Como o Inbound Marketing ajuda na geração de leads qualificados

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Como o Inbound Marketing ajuda na geração de leads qualificados

Gerar leads e convertê-los em vendas é um dos principais desafios do marketing digital. Além de campanhas de mídias pagas, as estratégias de inbound marketing podem ser importantes aliadas na geração de leads, ajudando você a alcançar suas primeiras vitórias e movimentar o funil de vendas.

Pensando nisso, reunimos as principais estratégias de geração de leads para cada etapa do funil – topo, meio ou fundo. Assim, você poderá explorar todas as opções para o seu negócio e focar onde tiver maior necessidade, entendendo  qual fase da compra o consumidor se encontra.

Neste post, selecionamos as principais ações que você pode implementar em cada uma dessas etapas. Confira a seguir. 

Topo de Funil

Lives e Webinars

O formato de lives e webinars está ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing das empresas. E não é à toa: essas apresentações em formato de vídeo não exigem grande esforço prévio – além, é claro, de ajustar as câmeras, iluminação adequada e outras questões técnicas – e geram taxas muito altas de engajamento. Basicamente, o que você precisa é de uma câmera e domínio sobre o conteúdo que deseja transmitir.

Você pode apresentar o seminário “ao vivo” ou gravar e disponibilizar posteriormente para os seus visitantes. Assim, seu conteúdo poderá ser acessado sempre que o seu público estiver pesquisando sobre o assunto. 

Além de gerar awareness para sua marca, os webinars e lives são excelentes fonte de geração de leads.

Sorteios e Concursos

Uma ótima forma de divulgar sua marca ou produto é promover sorteios e concursos culturais. Eles não exigem esforço extra na produção da oferta e estimulam o engajamento do público com o seu produto ou serviço. 

Você pode sortear um dos produtos que a sua marca oferece ou algum serviço relacionado ao seu segmento. Pode ser uma consultoria gratuita, viagem ou qualquer outro serviço ou produto do interesse da sua audiência. 

É muito importante que você descreva bem o produto ou serviço a ser sorteado, além de deixar claros os termos e condições da sua ação. Para isso, você pode desenvolver uma Landing Page, descrevendo todas as informações do sorteio ou concurso (data, condições e número de sorteados ou vencedores) para deixar sua expectativa clara aos interessados. 

Os sorteios e concursos podem ajudar a criar uma conexão com as pessoas e funcionar como uma porta de entrada para um lead ou novo cliente. Afinal, se ele se interessou pelo que você oferece a ponto de participar, é possível que esteja disposto a pagar futuramente. 

Além disso, você obterá o contato das pessoas que participaram do sorteio ou concurso e poderá nutri-las com conteúdo relevante, como novidades e ofertas de novos produtos ou serviços.

Cupons de Desconto

Os cupons de desconto podem ser usados em diversos segmentos, dependendo da estratégia de negócio adotada. Geralmente, são oferecidos para itens em que o usuário já vê valor, incentivando-o a adquirir o produto ou serviço.

Os cupons de oferta geram interesse imediato e criam senso de urgência no público, já que oferecem um desconto por tempo limitado. Isso ajuda a diminuir o ciclo de vendas temporariamente e incentiva as pessoas a comprarem o produto, podendo decidir posteriormente se voltariam a consumi-lo e pagar pelo seu preço integral.

Para divulgar seu cupom, você pode inserir banners, chamadas e CTAs nas páginas do seu site ou promovê-lo nas redes sociais. Você também pode disponibilizá-lo em uma Landing Page, criando um voucher que deve ser usado no momento da compra, ou ativar um código de desconto para seu site.

Meio de Funil

Diagnósticos

Oferecer diagnósticos ao seu público é uma maneira efetiva de demonstrar que você é um especialista no assunto. Além disso, é uma oportunidade de mostrar para o seu lead que você entende quais são suas dores e que pode ajudá-lo. 

Você terá a oportunidade de se apresentar como uma autoridade no assunto, contribuindo para que ele aprenda e vislumbre caminhos mais eficientes para seus problemas. Por exemplo, se você é do segmento de saúde e bem-estar, pode oferecer avaliações físicas gratuitas. Isso irá aproximar o lead do seu negócio e o deixará mais confortável para consumir os seus produtos e serviços. 

Para utilizar essa estratégia, você pode criar chamadas no seu blog, banners nas laterais dos posts relacionados à etapa de reconhecimento do problema ou pop-ups de saída. 

Templates

Os templates podem ajudar a sua audiência a resolver um problema pontual, como uma apresentação em PowerPoint ou um convite para a próxima festa de aniversário. Além de resolver um problema, eles podem ajudar o lead a se lembrar da sua empresa no futuro, incentivando a venda.

Os templates são layouts prontos e podem se referir a praticamente qualquer coisa: Landing Page de conversão, uma calculadora de preços ou um calendário para organizar datas. Por exemplo, se você é uma empresa de software de contabilidade, pode disponibilizar um modelo de visual de apresentação de resultados contábeis. Se é uma empresa de design, é possível oferecer novas opções de cartazes ou ilustrações, e assim por diante. As aplicações são inúmeras. 

Tudo isso pode contribuir para colocar sua marca como uma referência para o seu lead, que se lembrará da sua empresa na próxima ocasião ou quando tiver um problema que o seu produto ou serviço pode resolver.

Fundo de Funil

Pedidos de Orçamento

Os pedidos de orçamento são uma excelente forma de conseguir mais informações sobre os seus leads, que podem ser usadas para entender melhor o seu negócio e segmentar seu público com maior precisão. 

Se você organiza festas e casamentos, por exemplo, pode perguntar quando será o evento, a quantidade de convidados, tipo de comida oferecida, entre outros. Por ser um pedido de orçamento, o seu lead não vai hesitar em passar para você esse tipo de informação. Assim, você ganhará insights valiosos sobre quem é o seu público e o que estão buscando com os seus serviços.

Por outro lado, ele só irá compartilhar com você essas informações se estiver em uma etapa avançada de consideração da compra, ou seja, se já tiver chegado ao fundo do funil.

Testes, Amostras ou Aulas Grátis

Os testes e amostras gratuitas ajudam o seu lead a conhecer melhor o produto ou serviço que ele está pensando em adquirir, contribuindo para movimentá-lo no funil de vendas. Esse tipo de ação, muito usado para o fundo de funil, é útil para diversos segmentos e pode ser implementado com um investimento relativamente baixo. 

Se você tem uma empresa de software, pode disponibilizar uma demonstração desse software por um tempo determinado, ajudando o consumidor a entender se o seu produto satisfaz as suas necessidades. Se você tem uma linha de cosméticos, pode agendar horário para os clientes serem atendidos e testarem seus produtos nas mãos de um profissional. Ou, se você é um professor de culinária, educação física, música, dança, entre outros, a amostra pode ser uma aula grátis para os interessados. Assim, a experiência positiva pode ser um fator decisivo para a decisão de compra.

Fale com um Consultor

Uma das ideias mais fáceis e eficazes para o fundo de funil é implementar uma página “Fale com um consultor” ou “Fale com um vendedor” no seu site ou blog. Quem estiver realmente interessado no seu produto ou serviço irá buscar um contato para esclarecer dúvidas ou conhecer melhor sobre sua empresa. 

Essa página abre uma ponte direta entre o seu time de vendas e o lead interessado em fechar uma compra. Para isso, além de ter uma página específica para este formulário ou meio de contato, também é importante ter alguém para realizar essa conversa imediatamente após a solicitação.

A página “Fale com um consultor” é considerada a “levantada de mão”, e leads que chegam por meio dela são automaticamente marcados como leads qualificados, pois já estão muito próximos da decisão de compra.

Conclusão

A geração de leads no topo, meio e fundo do funil permite que você atinja os clientes em mais de uma etapa da jornada de compra. Um lead que busca uma solução para um problema específico pode encontrar a resposta no seu produto.”Afinal, se a pessoa já procura um produto ou serviço, ela pode desejar falar com um consultor para tirar as dúvidas finais e fechar a compra.

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