10 tendências de automação de marketing para aumentar o seu ROI em 2023

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10 tendências de automação de marketing para aumentar o seu ROI em 2023

A automação de marketing é um componente crucial para economizar tempo e dinheiro da sua empresa. Quando você pode automatizar processos simples, você dá à sua equipe tempo para gastar em tarefas mais críticas.

Mas você está maximizando seus esforços com automação de marketing? Se deseja aproveitar ao máximo a automação de suas campanhas de marketing, deve ficar por dentro das tendências de automação de marketing.

Neste artigo, compartilharemos 10 tendências de automação de marketing para 2023 que você pode usar para levar suas campanhas para o próximo nível.

 

1. Dados de qualidade do usuário

A qualidade é um componente crítico do marketing.

Em outras palavras, você quer saber se sua estratégia de marketing digital funcionou para seu público-alvo em comparação com todos os usuários. Sem esse dado, você não pode tomar decisões sobre o design do seu site, chamadas para ação (CTAs) e texto.

É por isso que uma tendência crescente de automação de marketing se refere à atualização dos dados do usuário com índices de qualidade.

Por exemplo: e se sua empresa pudesse pontuar leads automaticamente? Essa informação teria um tremendo impacto em sua equipe de vendas e sua equipe de marketing. Ambas concentrariam seus esforços e análises em seus leads qualificados.

Além disso, você tomaria decisões baseadas em dados quando se tratasse de seus esforços de marketing. O design, os CTAs e as copys seriam personalizados para que atingissem os leads da melhor forma. Os resultados? Taxas de conversão mais altas, o que se traduziria em mais leads e vendas para o seu negócio.

 

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Foto: pxhere

 

2. Marketing omnicanal

Entre dispositivos móveis, redes sociais, sites e muito mais, os clientes podem interagir com sua marca em vários canais. Embora essa variedade crie uma oportunidade incrível para os profissionais de marketing expandirem seu alcance, ela também representa um desafio – não importa quantos canais eles usem para se envolver com sua marca, seu público ainda deseja uma experiência unificada.

É por isso que o marketing omnichannel continua sendo uma das maiores tendências de automação de marketing para 2023. Com o marketing omnichannel, você cria uma experiência perfeita em vários canais de marketing.

Você pode imaginar o quão complexo esse feito pode se tornar e é por isso que a automação é um fator chave para implementá-lo com sucesso. A tecnologia pode ajudá-lo a acompanhar seus canais de vendas e automatizar as interações com os clientes para que você possa realizar o omnichannel sem problemas!

 

3. Conteúdo otimizado para funil

A automação de marketing combina o melhor dos dois mundos: personalização e automação. Com o poder da automação, sua empresa pode criar experiências personalizadas que falem diretamente com o leitor, fazendo referência a seus desafios, setor e objetivos exclusivos.

No entanto, se você deseja maximizar o valor desse benefício do funil de marketing, precisará criar conteúdo otimizado para o funil. Este conteúdo se concentra em diferentes estágios do funil de compra, e nas dúvidas e preocupações dos compradores durante cada estágio.

Então, vá em frente e comece a adotar essa tendência de automação de marketing. Você pode começar por:

  • Falar com sua equipe de vendas e suporte ao cliente sobre perguntas comuns de leads;
  • Compilar uma lista de tópicos de conteúdo para a parte inferior, intermediária e superior do funil;
  • Pesquisar quais tipos de conteúdo os concorrentes usam para envolver os usuários: como postagens em blogs ou vídeos;
  • Trabalhando nas etapas de produção de conteúdo, desde a redação até a edição e publicação.

Lembre-se de que a criação de conteúdo é um processo demorado, esteja você procurando escrever no blog ou fazer um vídeo. Se você não tem tempo para publicar conteúdo regularmente, pense em investir em serviços de marketing de conteúdo para sair na frente!

 

4. Machine Learning e inteligência artificial

O aprendizado de máquina (Machine Learning) e a inteligência artificial (IA) são duas táticas cruciais no futuro da automação de marketing. Então, se você quer estar no topo do seu setor, precisa investir nisso para desenvolver melhores campanhas de marketing.

Com Machine Learning e IA, você pode coletar informações sobre seu público que o ajudem a desenvolver campanhas melhores no futuro. O aprendizado de máquina permite que você obtenha dados sobre os usuários e seus comportamentos online, e a automação permite que você classifique esses dados.

Isso permite que você crie conteúdo personalizado que agrade ao seu público. Logo, se você deseja ter sucesso com sua automação de marketing em 2023, precisa usar aprendizado de máquina e IA em conjunto com seu software de automação para maximizar a eficácia de suas campanhas.

 

 

5. Conteúdo personalizado

Uma das tendências essenciais de automação de marketing de 2023 é o conteúdo personalizado. Não basta adicionar o nome de alguém a um e-mail para personalizar sua experiência. Os usuários querem mais, e o futuro da automação de marketing se concentra no conteúdo personalizado.

O conteúdo personalizado permite que você se concentre nos comportamentos específicos do seu público e nas preferências de produto.

Com isso, você pode conhecer seu público e compilar informações úteis. Esses dados contêm informações que você coleta de escuta social, comportamentos no site e muito mais. Além disso, você pode compilar essas informações para descobrir as preferências e hábitos de compra do seu público e assim oferecer conteúdo personalizado para eles. 

Essa tendência de automação de marketing permite que você entregue conteúdo com base nos interesses dos usuários. Ou seja, você fornecerá conteúdo a eles no momento certo para ajudar a empurrá-los para a conversão.

 

6. Chatbots

Se você ainda não começou a usar chatbots, está perdendo uma das principais tendências de marketing para 2023. Os chatbots desempenham um papel crítico na melhoria do atendimento e engajamento do cliente. Com chatbots, você pode interagir com seus clientes e responder suas perguntas sem levantar um dedo, isso porque eles ajudam a economizar o tempo do seu negócio. Em outras palavras, em vez de ter que encontrar tempo para responder a todas as perguntas que recebe em seu site ou redes sociais, você pode usar bots para responder a perguntas simples.

Reserve um momento para pensar nas perguntas que você recebe várias vezes ao dia. Agora, imagine ter alguém que possa resolver essas questões para você, liberando seu tempo para responder a problemas mais complicados e complexos. Com os chatbots, você torna essa situação uma realidade.

 

7. Marketing de redes sociais automatizado

O marketing de redes sociais automatizado é uma das melhores tendências de automação de marketing de 2023 para empresas que buscam capitalizar os benefícios das redes sociais. O uso de mídias sociais continua crescendo a cada ano. No ano passado, havia 5 bilhões de pessoas conectadas, um aumento em relação aos 3,4 bilhões em 2019. Esse número só aumentará à medida que mais pessoas tiverem acesso às redes sociais.

Com mais pessoas conectadas, essas plataformas se tornam um local central para você envolver leads e torná-los mais familiarizados com sua marca. Se você deseja manter sua empresa em destaque, precisa postar conteúdo com frequência. Com o marketing de mídia social automatizado, você pode ficar por dentro da postagem de conteúdo.

O marketing de mídia social automatizado permite que você crie postagens com semanas de antecedência e agende-as para publicação em uma data e hora específicas. Ferramentas como Hootsuite e Buffer facilitam a programação do conteúdo do mês e a visualização completa da sua campanha. Além de, claro, as próprias ferramentas de programação da Meta (Facebook). 

Ao automatizar seu processo, você economiza o tempo e pode concentrar sua energia em outros projetos importantes. Se você deseja seguir as principais tendências de marketing para 2023, comece automatizando as suas redes sociais.

 

8. Automação de e-mail personalizada

Ao observar as tendências de automação de marketing para 2023, você notará que a personalização é um componente crucial de muitas dessas tendências. Se você deseja obter sucesso com sua automação de marketing em 2023, precisa personalizar suas campanhas de marketing por e-mail. A personalização de e-mail desempenha um papel vital para oferecer uma boa experiência para seu público.  

A automação irá ajudá-lo de duas maneiras:

Primeiramente, a automação ajudará você a criar perfis de clientes para pessoas interessadas em seu negócio. Você pode coletar informações valiosas sobre eles para enviar e-mails personalizados para eles.

Em seguida , você também pode usar a automação para enviar e-mails. Várias ferramentas de CRM permitem que você reúna dados do cliente, organize-os e use-os para entregar e-mails automatizados no momento certo. Você pode enviar e-mails como:

  • Lembretes de carrinho abandonado;
  • Cupons ou descontos em produtos;
  • Informações sobre produtos relacionados ou similares e mais.

Você pode personalizar cada um desses e-mails para ajudar os clientes a obter as informações mais valiosas para eles. O futuro da automação de marketing dependerá da criação de e-mails personalizados que ressoem com os interesses do seu público.

 

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9. Marketing conversacional

O marketing conversacional é uma tendência essencial de automação de marketing para 2023. Entretanto, a automação, é fácil que suas comunicações soem robóticas e menos humanas. Logo, se você deseja ter sucesso com a automação de marketing em 2023, precisa adotar uma abordagem de conversação com seu conteúdo.

Preste muita atenção em como você se comunica com os clientes. Suas mensagens automáticas soam frias e rígidas ou calorosas e convidativas? Você não quer que suas mensagens pareçam impessoais ou sem emoção, pois isso pode afastar os leads. As pessoas querem sentir que estão interagindo com um ser humano, mesmo quando não estão.Ou seja, com o marketing conversacional, você pode fazer com que suas mensagens pareçam mais autênticas. 

10. Automação de marketing móvel

Uma das tendências de automação de marketing mais valiosas para 2023 é a automação de marketing móvel. Se você não estiver usando a automação de marketing móvel, estará perdendo uma oportunidade valiosa de envolver os leads onde eles gastam seu tempo.

Você sabia que 70% do tempo na Internet é gasto no celular? Ou que mais de 50% do tráfego da Internet vem do celular?

Como o uso móvel continua a crescer, você precisa de um plano para ajudá-lo a alcançar e envolver esses usuários móveis. A automação de marketing móvel permite que você colete informações sobre seus usuários móveis. Você pode obter informações como:

  • Localização;
  • Hábitos de navegação;
  • Tipo de dispositivo e mais.

Depois de coletar informações sobre seu público móvel, você pode começar a enviar conteúdo automatizado para eles. Algumas opções de automação incluem:

  • Atualizações por SMS/WhatsApp;
  • Notificações push do seu aplicativo;
  • Mensagens/cupons no aplicativo;
  • Pesquisas por SMS/WhatsApp e mais.

Essas opções permitem que você envolva seu público em seus dispositivos móveis e mantenha sua marca em destaque.

Se você quiser ficar por dentro do futuro da automação de marketing, crie uma estratégia que permita alcançar usuários móveis.

Coloque essas tendências de automação de marketing para 2023 para funcionar!

Se você deseja levar sua automação de marketing para o próximo nível, precisa aproveitar essas tendências de automação de marketing para 2023. Ao utilizar essas tendências, você verá os melhores resultados com suas campanhas este ano.

Sentindo-se sobrecarregado por todas essas tendências? A Performa Web pode te ajudar!  Em outras palavras, nós temos as ferramentas adequadas para que você possa ficar despreocupado de que tem uma equipe de especialistas cuidando e fazendo funcionar as suas estratégias de marketing digital da melhor forma. Entre em contato conosco on-line ou mande um WhatsApp para o (11) 3059-2950 para falar com a nossa equipe. 

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