Guia de anúncios do TikTok: como funcionam + Custo e processo de revisão [+ Exemplos]

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Guia de anúncios do TikTok: como funcionam + Custo e processo de revisão [+ Exemplos]

Em 2018, o aplicativo de compartilhamento de músicas Musical.ly foi comprado pela empresa tech chinesa Bytedance e foi assimilado no novo aplicativo da empresa, o TikTok.

Começou como uma rede social de compartilhamento de vídeos, na qual os usuários compartilhavam pequenos clipes de si mesmos fazendo “lip-synching” (sincronia labial) e dançando para alguma música em tendência. Desde então, o aplicativo se expandiu para abrigar vídeos mais diversos e se tornar uma ferramenta criativa para marcas.

Após a junção, a base de usuários ativos do TikTok cresceu em quase 800%. Hoje, a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários mensais e as marcas usam os anúncios no TikTok para alcançá-los.

Neste artigo, vamos cobrir tudo o que você precisa saber sobre a plataforma de anúncio do TikTok e discutir se vale a pena o investimento.

  • Tipos de anúncio;
  • Como funcionam os anúncios;
  • Como configurar sua conta;
  • Processo de revisão dos anúncios;
  • Exemplos de anúncios;
  • Custo dos anúncio no TikTok
  • Você deveria investir no TikTok For Business?
  • Prós e Contras do TikTok For Business

O que é o TikTok For Business?

O TikTok For Business é uma ferramenta completa para os profissionais de marketing anunciarem no TikTok. Em vez de elaborar sua própria estratégia, a plataforma ajuda os profissionais de marketing em todo o processo de criação de anúncios, definição de orçamentos, alcance do público-alvo e análise de dados da campanha.

O serviço de e-aprendizado da plataforma ajuda empresas a libertar seu lado criativo e aprender como fazer anúncios na plataforma de Gerenciamento de Anúncios.

Tipos de Anúncios no TikTok

1 – Anúncios TopView

2 – Anúncios InFeed

3 – Branded Hashtags (Hashtags de Marca)

4 – Brand Takeovers (Controle Total de Marca)

5 – Efeitos de marca

O único formato de marketing para as empresas usarem no TikTok são os anúncios em vídeo. A plataforma “TikTok For Business Ads Manager” (Gerenciamento de Anúncios do TikTok For Business) ajuda os profissionais de marketing a criar esses anúncios, sendo possível escolher entre esses cinco formatos diferentes.

Anúncios TopView

Os anúncios TopView aparecem uma vez por dia imediatamente após o usuário abrir o aplicativo pela primeira vez. Aqui está um exemplo de um anúncio TopView da M&M que anuncia uma experiência virtual de Halloween.

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Os anúncios TopView podem ter até 60 segundos de duração, tornando-os perfeitos para empresas que procuram anunciar produtos ou serviços que requerem períodos de atenção mais longos, como TV ou trailers de filmes. O tempo de execução mais longo funciona, pois 71% dos usuários dizem que os anúncios TopView chamam sua atenção.

Anúncios InFeed

Os anúncios InFeed aparecem como o quarto vídeo que os usuários veem enquanto rolam pelo feed “Para você”, que é no qual eles chegam quando abrem o aplicativo. Um feed da “For You” apresenta vídeos que o algoritmo acredita serem de interesse do usuário com base na atividade do aplicativo. Um estudo da “Neuro-Insight” descobriu que os anúncios InFeed do TikTok atingem uma memória de detalhes 23% maiores do que os anúncios de TV.

Aqui está um exemplo de um anúncio InFeed criado pelo serviço de entrega de comida GrubHub.

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Os anúncios InFeed podem apresentar um CTA (Call to Action), tornando-os especialmente úteis para profissionais de marketing que desejam usar a plataforma para gerar vendas e conversões. Algumas marcas criam sua própria versão de anúncios InFeed em parceria direta com influenciadores.

Branded Hashtags (Hashtags de Marca)

Branded Hashtags são anúncios que as empresas usam para inspirar os TikTokers a criar conteúdo em torno de uma hashtag relacionada à marca de sua escolha. As marcas que usam esse formato de anúncio têm acesso exclusivo à hashtag, o que não acontece em outras redes sociais. Sua exclusividade, no entanto, vem com um preço mais alto e os custos médios relatados são de cerca de US$ 150.000 por seis dias. Você pode tentar usar plataformas geradoras de hashtag para criar várias hashtags com base em suas entradas e campanha.

O investimento pode valer a pena, pois o tipo de anúncio tem uma taxa média de engajamento de 17,5%. Além disso, 77% dos usuários do TikTok gostam quando as marcas apresentam novos desafios, tendências ou memes para eles se juntarem, portanto, usar esse formato atende diretamente ao desejo do público.

O desafio da hashtag #WorldSeries, patrocinado pela Major League Baseball, é apresentado no feed Discover do TikTok, e a hashtag incentiva os usuários a postar vídeos mostrando como comemoraram os jogos de beisebol. Clicar na hashtag leva os usuários a uma página de destino interna que apresenta o logotipo dos patrocinadores, a descrição do desafio e outros vídeos usando a hashtag.

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Brand Takeovers (Controle Total de Marca)

Brand Takeovers são um formato de anúncio que pode incluir TopView, InFeed e Branded Hashtags de uma só vez, e o aspecto de aquisição desse tipo é que a plataforma apresenta apenas uma empresa por dia. O custo inicial é de cerca de US$ 50.000 por dia.

A Guess, uma empresa de moda, realizou um Brand Takeover no TikTok para anunciar seus jeans. Em seis dias, sua conta no TikTok conquistou mais de 12 mil novos seguidores e gerou uma taxa de engajamento total de 14,3%. Seu Brand Takeover incluiu Anúncios TopView, Branded Hashtags e anúncios InFeed.

Efeitos de marca

Os anúncios de efeitos de marca usam 2D, 3D ou RA (Realidade Aumentada) para adicionar imagens de seus produtos aos vídeos do TikTok. As marcas normalmente criam adesivos de seus produtos ou filtros que os TikTokers podem usar ao criar seus vídeos. Esses filtros e adesivos aumentam o engajamento e o conhecimento da marca, já que usá-los normalmente envolve jogar jogos específicos da marca.

Como funcionam os anúncios do TikTok?

Configurar um anúncio TikTok é relativamente fácil.

Primeiramente, você deve criar uma conta comercial a partir da qual irá construir, gerenciar e rastrear seus anúncios. A próxima etapa é descrever sua empresa e configurar seu tipo de pagamento.

Agora, aqui é onde a diversão começa. Você pode escolher entre dois modos de gerenciador de anúncios: simplificado e personalizado.

Em ambas as opções, você constrói seu anúncio em níveis. Primeiro você delimita sua campanha, depois define seu grupo de anúncios e, finalmente, cria seus anúncios individuais. Aqui está a diferença entre esses dois modos:

  • Modo simplificado adota uma abordagem simples e direta para a criação de anúncios, permitindo que o algoritmo do TikTok faça o trabalho pesado.
  • Modo personalizado oferece aos anunciantes controle total sobre seus anúncios com opções avançadas de personalização, como teste A/B, segmentação de público com base em vídeos e interações de criadores e combinações de anúncios.

Escolher um modo não é permanente, você sempre pode mudar para outro modo.

Agora que você sabe como os anúncios do TikTok funcionam, veja como configurar sua conta e criar seu anúncio.

1. Cria uma conta de negócios

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2. Descreva seu negócio

3. Adiciona suas informações de pagamento

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4. Configure o tipo de pagamento

5. Selecione o seu modo de gerenciar anúncios

6. Crie seu anúncio

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Dica profissional: ao criar seu anúncio, considere o Promo, a ferramenta de marketing de vídeo que permite encontrar modelos de vídeo e criar vídeos promocionais de alta qualidade.

 

7. Revise e envie seu anúncio

Processo de revisão de anúncios do TikTok

Quando você envia um anúncio para revisão, geralmente leva 24 horas para ele ser revisado. Para evitar atrasos, certifique-se de que seu anúncio atenda aos requisitos de anúncios da plataforma e siga suas políticas.

Aqui está uma lista de verificação para usar ao revisar seu anúncio antes do envio:

  • A Landing Page:
    • É funcional e compatível com dispositivos móveis.
    • Cumpre o que descreve no anúncio.
    • Corresponde ao nome do produto no anúncio.
    • Está no idioma da região segmentada.
    • Não baixa arquivos automaticamente para o dispositivo do usuário.
  • O anúncio:
    • Está livre de erros ortográficos e gramaticais.
    • Contém áudio.
    • Está entre 5 e 60 segundos.
    • Não inclui uso excessivo de símbolos, espaçamento, números ou letras maiúsculas.
    • Corresponde à legenda.
    • Está no idioma da região segmentada (ou inclui legendas).
    • Não inclui nenhum produto ou serviços proibidos. Encontre uma lista completa aqui.
    • Não está embaçado ou pixelado.
    • Segue tamanhos de vídeo padrão: 9:16, 1:1, 16:9.

Exemplos de anúncios do TikTok

1. Fly By Jing

Neste anúncio do TikTok, a marca de alimentos “Fly By Jing” fez parceria com a influenciadora de alimentos TiffyCooks para demonstrar como é fácil (e saboroso) usar o produto da marca.

Investir em um influenciador conhecido é sempre uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre sua marca e criar confiança com seu público. Outra coisa boa desse anúncio é a oferta ser clara: os usuários podem ganhar 10% de desconto clicando no CTA e usando o código.

2. Tiffany & Co.

Para promover sua última parceria com Beyoncé e Jay-Z, a marca lançou uma série de anúncios incluindo os artistas. O anúncio era simples, mas eficaz, e levava os usuários para a página de destino (landing page) onde poderiam aprender mais sobre a campanha

3. Omsom

Em 20 segundos, esta marca de alimentos consegue realizar muitas coisas.

O vídeo mostra efetivamente como seu produto é usado. A legenda também fornece aos usuários um histórico da marca e conta uma história em apenas algumas palavras. Além disso, o CTA leva os usuários diretamente para a página do produto (em vez da página inicial) onde eles convertem.

Por fim, com muita frequência, os anúncios parecem chocantes porque não se encaixam na sensação da plataforma. Esse não é o caso aqui. O anúncio parece tão natural no feed que você não saberia que era um anúncio se removesse a tag #sponsored (Patrocinado) e o CTA.

Custo de anúncio do TikTok

Quando se trata de orçamento para anúncio no Tiktok, eis o que você precisa saber. Você pode selecionar um orçamento diário ou vitalício, que pode ser alterado a qualquer momento durante sua campanha.

No nível da campanha, você deve ter um orçamento mínimo diário e total de US$ 50. Para um nível de grupo de anúncios, seu orçamento deve exceder US$ 20 por dia.

Quanto ao custo de anúncio, o TikTok não divulgou sua política de preços. No entanto, há algumas informações por fora a serem encontradas.

Em 2020, o Digiday reportou que o TikTok tinha um custo por mil tão baixo quanto US$ 1. Após realizar seu próprio experimento, o JungleTopp relatou que o custo por clique era de US$ 0,19 – muito menor do que o do Facebook e do Instagram.

Com esta plataforma, você pode escolher entre várias estratégias de lances, cada uma otimizada para objetivos específicos.

Você deveria investir no TikTok em sua estratégia de marketing?

Desde o pico em 2020, o TikTok se tornou uma plataforma de anúncio para muitas marcas. À medida que o número de usuários aumentou, o número de anúncios que eles visualizaram também aumentou de 19%, em 2020, para 37% em 2021.

Um relatório da Kantar de 2021, classificou a plataforma de vídeo de formato curto no primeiro lugar em valor de anúncio, superando Amazon, Instagram, Google e Twitter. Esta também não é a primeira vez – eles também ocuparam esse lugar no ano anterior.

Apesar dessa classificação impressionante, os dados sugerem que os profissionais de marketing ainda não têm certeza sobre a plataforma. Conforme o relatório, muitos profissionais de marketing veem o TikTok como altamente inovador, mas não muito confiável.

Do ponto de vista do consumidor, os consumidores vão ao TikTok em busca de autenticidade e comunidade.

De acordo com um estudo da Nielsen de 2020 que pesquisou usuários globais do TikTok, 59% dos entrevistados disseram que sentem um senso de comunidade quando acessam o aplicativo. O TikTok também é uma importante fonte de descoberta para os consumidores, com 55% dos usuários dizendo que o aplicativo os ajuda a descobrir coisas novas.

Então, o público que está lá, está pronto para se engajar. No entanto, a decisão de usar o TikTok Para Negócios em sua estratégia de marketing se resume aos seus objetivos de negócios e aos resultados de campanha desejados.

Contudo, uma coisa é definir os objetivos da campanha — e outra é implementá-los. Sua estratégia também deve incluir as ferramentas ideais para atingir os objetivos do seu negócio. Por exemplo, baixar manualmente seus dados de leads não o levaria tão longe quanto automatizar o processo conectando o TikTok Lead Generation ao seu CRM ou outros aplicativos de marketing.

Na prática, você pode integrar seu sistema de marketing a um parceiro oficial do TikTok, como o LeadsBridge, para aproveitar ao máximo os objetivos de geração de leads. Essas integrações criam pontes de dados automatizadas e permitem agilizar a sincronização de dados entre suas ferramentas favoritas. TikTok Lead Generation e integração HubSpot, por exemplo, transfere automaticamente novas respostas de leads para o HubSpot para que você possa contatá-los instantaneamente e evitar que seus leads caiam nas rachaduras.

Para facilitar a decisão, compilamos uma lista de prós e contras para os profissionais de marketing usarem ao tomar essa decisão.

TikTok para Negócios Pros e Contras.

Pros

Contras

O Gerenciamento de Anúncios do TikTok ajudará você a expor seu conteúdo a novos públicos.

O TikTok tem 1 bilhão de usuários ativos globais, está disponível em 155 países com um alcance de anúncio de aproximadamente 885 milhões de pessoas. Com base apenas nisso, seus vídeos do TikTok têm alcance e potencial bem significativos.

O recurso de “públicos-alvo semelhantes” do Gerenciador de anúncios do TikTok ajuda você a selecionar públicos-alvo semelhantes aos seus alvos para exposição e criação de reconhecimento da marca em novos grupos.

78% dos TikTokers também concordam que você não precisa ter milhares de seguidores para se tornar viral no aplicativo, então há potencial para todas as empresas gerarem reconhecimento de marca e engajamento no aplicativo.

A maior base de usuários do TikTok não é representativa de todos os grupos demográficos.

Os usuários de 18 a 24 anos representam quase 43% do público total do aplicativo, o que significa que a base de usuários que você comercializa para o público pode ser mais jovem do que o público-alvo pretendido.

Como resultado, a anúncio no aplicativo pode exigir que você acesse uma base de usuários que pode não entender a necessidade de seu produto ou serviço.

O TikTok prospera com o conteúdo informal dos “bastidores”.

65% dos usuários concordam que vídeos de marcas com aparência profissional parecem deslocados ou estranhos no TikTok. 75% dos usuários também dizem que os vídeos das marcas no TikTok devem parecer uma visão da vida cotidiana real deles e de seus funcionários.

Isso significa que o custo de produção dos vídeos que você faz e compartilha no TikTok será significativamente menor do que os orçamentos que você tem para outras plataformas, ajudando você a economizar dinheiro, e ainda por cima fazendo seu público alvo se engajar mais com o seu conteúdo.

O TikTok requer conteúdo de nicho.

O tipo de conteúdo que o TikTok pede pode não corresponder com a missão da sua marca.

Se você é um negócio mais sério e focado em vendas, aprender a se adaptar ao conteúdo divertido e empolgante necessário para o TikTok em vez de apenas gerar conversões de vendas pode ser uma habilidade difícil de se aprender.

O TikTok tem taxas de engajamento mais altas do que outras plataformas e os usuários têm maior probabilidade de fazer compras.

Os usuários do TikTok se envolvem com mais frequência e consistência com o conteúdo do TikTok do que os usuários de outras plataformas, o que significa que é o engajamento é quase garantido.

2 em cada 3 usuários também são mais prováveis a comprar algo enquanto estiverem na plataforma, e os usuários têm duas vezes mais chances do que os usuários de outras plataformas sociais de recomendar um produto ou serviço que descobriram no TikTok. Isso significa que, combinado com um alto engajamento, seus usuários também têm maior probabilidade de realmente agir sobre o engajamento que eles têm com seu conteúdo, o que significa que o potencial de gerar vendas é alto.

O TikTok For Business tem integrações limitadas.

Todos os profissionais de marketing sabem que os dados são cruciais para entender o sucesso das campanhas de marketing. No momento, a plataforma possui integrações limitadas com outras ferramentas de insight.

O mesmo vale para as plataformas de parceiros de comércio eletrônico TikTok, mas inclui algumas das ferramentas mais populares, como Shopify e WooCommerce.

 

 

 

Se você optar por incorporar o TikTok em sua estratégia de anúncio, pode ser uma ferramenta valiosa para o seu crescimento. Embora o aplicativo exija tipos de conteúdo de nicho, marcas e empresas podem diversificar sua estratégia e anunciar para um novo público.

Seja qual for a sua decisão final, o TikTok For Business está disponível para quem deseja aproveitar o potencial de anúncio do aplicativo.