Qual é a evolução da mídia de performance?

Qual é a evolução da mídia de performance?

Qual é a evolução da mídia de performance?

Trabalhar com marketing digital é uma verdadeira montanha russa de aprendizados.  As mudanças acontecem em uma velocidade que, na maioria das vezes, é difícil de prever ou de acompanhar. A mídia de performance, por exemplo, está sempre passando por atualizações. 

Todos os anos, o Google anuncia melhorias em sua plataforma e no modelo de entrega dos anúncios. Com as mídias sociais, tais como Facebook, Instagram, TikTok, não é diferente. As atualizações nessas mídias visam compreender melhor o comportamento dos usuários e aprimorar a experiência durante a navegação pelas plataformas.

São muitas as transformações que acontecem no período de um ano. Diante disso, o fácil acesso à informação e a internet facilitaram a construção de um relacionamento entre marcas e clientes. E dessa proximidade com os consumidores surgiram outras necessidades.

Hoje, um dos desafios do marketing digital é promover uma comunicação alinhada com os objetivos da empresa e conseguir gerar resultados mensuráveis em cada uma de suas ações.

São chamadas de mídias de performance os canais que possibilitam a segmentação e o acompanhamento dos resultados das campanhas em tempo real. Também chamadas de mídia paga, elas são reconhecidas pelo alto grau de precisão quando comparadas com as mídias tradicionais.

No marketing digital, elas permitem uma segmentação mais assertiva, contribuindo para que as campanhas tenham resultados mais eficientes. 

As mídias de performance recebem esse nome por possibilitarem melhorias contínuas no desempenho dos anúncios. A ideia é sempre obter o máximo de retorno do valor investido.

Pode-se dizer que elas foram uma grande conquista para os anunciantes, uma vez que torna acessível os resultados de cada ação. 

Para mensurar a efetividade de cada campanha, é fundamental que a equipe responsável tenha conhecimento das metas estabelecidas para o setor e a relação direta desses indicadores no desenvolvimento de uma empresa. 

Cenário atual: Mais internet e aumento do uso das redes sociais

Antes de falar mais sobre a importância da mídia de performance, separamos alguns dados que reforçam a necessidade de se investir em estratégias digitais de divulgação de uma marca. 

  • De acordo com o levantamento do Pnad Contínua (Pnad TIC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante o  4º trimestre de 2019, o número de domicílios brasileiros com  internet era de 82,7%;
  • Ainda sobre a pesquisa do IBGE, foi constatado que o celular foi o dispositivo mais utilizado no período. Na sequência vieram o computador (45,1%); a televisão (31,7%) e o tablet (12,0%);
  • Uma pesquisa da GlobalWebIndex apontou que  58% dos brasileiros entre 16 e 64 anos de idade estão passando ainda mais tempo em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter;
  • A pesquisa We Are Social 2020, da Hootsuite, realizada em abril de 2020, apontou que as redes sociais já somam mais de 140 milhões de usuários.

Com base nas informações acima, podem ser avaliadas diversas ações que favoreçam o aumento da visibilidade de uma empresa. Confira abaixo algumas delas. 

Convergência digital: integração entre  marketing digital e tecnologia

Para que as ações sejam eficientes é fundamental desenvolver um planejamento de marketing digital estruturado com estratégias que ajudem a promover e  atrair clientes para a sua empresa. É importante que todos os canais de comunicação tenham um discurso alinhado para garantir que o público desejado seja alcançado.

Em casos da empresa ainda não ter um site ou uma página profissional atualizada, a recomendação é propor processos que favoreçam essa digitalização. Nesse contexto, entram como prioridade:

  • Desenvolvimento de sites ou atualização dos conteúdos e códigos para uma melhor indexação em sites de busca;
  • Melhorar a comunicação nos canais de atendimento da empresa. Invista em informações que expliquem o seu produto ou serviço e sempre interaja com os seguidores das suas redes sociais;
  • Para uma gestão eficiente de uma campanha, acompanhe seus indicadores e invista em melhorias para otimizar os resultados.

O desenvolvimento das mídias de performance aumenta de maneira significativa os resultados das marcas no digital. Parte dos valores que antes eram investidos no espaço do OOH (Out of home) e offline, acabaram migrando para as campanhas digitais. O intuito é alcançar cada vez mais pessoas interessadas no produto ou serviço com um budget modesto, gastando o mesmo valor  e com uma mensuração mais precisa do ROI e do ROAS.

O futuro da mídia de performance

Quando o assunto é mídia de performance, a informação que prevalece é a constante atualização dos algoritmos das plataformas. E vocês já devem ter reparado que raramente as empresas anunciam quais foram as alterações.

O Google, por exemplo, está sempre aprimorando suas soluções. Além das melhorias contínuas no sistema de indexação de conteúdo (SEO), a plataforma tem se reinventado para que os anunciantes tenham melhores resultados com as suas campanhas. Seguindo a mesma tendência, as plataformas de redes sociais, conhecidas também como Social Ads,  estão sempre investindo em melhorias.

A mídia de performance representa um papel importante dentro das estratégias de marketing digital de uma empresa. Existem inúmeras maneiras de anunciar e mensurar os resultados mas, para garantir resultados positivos, é necessário ter plena consciência das metas e objetivos do negócio. 

Vale lembrar, ainda, que as estratégias de mídia são apenas uma parte das ações necessárias para se obter resultados consistentes.

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