Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : Comunicação Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 24 maio 2018
Youtube Insights: como segmentar minha campanha de vídeo?

Hoje em dia, o tipo de conteúdo mais procurado pelos usuários da internet é o vídeo — principalmente no YouTube. Criar campanhas de vídeo já é um método bem eficiente para divulgar sua empresa e expandir seu público, especialmente graças ao YouTube Insights, hoje chamado de Analytics.

Com esta ferramenta, é possível segmentar o alcance de suas campanhas e otimizar os investimentos em marketing. Encontrar o público-alvo e subdividi-lo é fundamental para melhorar suas chances de sucesso.

Como você já deve saber, tentar agradar a todos de uma vez não costuma dar certo. Por isso, é melhor focar em pequenos grupos e tentar captar a maior fatia possível de cada um.

Não sabe bem o que fazer para alcançar esse resultado? Então, veja algumas estratégias para usar o YouTube Insights e segmentar seu público:

Considere as características gerais do público-alvo

O ponto de partida para a maioria dessas campanhas é o conjunto mais básico de informações sobre seu público-alvo, que dá um contorno genérico de suas características. Trata-se de aspectos como faixa etária, gênero, ocupação, poder aquisitivo etc.

Não é possível extrair nenhum traço específico de um indivíduo destes dados, mas eles já permitem que você entenda o tipo de lead com o qual pretende lidar. As características nas quais você deve focar variam de acordo com o segmento de mercado, o tipo de produto e o momento atual.

Sapatos de salto alto, por exemplo, são mais direcionados a mulheres a partir de 18 anos. Talvez você só tenha uma noção clara desses números após consolidar parcialmente seu público. Mas nunca se esqueça de avaliar as estatísticas e ver quais demografias são mais impactadas por seu trabalho.

Defina palavras-chave

O componente-base de todo planejamento no YouTube Insigths, assim como em várias ferramentas de marketing digital, é a escolha das palavras-chave que guiarão a estratégia.

A partir de uma combinação de maior procura, menor concorrência e melhor combinação com o material em questão, você pode escolher um ou mais termos para moldar sua campanha. Sempre que uma dessas palavras for pesquisada ou usada em outras páginas, seu anúncio será apresentado àquele usuário.

A questão aqui é estudar quais expressões têm a melhor relação custo/benefício diante dos grupos que você deseja alcançar. Quanto mais precisas as palavras-chave forem para o público pretendido, melhor tende a ser sua taxa de conversão.

Acompanhe suas métricas

Hoje em dia, não é mais uma boa opção contar apenas com o “feeling” na hora de tomar uma decisão. Da mesma forma, você não pode colocar um plano em prática e apenas acreditar que vai ficar tudo bem depois, sem acompanhar resultados, Para isso servem suas métricas de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators).

Para cada grupo que você segmentar, não esqueça de acompanhar o desempenho de suas campanhas, taxa de conversão, etc. Nunca se sabe quando suas estimativas iniciais estão erradas, então é melhor continuar experimentando.

Invista na geolocalização

Um aspecto que não pode faltar quando se está trabalhando com o YouTube Insights é o espaço físico que seu público ocupa. Eles são de uma determinada região, cidade ou bairro? Frequentam locais ou eventos específicos?

Tais questões são vitais para melhorar a eficiência de sua campanha no médio e longo prazo, já que cada local tem suas especificidades. Ao desenvolver uma estratégia, você pode restringir a exibição de alguns anúncios a espaços específicos, como um município ou uma região.

Dessa forma, os materiais serão segmentados conforme a compatibilidade entre o conteúdo e a cultura local. Um exemplo comum é criar propagandas em idiomas diferentes e separá-las de acordo com o país onde serão exibidas.

Esse não é um processo difícil, concorda? Não se esqueça de que tomar tais cuidados também contribui para aumentar sua rentabilidade.

Foque na afinidade

No geral, é mais fácil chamar a atenção de um indivíduo para temas que ele já considera relevantes. Gamers entusiastas, por exemplo, tendem a observar primeiro qualquer material relacionado ao mundo dos jogos eletrônicos. Se você focar em um tipo específico de jogo, o efeito será ainda maior.

E o mesmo princípio se aplica a diversos outros meios. Durante o desenvolvimento e o planejamento da campanha, é possível segmentá-la conforme a afinidade do público por um tema específico.

Isso faz com que suas informações apareçam para leads com maior potencial de compra (em vez de um público mais amplo). Se você estiver disposto, pode personalizar essa exibição, deixando o público-alvo ainda mais segmentado.

Detecte eventos importantes para seu lead

É interessante pensar em gatilhos para certas necessidades. Depois que se muda, por exemplo, a maioria das pessoas precisa de produtos de limpeza para arrumar a nova casa — ou mesmo de eletrodomésticos novos, caso não tenha levado nenhum.

Com as ferramentas certas, você pode detectar esses momentos e, a partir daí, usar o YouTube Insights para desenvolver uma campanha ao redor deles.

Com o amplo acesso à informação e a integração de várias fontes de dados, não é tão difícil saber quando um lead está prestes a passar por um grande evento, como uma formatura, um aniversário de casamento etc. Programe anúncios para serem veiculados nessas ocasiões e aumente suas chances de atingir o cliente no momento certo.

Use o remarketing de vídeos

Por fim, mas não menos importante: é sempre mais fácil lidar com alguém que já consumiu em sua empresa do que começar a captar novos leads do zero. Para tanto, invista em programas de fidelidade e na recuperação de clientes. E é nisso mesmo que as campanhas de remarketing focam, sabia?

O objetivo é trazer de volta leads que já fecharam negócio antes. Portanto, é necessário criar uma lista de clientes cadastrados, a qual será considerada na hora de exibir anúncios mais relevantes. Se você já usa o Google Adwords, é possível vinculá-la à sua conta e usar os mesmos nomes.

Agora que você conhece algumas das estratégias de segmentação do YouTube Insights, é hora de alcançar o público certo com suas campanhas. Quer continuar informado sobre o tema? Então, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

Leave a Comment

Analise o SEO do Meu Site Grátis!