Gestão de mídia: Como melhorar a gestão da comunicação em mídias digitais

Gestão de mídia: Como melhorar a gestão da comunicação em mídias digitais

Gestão de mídia: Como melhorar a gestão da comunicação em mídias digitais

Quando o desafio é otimizar a divulgação de uma empresa em redes sociais e em sites de buscas, é comum nos depararmos com alguns questionamentos sobre as estratégias que deverão ser adotadas para que a empresa tenha os resultados desejados. As perguntas mais comuns, se referem à gestão de mídia. 

Quais mídias devo escolher? O que preciso fazer para vender mais nas redes sociais? Como melhorar os meus resultados de campanhas de ads? E a resposta para todas essas questões está na comunicação e no planejamento criado pela própria empresa. 

Antes de falarmos mais sobre o tema, vale lembrar que a eficiência das suas ações de mídia digital dependerá do quanto a sua equipe conhece do mercado em que você atua e se ela está alinhada com os objetivos da sua empresa. 

Então, para que você compreenda como melhorar a gestão da comunicação, separamos aqui algumas recomendações que poderão transformar os resultados da sua empresa.

Do planejamento a ação: Faça uma análise do mercado

O planejamento de marketing será uma referência para todas as ações e interações da marca com o seu público-alvo. Ele deve ter uma breve análise do cenário atual e compreender o posicionamento da empresa em relação aos seus principais concorrentes.

Assim, com uma visão mais macro da situação é possível eleger quais são as oportunidades e o que precisa ser melhorado para que a empresa tenha os resultados desejados. 

Separamos, a seguir, um breve roteiro de todos os itens que deverão ser avaliados para a confecção do planejamento de marketing:

  • Histórico da empresa
  • Qual é a identidade da empresa: a missão, objetivos e perfil
  • Análise geral do setor em que a empresa está inserida
  • Quem são os principais concorrentes? Qual é o posicionamento deles?
  • Quais são os públicos-alvos da sua empresa? Avalie também a idade, o gênero, renda estimada e interesses
  • Previsão de gastos
  • Ações e prazos.

Com todas essas informações é possível elaborar um planejamento coerente e realizável.  Então, é chegado o momento de definir também os canais e as estratégias que te ajudarão na realização das suas ações.

Importância das mídias sociais no atual contexto econômico

Um levantamento feito pela empresa Global Web Index, identificou que os brasileiros gastavam quase o dobro de tempo em mídias sociais, quando comparados com outros países.  O estudo avaliou 45 mercados  de internet ao redor do mundo e o tempo diário médio que cada pessoa dedicava às redes sociais era de 143 minutos nos primeiros três meses de 2019. Já, no Brasil, esse número chegava a 225 minutos.

É válido ressaltar que  esse comportamento foi impulsionado por conta da pandemia do Covid-19. A Kantar, empresa especializada em pesquisa de mercado, fez um estudo que avaliou o crescimento das redes sociais nesse período, e o resultado foi que 40% das pessoas começaram a utilizar mais esses canais para se manterem conectadas com as pessoas que conheciam.

Diante desses dados é válido ressaltar a importância que os canais digitais conquistaram. Ter uma presença mais ativa dos usuários nas mídias digitais traz à tona oportunidades para as empresas que buscam inovar na maneira como se relacionam com os seus clientes. 

Passo-a-passo para uma comunicação integrada na gestão de mídia e em estratégias digitais

Ampliar a presença online já é uma realidade para a maioria das empresas. O desafio está em organizar as demandas e fazer uma gestão de mídia consistente. A comunicação com o cliente precisa ser assertiva e rápida, para que ele  seja conquistado logo no primeiro clique.

A área de gestão de mídia é muito abrangente, pois compreende desde o gerenciamento de campanhas de ads como Google e Social  Ads até o atendimento e suporte de clientes (SAC 2.0, Inbound Marketing). Por esse motivo, separamos algumas recomendações que te ajudarão a fazer o acompanhamento e a mensuração dos resultados de maneira eficaz e contínua.

01 – Converse com o seu consumidor

Promova diálogos e interaja sempre que possível com os comentários das suas páginas. O segredo para um bom engajamento é mostrar-se ativo com conteúdos e comentários nas redes sociais.

O objetivo é apresentar ao cliente como a sua marca pode contribuir com soluções e recursos que, de repente, ele nem imaginava que precisava.  Seja criativo ao apresentar todos os diferenciais do seu produto ou serviço. O intuito é promover um bom relacionamento e criar um vínculo com esses clientes.

02 – Utilize a tecnologia para se diferenciar e chegar mais longe

Como falado anteriormente, a gestão de mídia compreende tanto as mídias pagas quanto as mídias orgânicas. E para que cada uma delas tenha os resultados planejados é necessário combinar os conhecimentos analíticos dos profissionais de marketing digital com os recursos e ferramentas de web analytics e machine learning para alcançar o público certo no momento certo.

03 – Explore as segmentações de cada canal

O segredo para obter bons resultados com a gestão de mídia é investir nas segmentações. Cada mídia digital tem um público diferente e para que você consiga construir um bom relacionamento com cada um deles é necessário que a sua comunicação seja coerente com o meio em que está sendo divulgada. 

Encontre as particularidades de cada canal para promover informações relevantes sobre a sua empresa e os produtos ou serviços oferecidos.

04 – Invista em informação relevante

Para que você seja encontrado na internet recomendamos que você invista em conteúdo. Seja no descritivo de um produto ou na publicação de um artigo sobre o seu serviço, o importante é que você apresente ao seu público a expertise da sua empresa.

Avalie quais são as palavras-chaves mais relevantes para o tema e tenha a certeza de que as suas ações e campanhas estejam alinhadas com essa estratégia.

05 –  Foco na experiência do usuário

Facilitar a jornada de compra e criar estratégias que aumentem a conversão tem sido o principal desafio das empresas. Hoje não basta ter um site é preciso que ele seja navegável via celular e que tenha um visual atraente e diferenciado. 

Quem nunca desistiu de um site por demorar demais para carregar uma imagem ou conteúdo que atire a primeira pedra, certo? Para evitar perdas ou prejuízos como esses é bastante comum a utilização do Analytics. 

Consulte um especialista em marketing digital para apoiar na gestão de mídia

A Performa Web é uma agência de marketing digital full service, isso significa que ela tem profissionais especializados para atender a sua empresa em todas as frentes que você precisar. 

Para as atividades de gestão de mídia, por exemplo, você tem o suporte de profissionais habilitados em serviços de links patrocinados, social ads, remarketing, comparadores de preço, mídia programática, O2O (online to offline) , campanhas para apps, entre outros.

Além disso, a empresa conta com a parceria e certificações Google Partner Premier, Facebook Marketing Partner, Vtex Partner, RD Station e Bing Select Partner.

Conheça mais sobre os serviços oferecidos no site:www.performaweb.com.br