UGC: o que é, e como usar no marketing digital

UGC: o que é, e como usar no marketing digital

O User Generated Content (UGC) em tradução livre significa: conteúdo gerado por usuários e é exatamente isso: um conteúdo gerado por usuários de marcas. Em outras palavras, podemos considerar que são os reviews que foram popularizados pelos influenciadores digitais. Além disso, o USG é uma das tendências de marketing digital para 2024

Neste artigo, vamos falar mais profundamente sobre o que é o UGC, sobre a sua importância e como fazer dele uma estratégia de marketing digital. Mas, antes de mais nada, é importante lembrar que a Performa Web é uma agência de marketing digital full service e que pode te ajudar a alcançar seus objetivos de marketing & vendas. E se você precisa de ajuda para implementar o UGC na sua empresa, nós podemos te ajudar! 

O que é UGC?

Como mencionamos anteriormente, UGC, ou User Generated Content, é um termo que se refere ao conteúdo criado por usuários, ou seja, por pessoas que não são profissionais do marketing. Esse tipo de conteúdo pode ser encontrado em diversas plataformas, como redes sociais, blogs e sites de reviews.

Nesse mesmo sentido, é possível encontrar o UGC de diversos formatos, como textos, fotos, vídeos, áudios e até mesmo GIFs. Ele pode ser criado de forma espontânea, por exemplo, quando um usuário compartilha uma foto de um produto que ele comprou. Mas também pode ser de forma mais estruturada, por exemplo, quando uma marca lança uma campanha de crowdsourcing* para que os usuários criem conteúdo para ela.

* Crowdsourcing é o processo de colaborações coletivas, quando um grupo se junta, principalmente online, com o intuito de compartilhar ideias e colocar no ar algum projeto. Atualmente, o processo é utilizado para inovar processos criativos e está em constante crescimento. 

Por que o UGC é importante?

O UGC é importante por diversos motivos. Primeiramente porque ele é considerado confiável e são vistos como pessoas reais que estão compartilhando suas experiências autênticas, sem serem pagas para isso. Além disso, o UGC é importante pois pode ajudar a aumentar a autoridade da marca. 

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Image by creativeart on Freepik

Exemplos de UGC

Existem muitos exemplos de UGC na internet, principalmente com o crescimento das redes sociais. Entretanto, vale ressaltar, também, que os usuários são capazes de influenciar sua rede positivamente ou não. Alguns exemplos populares são:

  • Vídeos;
  • Comentários nas páginas de produtos;
  • Fotos;
  • Posts em blogs;
  • Publicações em redes sociais;
  • Avaliações de clientes.

No e-commerce, comentários e avaliações de outros clientes são ferramentas poderosas para influenciar outros consumidores. Isso porque as compras online funcionam como em uma grande rede social, onde todos os comentários influenciam novos compradores. 

Como usar o UGC na sua estratégia de marketing?

No mesmo sentido de tudo o que já falamos até aqui, é importante mencionar que o UGC é uma forma orgânica de conseguir engajamento para a sua marca. E o melhor é que você não terá nenhum (ou quase nenhum) esforço para que isso aconteça, visto que quem faz é o seu cliente. Em outras palavras, se bem feito o UGC é uma prática que aumenta o alcance orgânico da sua marca e pode trazer leads mais qualificados do que a mídia paga

Então, sem mais delongas, confira como usar o conteúdo gerado pelo cliente na sua estratégia de marketing digital. 

  • Incentive comentários e avaliações: pode parecer óbvio, mas empresas que fazem isso acabam incentivando mais conteúdo produzido por seus clientes. Isso pode se transformar em um post de depoimentos de clientes, influenciar novas compras e, também, aumentar o engajamento nas redes sociais. Logo, tudo isso junto, ajuda a aumentar a credibilidade da sua marca. 
  • Aproveite o UGC existente: você pode aproveitar o UGC que já existe, por exemplo, ao compartilhar o conteúdo criado por usuários em suas redes sociais, seja em um repost de stories e um RT no X (Twitter). Você também pode colocar depoimentos de clientes no seu site. 
  • Criar conteúdo co-criado: As marcas podem trabalhar em conjunto com usuários para criar conteúdo original. Por exemplo, uma marca pode lançar uma competição para que os usuários criem um vídeo promocional. Ou algo semelhante ao que os influenciadores fazem. 

Como a Performa Web pode te ajudar nas suas estratégias de marketing digital? 

A Performa Web é especializada em criar e gerenciar estratégias de conteúdo que envolvem o UGC e outras técnicas. Trabalhamos com marcas de todos os portes e segmentos para ajudá-las a aproveitar os benefícios do UGC para aumentar a visibilidade, o engajamento e a autoridade da marca.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de marketing digital, somos a parceira ideal para marcas que querem aproveitar os benefícios do UGC. Podemos te ajudar a criar conteúdo relevante, engajador e de alta qualidade, que ajudará a aumentar a visibilidade, o engajamento e a autoridade da sua empresa.

Além disso, também oferecemos uma ampla gama de serviços para ajudar as empresas a alcançar seus objetivos de marketing, incluindo: 

A Performa Web é uma agência experiente e qualificada que pode ajudar as empresas de todos os tamanhos a alcançar seus objetivos de marketing digital. Conte conosco para alavancar os seus resultados!