios serão veiculados nos formatos de banners de variados tamanhos e aparecerão em diversas posições nas páginas, como:

  • texto;
  • gráficos;
  • vídeo;
  • segmentados para celulares.

Você como anunciante poderá escolher em quais sites vai exibi-lo.

Outra característica é que o anunciante também escolhe como pagar pela comunicação, se prefere definir um investimento pelas vezes que a publicação é exibida (CPM) ou por quantidade de cliques no anúncio (CPC), metodologia também utilizada na Rede de Pesquisa.

Essa modalidade possui várias vantagens, como:

  1. buscar usuários com o perfil desejado pelo anunciante. Os anúncios serão exibidos aos usuários interessados pela temática da empresa;
  2. permite anúncios interativos. Os anunciantes podem produzir anúncios interativos e interessantes para seus consumidores, como anúncios de vitrine rotativa e sensíveis ao mouse;
  3. uso do remarketing. Com ele é possível exibir anúncios apenas para pessoas que fizeram alguma ação em seu website. Dessa maneira, os anúncios lembrarão os visitantes do produto ou serviço que viram anteriormente em sua página.

Uma forma interessante de escolher onde os usuários serão impactados pelos anúncios é por meio da contextualização, escolhendo sites com conteúdo do mesmo segmento de atuação ou complementares.

Em alguns casos, é vantajoso escolher canais em que você saiba que já exista uma audiência qualificada e com perfil de compra. Porém, a grande concorrência em alguns deles pode aumentar o custo pago por clique ou por mil visualizações.

Por isso, é interessante efetuar testes para verificar quais são os locais em que seus anúncios mais convertem com menor preço. Tendo isso em mente, vale a pena investir mais neles.

Lembre-se que nesta opção, sua campanha não aparecerá na página de resultados de pesquisa do Google, somente dentro dos sites parceiros.

Qual escolher

Talvez você esteja se perguntando; qual delas é melhor para o meu negócio: Rede de Pesquisa ou Rede de Display? A boa notícia é que, provavelmente, você não precisará de uma escolha. Você pode e deve usar as duas.

Para que o resultado final seja de acordo com o esperado pela empresa, é necessário que uma integração entre a Rede de Pesquisa e Display seja efetuada. Com isso, em vez de uma competição, haverá complementação.

O objetivo deve ser que a sua marca circule por toda web, captando atenção dos internautas onde quer que estejam. Para isso, é necessário usufruir dos benefícios que cada plataforma ou rede disponibiliza.

Enquanto a Rede de Display possui maior poder de segmentação e atração, muitas pessoas acessam os anúncios por meio das pesquisas efetuadas. Dessa forma, os anunciantes que utilizam as duas redes possuem maior chance de conversão e terão campanhas mais eficientes.

Lembre-se de que você não deve utilizar as mesmas configurações para as duas modalidades. Como vimos, elas possuem diferenças e devem ser personalizadas de acordo com os desejos da empresa. Sendo assim, uma boa estratégia é fazer campanhas diferentes para a Rede Display e outras para pesquisa. Assim será mais fácil entender problemas e tomar decisões no futuro.

Faça testes e analise qual campanha tem sido mais útil para os objetivos da sua instituição. Por um lado, destine mais orçamento para aquelas que têm obtido melhores resultados. Por outro, avalie quais são os principais problemas naquelas em que o resultado está aquém do esperado.

Vale lembrar que ambas possuem controle sobre os lances e orçamento diário. Sendo assim, você poderá ficar despreocupado, visto que não gastará mais do que sua empresa está disposta.

Além disso, é possível gerenciar em tempo real os detalhes das campanhas. Dessa forma, caso os resultados não estejam dentro do esperado, há possibilidade de modificar as configurações.

Agora que você conheceu as diferenças entre a Rede de Pesquisa e Rede de Display, está apto para fazer suas campanhas, aproveitando as funcionalidades de cada uma delas. Para uma melhor gestão dos seus gastos, veja o post Top dicas para otimizar seus investimentos no Google Adwords. Esperamos você lá!

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