Dicionário de BI: Métricas de Marketing Digital

Dicionário de BI: Métricas de Marketing Digital

Dicionário de BI: Métricas de Marketing Digital

Os dados são o tesouro das empresas, mas saber ler e interpretar as informações de forma estruturada e produtiva para a sua empresa acaba sendo um desafio. 

Nesse contexto, as ferramentas de web analytics ajudam a traduzir em números muitas das ações e interações dos usuários durante a navegação no seu site ou no perfil da sua empresa.

Para garantir que as estratégias de divulgação tenham resultados é importante conhecer as métricas e interpretá-las. Por esse motivo, separamos aqui um dicionário com os termos e fórmulas que te ajudarão a acompanhar os resultados.

Ações na páginas (Facebook)

Mostra quantas ações foram realizadas conforme o objetivo escolhido, seriam cliques em como chegar, site, número de telefone e botão de ação.

Alcance

Quantidade de usuários que viram um anúncio. 

Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média

CAC (cost to Acquire a Customer)

Custo para conquistar um cliente.

Cálculo: Investimento / Novos Clientes.

Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média

Cliques

Quantidades de cliques recebidos em um anúncio.

Conversão assistida

Quantidade de conversões que uma mídia participou, importante verificar o modelo de atribuição para saber se recebe um conversão inteira ou um percentual

CPA (Alcance)

Custo por Alcance.

Cálculo:(Investimento / Alcance.

 Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média

 

CPA (Aquisição)

Custo por aquisição de clientes. Esse valor é semelhante ao CAC.

Cálculo: Investimento / Compras.

 Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média

CPC (Custo por Clique)

Valor pago por cada clique realizado em seu anúncio.

Cálculo: Investimento / Cliques.

Para agrupamento não pode ser somado ou feita a média. Importante usar o investimento apenas de anúncios que tem como objetivo clique, para você não somar investimento em fotos e vídeo, para mensurar custo por clique.

CPE

Custo médio por engajamentos.

Cálculo: Investimento / Engajamento.

Vale verificar, conforme o objetivo do seu conteúdo, quais engajamentos você quer contabilizar.

CPL

Custo por Lead.

Cálculo: Investimento / Leads.

Importante usar o investimento apenas dos anúncios que tem como objetivo Lead, para você não somar investimento em fotos e vídeo, com investimento voltado para gerar Leads. 

Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média

CPM

Custo por mil impressões de um anúncio. Cálculo: Investimento / Impressões * 1.000

Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média

CTR (Click Through Rate)

Taxa de Clique de um anúncio.

Cálculo: Investimento / Engajamento. 

Para agrupamento não podem ser somados ou feita a média

Custo por Like/Follow

Quanto você pagou por cada nova Curtida ou novo Seguidor da Página.

Cálculo:. Investimento  / Novas Curtidas ou novos seguidores.

Importante usar o investimento apenas dos anúncios que tem como objetivo trazer novos seguidores ou likes, para você não somar investimento em fotos e vídeos com a análise de performance de seguidores/curtidas.

Custo por Resultado

Avalia o quanto  você pagou por cada conversão, segundo o objetivo do seu conteúdo, que pode ser clique, abertura, visualização, etc.

Cálculo: Investimento / Resultado setado na ferramenta.

Custo por tipo de Visualização

Quanto foi pago por cada tipo de visualização (3 segundos, 15%, 50%, etc).  A métrica avalia o volume do investimento dividido pelo tipo de visualização.

Cálculo: Investimento / Tipo de visualização que você quer contabilizar.

Importante usar o investimento apenas dos posts que tem como objetivo visualização, para você não somar investimento em fotos com investimento de vídeo.

 

Duração Média de Sessão

Tempo médio que uma sessão dura.

Cálculo: Tempo Total de Navegação /Sessões.

 

Engajamento (Instagram)

Quantidade de Interações realizadas em um Post.

Cálculo: Curtidas + Comentários + Salvamento do Post.

Para agrupamento não podem ser somada ou feita a média

Engajamento (Youtube)

Quantidade de interações que um vídeo do Youtube trouxe. 

Cálculo: Comentários + Compartilhamentos + Curtidas.

Engajamento com Publicação (Facebook)

Quantidade de interações que foram feitas em uma publicação. 

Cálculo: Compartilhamentos + Reações + Salvamentos + Comentário + Curtidas na Página + Reproduções do vídeo por no mínimo 3 segundos + Aberturas de foto +Cliques no link.

Muitas vezes o objetivo do seu post não tem como objetivo mensurar todos esses engajamentos, então o ideal é você somar só os que te interessam.

Frequência

Média de vezes que um anúncio aparece para um usuário.

Cálculo:Impressões / Alcance ou Impressões / Usuários.

Para agrupamento não podem ser somada ou feita a média

Impressões

Quantidade de vezes que um anúncio apareceu.

Impression Share

Porcentagem de Impressões que você recebeu dentro de um universo

Cálculo: Impressões / Impressões que você é elegível.

LTV (Lifetime Value)

Quanto de Receita um cliente vai te gerar até deixar de ser cliente, somando todas as suas compras.

Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média

Margem

Porcentagem de lucro sobre uma venda.

Cálculo: Receita Líquida / Venda

Métricas de Stories

Toques para avançar ou voltar, respostas enviadas por mensagem e saídas dos usuários que abandonaram suas histórias

Páginas por Sessão

Média de páginas visitadas em cada sessão.

Cálculo: Visualização de Páginas Total / Sessões.

Em aplicativos as páginas são chamadas de Telas, mas seguem a mesma lógica.

Para agrupamento não podem ser somada ou feita a média

Pageview

Visualizações de páginas de um site.

Em aplicativos as páginas são chamadas de Telas, mas seguem a mesma lógica.

Prévias da Página (Facebook)

Quantas vezes algum usuário do Facebook posicionou o mouse sobre a imagem ou nome da página para ver a prévia da mesma, não quer dizer que ele acessou a página.

Quality Score (Google Ads)

Qualidade do seu anúncio, considera o CTR esperado, relevância do anúncio e usabilidade de página de destino.

Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média.

Quantidade por Compra

Quantidade média de Itens que o usuário compra de uma vez..

Cálculo:Quantidade de Itens Comprados / Compras Totais.

Receita Líquida

Valor do Lucro de uma empresa Venda – custos variáveis – custos fixos diluídos. O valor da Receita é difícil de ser obtido, pois nessa conta precisa entrar valores como comissão, salário de funcionários, preço de compra de um produto, custos logísticos, etc.

Rejeições

Usuário que entraram no seu site e saíram sem realizar nenhum clique/interação.

Reprodução do Vídeo (Facebook)

Quantidade de vezes que um vídeo é iniciado, como o play normalmente é automático, esse número é igual o de impressões.

Views do Facebook só são contabilizadas se pelo menos 50% dos pixels do vídeo estejam sendo exibidos.

ROAS (Return on Advertising Spend)

Receita obtida para cada 1 real investido em mídia Cálculo: Venda / Investimento em Mídia. 

É mais utilizado que o ROI, pois as informações são mais fáceis de conseguir. Mas um ROAS positivo não significa que a empresa está tendo lucro, já que existem diversos custos que não entram nessa conta.

ROI (Return on Investment)

Quanto de Receita Líquida cada real gasto traz.Cálculo: Receita / Investimento – 1

Muitos lugares chamam ROAS de ROI, por uma questão de hábito, então é importante ficar atento ao tipo de cálculo que estão fazendo.

Sessões / Visitas

Visitas a um site. Se duas Sessões acontecem dentro de um período de 30 minutos, ela é contada como 1.

Sessões por Usuário

Quantidade média de sessões que cada usuário realiza.

Cálculo:Sessões / Usuários

Para agrupamento não podem ser somadas ou feita a média.

Share

Porcentagem que um KPI representa do Total, por exemplo Share de Venda de um Produto.

Cálculo: Venda deste produto / Venda Total

Taxa de Replay

Porcentagem de vezes que um vídeo é reproduzido novamente.

 Cálculo: Reproduções do Vídeo / Pessoas que assistiram – 1

Taxa de Visualização (Facebook)

Porcentagem de pessoas que viram o vídeo.

Para agrupamento não podem ser somados ou feita a média.

Tempo Médio de Reprodução do vídeo (Facebook)

Quantidade de segundos média que o vídeo é exibido.

 Cálculo: Total de segundos exibidos de todos os vídeo / quantidade de vídeos

Views do Facebook só são contabilizadas se pelo menos 50% dos pixels do vídeo estejam sendo exibidos.

ThruPlays (Facebook)

Vídeo assistido até o final ou pelo menos 15 segundos.

Views do Facebook só são contabilizadas se pelo menos 50% dos pixels do vídeo estejam sendo exibidos.

Ticket Médio

Valor médio das compras dos usuários. 

Cálculo: Venda / Pedidos

Para agrupamento não podem ser somado ou feita a média.

Tráfego Gerado

Quantidade de pessoas que clicaram no seu botão/link e foram direcionadas para um site.

Tx. de Abertura

Porcentagem de vezes que envios (normalmente de email) são abertos. 

Cálculo: Abertura / Envios

Para agrupamento não podem ser somada ou feita a média.

Tx. de Cliques em Envio

Quantidade de Cliques que um conteúdo (normalmente email) recebe.  

Cálculo: Cliques / Conteúdo Aberto

Para agrupamento não podem ser somada ou feita a média.

Tx. de Conversão

Porcentagem de pessoas que converteram, é importante entender o que você quer mensurar para entender qual fórmula utilizar. 

Cálculo:Conversões / Impressões ou Conversões / Envios ou Conversões / Sessões.

Para agrupamento não podem ser somada ou feita a média.

Tx. de Conversão do Funil

Porcentagem de pessoas que foram de uma página do funil de compra para a próxima. 

Cálculo: Quantidade de sessões em uma etapa do funil / sessões na etapa anterior

Vale verificar se você quer que a etapa anterior seja obrigatória ou não, já que algumas pessoas entram direto no meio do funil.

Tx. de Engajamento

Porcentagem de Engajamentos que os posts estão recebendo.

 Cálculo: Engajamento / Impressões

Tx. de Perda do Funil.

Porcentagem de pessoas que desistiram em uma etapa do funil.

 Cálculo: Quantidade de sessões em uma etapa do funil / sessões na etapa anterior – 1

Vale verificar se você quer que a etapa anterior seja obrigatória ou não, já que algumas pessoa entram direto no meio do funil.

Tx. de Rejeição

Porcentagem de vezes que os usuários entraram no seu site e saíram sem interagir.

 Cálculo: Rejeições / Sessões

Para agrupamento não podem ser somados ou feita a média.

Tx. de Retenção de Clientes

Porcentagem de clientes que voltam a comprar na sua loja online dentro de um determinado período.

 Cálculo: Compras totais / Usuários Únicos que compraram

Tx. de Visualização de cada tipo (Facebook)

Porcentagem de visualizações de cada tipo para a quantidade de impressões.

 Cálculo: Visualização do tipo escolhido / Impressões

Para agrupamento não podem ser somada ou feita a média.

Usuários / Visitantes Únicos

Pessoas únicas. Utiliza o IP do computador, se o usuário acessar pelo celular e pelo computador ele será contabilizado como duas pessoas, a não ser que tenha uma tecnologia que faça essa amarração.

Para agrupamento não podem ser somados ou feita a média.

Usuários Novos

Quantidade de pessoas que estão acessando o site pela primeira vez dentro do período analisado. Para agrupamento não podem ser somados ou feita a média.

Usuários Retornantes

Quantidade de pessoas que estão acessando o site e já haviam realizado pelo menos uma visita dentro do período analisado.

Para agrupamento não podem ser somados ou feita a média.

Video view 25%, 50%, 75%, 95% e 100% (Facebook)

Quantidade de vezes que o vídeo teve 25%, 50%, 75%, 95% ou 100% de seu conteúdo visualizado. Views do Facebook só são contabilizadas se pelo menos 50% dos pixels do vídeo estejam sendo exibidos.

Vídeoview 3 sec (Facebook)

Visualização de vídeo por pelo menos 3 segundos.

Views do Facebook só são contabilizadas se pelo menos 50% dos pixels do vídeo estejam sendo exibidos.

Visualizações de Página Única

Visualizações de páginas, mas se o mesmo usuário visualizar a mesma página duas vezes, ela é contabilizada apenas uma vez.

Em aplicativos as páginas são chamadas de Telas, mas seguem a mesma lógica. 

Para agrupamento não podem ser somadas ou feita a média.

Contrate um especialista

Para ter certeza de que as suas ações estão sendo planejadas com os dados corretos, é importante que você consulte um especialista em marketing digital e business intelligence da sua confiança. 

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