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Em : Links Patrocinados Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 23 out 2017
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Você sabia que é possível mensurar o número de pessoas que visualizaram um anúncio da sua empresa veiculado pelo Google AdWords e que visitaram a sua loja física? Essa é a proposta do Google Store Visits Conversion, uma ferramenta que ajuda os anunciantes a avaliarem suas ações unindo métricas dos ambientes online e offline.

Neste post, você vai entender exatamente o que é o Google Store Visits, como ele funciona e quais são os seus maiores benefícios para negócios que tenham estabelecimentos!

O que é o Google Store Visits?

O objetivo do Store Visits é demonstrar para as empresas que anunciam com o Google AdWords o quanto suas campanhas conseguem motivar o público a visitar as suas lojas.

A ideia é proporcionar um acompanhamento ainda mais detalhado da jornada de compra do consumidor para empresas que investem em marketing digital, mas têm lojas físicas como parte fundamental do negócio.

Mas atenção! Essa solução não está disponível para todos os anunciantes. É preciso cumprir estes requisitos para ter acesso à ferramenta:

  • ter diversas lojas físicas em um país em que o serviço esteja disponível (o Store Visits já funciona no Brasil);
  • receber milhares de cliques nos anúncios e muitas visitas nas lojas;
  • vincular a conta do Google Meu Negócio à conta do AdWords;
  • cadastrar a localização de todas as suas lojas no Google Meu Negócio.

Como essa ferramenta funciona?

O Store Visits monitora os usuários que clicaram no seu anúncio exibido nos resultados de busca (links patrocinados) para observar se eles visitarão uma das suas lojas. Para isso, é preciso consultar o histórico de geolocalização do smartphone do cliente, o que exige que ele esteja com esse serviço habilitado.

Depois, o algoritmo da ferramenta cruza esses dados com o endereço do estabelecimento cadastrado no Google Meu Negócio e Google Maps. Além disso, ele analisa diversos outros fatores para garantir uma boa precisão ao verificar se a visita ao seu ponto de venda (PDV) realmente ocorreu.

Entre esses fatores estão as coordenadas de prédios, shopping, lojas etc. às quais o Google tem acesso e a presença de Wi-fi dentro do PDV, que ajuda a definir melhor onde o cliente está.

O sistema agrega os dados relativos às visitas de forma anônima. Isso quer dizer que o lojista não poderá identificar um visitante específico ao analisar as informações do Store Visits.

Vale lembrar que o número de visitas é um valor estimado e que não reflete o valor ou quantidade de compras que o consumidor realizou dentro da loja.

Quais são os principais benefícios do Google Store Visits?

Agora que você já sabe como o Store Visits funciona, vamos entender por que ele pode ser tão vantajoso para as empresas. Confira seis dos benefícios mais importantes.

Melhor integração entre as ações online e offline

Uma das maiores vantagens das estratégias de marketing digital é a capacidade de mensurar os resultados, conforme os objetivos do negócio. Por meio de softwares de web analytics (Google Analytics, por exemplo) ou outras soluções que mostram métricas e estatísticas interessantes, é possível avaliar o desempenho das suas campanhas.

Contudo, quando a estratégia de marketing envolve o mundo offline, pode ser mais difícil analisar os resultados. E é aí que o Store Visits faz toda a diferença, já que é capaz de medir a influência de uma ação online em um meio offline, proporcionando ações mais integradas entre os dois ambientes.

Calcule melhor o seu retorno sobre o investimento

Se tivermos problemas em medir a performance de uma campanha, dificilmente saberemos se o esforço valeu a pena. Por isso, quando você tem acesso ao número de visitantes que foram à sua loja após clicarem no seu anúncio, fica muito mais fácil medir se o seu investimento em publicidade online de fato foi válido.

Acompanhe o consumidor até o ponto de venda

Como explicamos, o Store Visits tem o grande atrativo de permitir acompanhar a jornada de compra do usuário com mais detalhes. E o melhor é que ele permite chegar até onde tradicionalmente não se conseguia, devido às limitações do offline — o PDV.

Porém, o Google chegou a uma ótima solução para os anunciantes do AdWords terem uma noção melhor se estão no caminho certo, sem deixar de lado a privacidade dos consumidores.

Crie uma porta de entrada para a integração omnichannel

Percebeu como as esferas online e offline vão se complementando cada vez mais? Isso pode representar uma porta de entrada para uma integração omnichannel — conceito que preza por oferecer a melhor experiência de venda ao cliente em múltiplos canais, deixando-o à vontade para utilizar aqueles que mais prefere para se relacionar com a empresa.

Descubra quais campanhas levam mais visitantes às suas lojas

É importante ter em mente que, em uma estratégia de links patrocinados, o anunciante deve criar algumas campanhas para testar qual é aquela que gera mais engajamento com o público. Sendo assim, empresas que têm lojas físicas e anunciam no AdWords podem usufruir do Store Visits para descobrir as campanhas que mais influenciam as pessoas a visitarem o ponto de venda.

Aumente as vendas

Depois de otimizar os seus anúncios de maneira que as pessoas se sintam mais inclinadas a irem até a sua loja, espera-se que o estabelecimento receba mais e mais visitas de pessoas interessadas nos seus produtos. Com isso, um público maior entrará em contato com a sua marca e, consequentemente, haverá uma intensificação nas vendas.

Em um mundo em que a informação é o recurso mais valioso, a tendência entre as empresas é encontrar métodos para entender melhor e até prever o comportamento dos consumidores. Nesse contexto, o Store Visits se mostra como uma excelente opção para lojistas que querem atrair mais compradores e gerar crescimento para suas empresas.

E aí, já conhecia o Google Store Visits? Gostou dessa solução e acredita que ela possa ajudar a aumentar as vendas da sua empresa? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para receber as melhores atualizações sobre o mundo do marketing! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

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