Dicas de marketing digital para sua empresa iniciar a transformação digital

Dicas de marketing digital para sua empresa iniciar a transformação digital

Dicas de marketing digital para sua empresa iniciar a transformação digital

Não é novidade que investir no digital tornou-se prioridade para as empresas. Ao mesmo tempo em que existe uma grande demanda por soluções que favoreçam o relacionamento com os clientes, percebe-se também a necessidade de encontrar  estratégias que aumentem a visibilidade das marcas e ofereçam novas oportunidades de negócios.

E, para implementar projetos que favoreçam a exposição de uma marca, é necessário saber como otimizar os recursos e encontrar as melhores estratégias para obter os resultados desejados.

Por esse motivo, separamos aqui algumas dicas de marketing digital para te ajudar a ingressar nesse universo repleto de possibilidades.

Como elaborar um plano estratégico?

Se você está precisando de resultados imediatos, é fundamental ter todo o planejamento e cronograma de ações muito bem estruturados para que as coisas aconteçam no prazo estabelecido. Então, o plano de marketing digital será um documento com todas as informações estratégicas para a sua empresa. 

A dica para você  organizar ideias consistentes é conhecer com profundidade os  objetivos e as metas da empresa. É necessário entender quem são os concorrentes principais e quais são os públicos e as personas que a sua empresa pretende alcançar.  

Você precisará definir as ações, o prazo e o fluxo de comunicação entre as áreas para que as atividades aconteçam conforme o planejado e a empresa tenha resultados positivos com as divulgações e campanhas.

Saiba como escolher as ferramentas mais adequadas para a sua estratégia

Enquanto estiver montando o seu plano de marketing digital, aproveite para fazer o levantamento de todas as ferramentas disponíveis e quais precisarão ser contratadas para que as suas estratégias tenham êxito. 

Apenas conhecer a teoria não é suficiente para que as ações caminhem conforme o planejado. Você precisa saber quais são as soluções que serão utilizadas para cada uma das atividades. 

Por exemplo: se você pretende otimizar o SEO da página da sua empresa, é importante atentar-se aos seguintes passos:

  • Investir em conteúdo relevante;
  • Avaliar fornecedores que ofereçam infraestrutura de segurança para o seu site (https);
  • Avaliar toda a estrutura da página para analisar se ela está programada da maneira mais adequada para os sites de busca (Ex: Moz).

Agora, se a sua intenção for investir em mídia, talvez seja interessante conhecer soluções que apresentam as palavras-chaves mais competitivas, como otimizar as suas campanhas e se destacar diante da concorrência (Ex.: Semrush). 

Existem diversas ferramentas para atender as demandas de sua empresa, mas para que você consiga decidir entre uma ou outra, o ideal é que você avalie todos os custos e os benefícios da solução.

6 dicas de marketing digital para transformar a sua empresa

Você leu todas essas informações e acredita que o seu negócio ainda precisa se renovar e investir em marketing digital? Sem problemas: nós separamos mais dicas para que a sua empresa comece a montar um plano estratégico e entenda como fazer o acompanhamento e a mensuração das atividades

Importante destacar que, para que tudo ocorra de forma positiva, muito provavelmente você vai precisar investir em uma equipe que irá te auxiliar na implementação das atividades e em tecnologia  para o site da sua empresa. Tudo isso para que você otimize a experiência do cliente, melhorando a jornada de compra dele ou contratação do serviço.

1 – Defina a sua persona

Antes de iniciar qualquer estratégia, uma recomendação que deve ser respeitada é descobrir as personas da sua marca. Esse perfil fictício pode ser representado por um personagem, uma figura pública ou uma pessoa.Ele terá as características mais marcantes dos seus clientes/ público-alvo e será uma fonte de inspiração para a produção de conteúdo para a sua marca.

Ao definir uma persona, você consegue  construir diálogos com os seus clientes e prospects com maior facilidade. 

2- Produção de conteúdo

Com o público-alvo e a persona definidos, é hora de investir em conteúdos. Pense em materiais que sejam relevantes e histórias que te ajudem a atrair mais clientes. 

Pesquise por palavras-chaves que tenham relação com o seu negócio e ampliar a sua audiência.

Invista em um planejamento que contemple mais de uma categoria e elabore materiais que te ajudem a divulgar todos os diferenciais e as qualidades dos seus produtos ou serviços. 

3 – Diversifique os canais de comunicação

Para ampliar a sua audiência, a melhor alternativa é investir em diferentes canais de comunicação. Após todo o estudo realizado para o planejamento de marketing digital, você já deve estar ciente de quais mídias são essenciais para a sua marca e em  quais ela precisa aparecer para aumentar a sua audiência. 

Ao diversificar os canais de comunicação, você poderá criar conteúdos mais segmentados para cada público e investir em estratégias diferenciadas para cada uma das redes de contatos da empresa. 

Você pode criar formulários no seu site para atrair leads e, a partir disso, construir uma régua de relacionamento com esse cliente, enviando e-mails com informações relevantes para ele. 

4 –  Invista em conteúdo para as redes sociais

As redes sociais exercem atualmente um papel essencial na influência dos consumidores. Além de trabalhar a estratégia de conteúdo, é importante que você monitore o engajamento dos posts e também avalie os comentários que estão aparecendo na sua timeline.

Você pode, ainda, utilizar os conteúdos publicados em anúncios para públicos específicos e atrair mais seguidores e engajamento para as suas redes sociais. 

O mais importante é construir um diálogo com os públicos presentes em cada um desses canais. 

5 –  Produza diferentes formatos de conteúdo

Para te ajudar a aumentar o engajamento nas redes sociais, invista em diferentes formatos de conteúdos.Não se prenda apenas a textos ou imagens estáticas. 

Deixe aflorar a sua criatividade e explore os diferentes formatos que as redes sociais nos apresentam. Aproveite para fazer um vídeo institucional, ou então faça uma apresentação do seu serviço. 

Que tal uma live no instagram falando sobre as novidades da sua empresa? 

6 – Mensuração dos resultados 

Todas as ações realizadas devem ser avaliadas e mensuradas. Certifique-se de que você está adotando as estratégias certas para os objetivos da sua empresa. Monitore e acompanhe tudo o que falam sobre a sua empresa nas redes sociais.

Essa é também uma forma de evitar ou reduzir possíveis crises que estejam para surgir na sua empresa. 

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