5 ideias de testes CRO para obter resultados de alto impacto

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5 ideias de testes CRO para obter resultados de alto impacto

Está precisando atrair mais visitantes para o seu site e, por isso, está querendo fazer testes para saber o que funciona melhor? Neste artigo, trazemos 5 tipos de testes CRO para obter resultados de alto impacto. 

O que significa fazer testes CRO? 

Antes de mais nada precisamos explicar o que significa CRO. Essa é a sigla para “Conversion Rate Optimization”, que em português significa “Otimização de Conversão”. 

Em outras palavras, a otimização da taxa de conversão (CRO) pode melhorar a experiência dos usuários em seu site e gerar mais vendas para seu negócio. Logo, criar uma estratégia de CRO permite que você use dados para atualizar seu site a fim de incentivar os visitantes a agirem, levando ao aumento da receita da sua empresa.

Mas quando se trata de CRO, é importante sempre realizar testes para encontrar novas formas de converter mais visitantes. No entanto, muitas vezes é difícil determinar quais elementos do site deve-se testar primeiro.

Por isso, neste artigo iremos explicar 5 tipos de testes CRO para que você possa escolher o melhor que se encaixa na sua empresa ou, ainda, usar todos eles. 

5 ideias de testes CRO

Então, para aproveitar ao máximo o tráfego do seu site, aqui estão 5 testes CRO para ajudá-lo a converter mais clientes.

  1. Eliminar campos desnecessários em formulários
  2. Adicionar provas sociais às principais landing pages
  3. Botões, textos e locais em CTA com testes A/B
  4. Conteúdo de página com testagem A/B
  5. Conduzir grupos focais e testes on-line

A seguir, iremos explicar cada um deles detalhadamente, confira: 

1. Eliminar campos desnecessários em formulários

Primeiramente, você deve se perguntar: quantos campos estão presentes em meus formulários de contato e geração de leads?

E se a resposta for mais de 4, considere testar formulários diferentes e mais curtos.

Isso porque diminuir o número de campos pode reduzir atritos no processo de inscrição de seus visitantes. Visto que, muitas vezes, os visitantes podem sentir que não têm tempo suficiente para preencher um formulário se o mesmo exigir muitas etapas.

Assim, ao criar um formulário alternativo de geração de leads, pergunte: qual é a quantidade mínima necessária de informações que preciso coletar para qualificar um lead?

Normalmente, nome, telefone e e-mail já é o suficiente para a geração de leads. Mas, claro, você precisa levar em conta o que a sua empresa precisa. 

Uma forma de diminuir a quantidade de campos é juntar os campos de “nome” e “sobrenome” em um campo só, como “nome completo”.

Você pode realizar testes A/B para saber mais sobre como os visitantes interagem com seus formulários de contato. Isso ajudará você a tomar uma decisão mais informada sobre o design do seu formulário e, assim, converter mais visitantes.

2. Adicionar provas sociais às principais landing pages 

A adição de diferentes tipos de provas sociais está em nossa lista de ideias de testes CRO, pois estabelecer uma relação de confiança com seus visitantes pode ser decisivo na hora da compra.

Existem muitos tipos de provas sociais que você pode exibir. Isso inclui:

  • Depoimentos
  • Avaliações e análises
  • Cases de sucesso
  • Prêmios e certificações
  • Ícone de checkout seguro
  • Pop-ups em tempo real que destaquem as compras

Em outras palavras, as provas sociais geralmente ajudam os visitantes a se sentirem mais à vontade para comprar com você. Por isso é uma ótima ideia adicionar elementos de confiança às suas principais páginas e ver como isso afeta suas conversões.

3. Botões, texto e locais em CTA com testes A/B

O nosso próximo experimento de CRO é testar as chamadas para ação (CTAs) do seu site. Essa ideia de teste pode ter um enorme impacto em sua receita e crescimento.

Aqui estão algumas coisas que você pode testar com seus CTAs:

  • Textos
  • Cores dos botões
  • Localizações das páginas
  • Número de CTAs
  • Botões x CTAs em textos

Seu teste de CRO pode revelar textos de CTA com altas taxas de conversão, mostrar onde em suas páginas você deve implementar CTAs e muito mais.

Por exemplo, você pode descobrir que adicionar um único CTA estratégico acima da dobra, na parte superior de suas páginas, gera mais conversões do que três botões de CTA separados. Talvez um determinado design de botão atraia mais cliques.

Entretanto, lembre-se de que coisas que funcionam bem para uma outra empresa podem não gerar conversões para a sua empresa. É por isso que testar regularmente seus CTAs é crucial para otimizar seu site para gerar conversões. E você pode aplicar suas descobertas às principais páginas de seu site para fazer com que mais leads ajam dentro dele.

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Foto do Adeolu Eletu no Unsplash

4. Conteúdo de página com testagem A/B

O próximo passo em nossa lista de ideias de testes CRO é o conteúdo de página com testes A/B. Que nada mais é que testar designs diferentes em páginas semelhantes e até mesmo iguais. 

Quando você cria um conteúdo para o seu site, você deseja que ele aumente seu tráfego, leve a vendas e aumente a qualidade e a quantidade de leads. No entanto, é impossível atingir esses objetivos se o conteúdo da sua página de destino for difícil de ler.

Felizmente, otimizar a legibilidade da página de destino também é uma estratégia de teste de conversão fácil de executar em seu site. Ao criar um teste A/B para o conteúdo de uma landing page considere o seguinte para a variante:

  • Tipo de letra e tamanho
  • Espaçamento entre parágrafos e elementos
  • Comprimento do parágrafo
  • Dicas de focos de atenção

O objetivo de otimizar a legibilidade do site é comunicar claramente o valor da sua empresa em um curto período de tempo. Melhorar a legibilidade pode educar melhor seus visitantes a respeito dos produtos e serviços que você oferece. 

Ferramentas do WordPress, por exemplo, podem te ajudar na hora da escrita do conteúdo. Além de ter sempre um conteúdo com boas pontuações de SEO. 

Ao executar este teste, preste atenção a três métricas principais da página de destino, incluindo:

  • Tempo na página
  • Taxa de rejeição
  • Taxa de conversão

Observe as métricas do conteúdo original antes de fazer alterações. Em seguida, registre os resultados do conteúdo atualizado para determinar seus resultados.

5. Conduzir grupos focais e testes on-line

Finalmente, grupos focais e testes online são um ótimo complemento para qualquer estratégia de CRO, pois podem fornecer à sua empresa o feedback de visitantes reais sobre o layout e a funcionalidade de seu site atual.

Você pode optar por hospedar um grupo de foco com uma amostra de seu público-alvo ou enviar uma pesquisa para obter um feedback valioso.

Ao conduzir uma pesquisa de grupo focal, certifique-se de ter um objetivo claro em mente e estruture suas perguntas em torno dele. Certifique-se de incluir perguntas relacionadas à navegação do site, para garantir que os visitantes possam encontrar as principais landing pages e se sintam à vontade para fazer uma compra ou entrar em contato com você depois de navegar por lá.

Ao analisar o feedback fornecido, os especialistas em conversão podem ajudar as empresas a descobrirem possíveis obstáculos na experiência de seus usuários e outros motivos pelos quais os usuários não estejam convertendo. Isso fornecerá um ótimo insight sobre quais ações futuras terão maior impacto nas conversões.

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Os testes de conversão que fornecem às empresas o maior impacto geralmente são os que exigem menos esforço. As empresas devem testar regularmente os elementos em seu site para garantir que suas páginas de destino estejam otimizadas para impulsionar suas vendas.

Fazer um brainstorming de ideias de testes CRO e realizá-los regularmente dará ao seu negócio uma vantagem competitiva. Isso pode ser tão fácil quanto adicionar mais provas sociais, simplificar formulários de contato e adicionar diferentes botões de CTA.

A combinação desses testes de conversão fáceis e de alto valor com estratégias de CRO mais avançadas pode elevar seu site para o próximo nível.

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Foto destaque do Hal Gatewood no Unsplash

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