Como o consumo de vídeo está mudando em 2023 [nova pesquisa]

Confira 5 maneiras pelas quais os hábitos de consumo de vídeo estão mudando e como profissionais de marketing podem agir estrategicamente.

Como o consumo de vídeo está mudando em 2023 [nova pesquisa]

Todos os dias, assistimos nossos programas favoritos, vídeos no YouTube para aprender algo novo ou acompanhamos eventos e entrevistas por vídeos ao vivo. Embora o vídeo não vá a lugar nenhum, está sempre expandindo, mudando e evoluindo para encaixar melhor com a preferência do consumidor e às novas plataformas – e os profissionais de marketing precisam se adaptar a essa nova realidade de consumo de vídeo ao vivo. 

Como o consumo de vídeo está mudando em 2023

1. Cada vez mais, os consumidores estão dependendo de vídeos de marketing das marcas.

No passado, consumidores visitavam websites, olhavam para avaliações do produto online, assistiam comerciais e, às vezes, assistiam vídeos no YouTube para saber mais sobre o produto. Hoje, com vídeos sendo acessíveis em todas as grandes redes sociais, eles estão aprendendo a depender ainda mais pesadamente desse tipo de conteúdo em seus momentos de pesquisa.

De acordo com a pesquisa do HubSpot Blogs, 66% dos consumidores assistiram a conteúdo em vídeo (ou seja, demonstrações de produtos, análises, FAQs, unboxings etc.) para saber mais sobre uma marca ou produto.

A tendência é clara: em 2023, o consumo de vídeo irá aumentar ainda mais. Por quê? Os vídeos oferecem aos consumidores a oportunidade de ver como um produto ou serviço funciona na realidade, descobrir quaisquer falhas antes de comprar o item e identificar vantagens que talvez não conheceriam na descrição textual.

Além disso, esse conteúdo também pode parecer mais autêntico do que uma foto de produto altamente editada, o que pode aumentar a confiança do consumidor em uma marca ou oferta.

Confira 5 maneiras pelas quais os hábitos de consumo de vídeo estão mudando e como profissionais de marketing podem agir estrategicamente.

2. O escapismo de quem faz consumo de vídeo em massa 

No passado, gerações mais antigas podem até ter ligado a TV para assistir seu sitcom favorito ou ir ao cinema para escapar dos estresses do dia a dia. E enquanto as plataformas mudaram, a necessidade por conteúdo relaxante e divertido não mudou.

De acordo com uma pesquisa de Blogs da HubSpot, consumidores afirmam que assistem vídeos principalmente para “ajudar a relaxar e descontrair” (32,8%). Adicionalmente, pessoas citaram, “Para rir ou me entreter” (26,3%), como a segunda opção mais comum.

Mesmo se você estiver criando vídeos informativos de marketing, você deveria considerar experimentar com anedotas engraçadas ou adicionar qualidades que entretenham o consumidor. Está interessado em adicionar elementos divertidos no seu próximo vídeo de marketing? Se inspire em grandes marcas que efetivamente usaram o humor em suas propagandas.

3. Os consumidores se inclinam para suas paixões.

Além de procurar por escapismo, os espectadores do YouTube são motivados a assistir a conteúdos que ensinem coisas novas, especialmente quando relacionados a suas paixões, interesses, hobbies ou causas sociais. Na verdade, de acordo com a pesquisa do HubSpot Blogs, 13% dos consumidores assistem a vídeos para “explorar um interesse ou paixão”, enquanto 11% desejam “aprender algo novo”.

As chances são de que seu produto esteja relacionado aos interesses, hobbies, paixões ou carreira de alguém. Este é o tipo de pessoa que você deseja assistir e curtir seus vídeos.

Criar uma persona de comprador e um público-alvo em torno desse tipo de pessoa ajudará você a identificar tópicos de vídeo que eles valorizam, se beneficiam e se lembram.

4. A qualidade da produção está se tornando mais importante.

Confira 5 maneiras pelas quais os hábitos de consumo de vídeo estão mudando e como profissionais de marketing podem agir estrategicamente.

Cerca de 36% dos consumidores acham que o valor da produção é “um tanto importante”, enquanto 28% acham que é “muito importante”. Mas não tema – isso não significa que você precisa alugar um estúdio caro ou contratar celebridades muito famosas

Em vez disso, existem várias maneiras de produzir um vídeo acessível com qualidade sólida em qualquer casa ou local de trabalho. E lembre-se, muitas vezes o sucesso de um vídeo depende do valor que ele oferece. Em outras palavras, a iluminação sofisticada por si só não resolve.

Além disso, softwares de vídeo como Vidyard, Bonjoro e TwentyThree facilitam a gravação e o envio de mensagens de vídeo curtas – como pitches, vídeos de boas-vindas e muito mais – para clientes sem a necessidade de um orçamento de Hollywood.

5. Os consumidores preferem vídeos mais curtos.

Graças à ascensão do TikTok – e à onda de conteúdo curto que se seguiu – os consumidores estão buscando vídeos rápidos e concisos. Especificamente, vídeos com menos de três minutos caem em um ponto ideal.

Se você é novo no formato de vídeo, começar com vídeos curtos pode ajudá-lo a se acostumar — e te dizer o que ressoa com seu público.

Você também precisa definir o ritmo certo para o seu conteúdo de vídeo. Antes de colocar um vídeo de marketing online, assista-o novamente do ponto de vista de um consumidor um tanto ocupado. Em seguida, se pergunte: “Este vídeo atrai os espectadores para a ação rapidamente e prende a atenção deles?”

Se você está preocupado com o fato de partes do seu vídeo pareçam monótonas, convém encontrá-las. Mas, se sua equipe pensa que é divertido ou informativo o tempo todo, você pode experimentar publicar seu vídeo de formato mais longo e aprender com seus resultados.

 

Saiba mais sobre o consumo de vídeo em 2023 

Com cada nova geração, o mundo do vídeo continuará a evoluir.

No entanto, neste ponto, o cenário do vídeo está mudando em favor dos profissionais de marketing. Os consumidores não apenas preferem aprender sobre as marcas por meio de conteúdo em vídeo, mas também o usam como uma ferramenta necessária na fase de coleta de informações da jornada do comprador.

Além disso, a grande maioria dos consumidores de vídeo agora se esforça para aprender algo novo sobre um interesse ou hobby, em vez de apenas usar o vídeo para se divertir. Isso significa que os profissionais de marketing podem aproveitar os vídeos educacionais em sua estratégia e oferecer aos consumidores conteúdo relacionado ao seu nicho, simultaneamente, em que comercializam uma marca ou produto.

 

De volta para você

O vídeo não vai a lugar nenhum, mas está sempre se expandindo, mudando e evoluindo para atender às novas necessidades dos consumidores e novas plataformas.

Como esse conteúdo continua a evoluir a cada nova geração, os profissionais de marketing devem continuar pesquisando os interesses, hobbies e comportamentos de quem faz consumo de vídeo.