Web Summit Lisboa 2023: os insights mais relevantes para o marketing digital

Web Summit Lisboa 2023

Web Summit Lisboa 2023: os insights mais relevantes para o marketing digital

O Web Summit Lisboa 2023 foi um grande sucesso e reuniu mais de 70.000 participantes de todo o mundo. O evento foi marcado por uma série de palestras, workshops e discussões sobre temas relacionados ao marketing, comunicação, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Para o marketing digital, o Web Summit Lisboa 2023 foi uma oportunidade de conhecer as tendências emergentes e as novas tecnologias que estão moldando o futuro do setor.

Neste post, vamos destacar os insights mais relevantes para o marketing digital que foram compartilhados no Web Summit Lisboa 2023. Confira! 

O que o Web Summit Lisboa falou sobre o Metaverso 

Primeiramente, vamos falar sobre o metaverso, um dos temas mais discutidos no Web Summit Lisboa 2023, onde especialistas de diversos setores compartilharam suas perspectivas sobre o futuro desta tecnologia.

O metaverso é uma realidade virtual imersiva que permite às pessoas se conectarem de novas maneiras e explorar novas possibilidades. Atualmente, ele não é apenas uma ideia, mas sim uma realidade que está sendo construída por empresas de todo o mundo e fazendo parte da rotina de diversos segmentos. 

Para o marketing digital, ele representa uma oportunidade de criar experiências mais envolventes e personalizadas para os clientes. As marcas podem usar o metaverso para criar lojas virtuais, eventos online, jogos e, sobretudo, para estar presentes em todas as etapas de compra dos consumidores.

Além disso, também foi abordado a importância do metaverso para a economia digital, pois acredita-se que essa nova realidade tem o potencial de gerar receita, criar novos negócios e oportunidades de emprego.

Do mesmo modo, também foi abordado a necessidade de construir um metaverso aberto e inclusivo. Especialistas apontaram que essa nova tecnologia deve ser acessível a todos, independentemente de sua localização, renda ou nível de conhecimento tecnológico. Assim, o potencial do metaverso em revolucionar a forma como nos comunicamos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos é gigantesco. 

Apesar disso, é necessário levar em conta que ele está em plena construção, passando por mudanças e melhoramentos. Ou seja, ainda há muito trabalho a ser feito para torná-lo uma realidade para todos. Por isso, é cedo para dizer como ele se desenvolverá, sendo uma tecnologia que vale a pena acompanhar.

A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para o marketing digital

A inteligência artificial (IA) foi outro tema discutido no Web Summit Lisboa 2023. Pessoas de diversas áreas compartilharam suas perspectivas sobre o futuro desta tecnologia, que está se desenvolvendo rapidamente e tem o potencial de impactar todos os aspectos de nossas vidas.

Um dos temas mais abordados foi a importância da IA para resolver os desafios globais, como, por exemplo, ser usada para abordar problemas como a mudança climática, a pobreza e a desigualdade. Além disso, também foi apontada a necessidade de garantir que a IA seja usada de forma responsável, para evitar que ela seja usada para fins maliciosos.

“A Inteligência Artificial será a eletricidade do século 21, tendo exatamente o mesmo papel que ela teve ao transformar radicalmente a estrutura de diferentes setores da economia e da sociedade”, afirmou o ministro da economia de Portugal António Costa Silva na abertura do Web Summit Lisboa 2023.

E o que foi bastante frisado é que a IA tem o potencial de revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos. Por exemplo, inteligências artificiais como ChatGPT e Bard já fazem parte do dia a dia de diversos setores, principalmente o marketing. Por isso, é importante que todos estejamos cientes dos benefícios e dos riscos desta tecnologia, para que possamos usá-la de forma responsável e ética.

Para entender melhor o tema, é importante assistir às palestras que aconteceram no Centre Stage do Web Summit. As gravações dos três primeiros dias de transmissão estão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube do evento.

A importância da personalização de conteúdos

Da mesma forma também foi falado sobre a personalização de conteúdos (pagos e orgânicos). De acordo com especialistas presentes no evento, os usuários ficam mais propensos a interagir com conteúdos que são relevantes para seus interesses e personalizados diretamente para eles. Por isso também ajuda a aumentar a conversão. A seguir, alguns exemplos de como a personalização está sendo usada hoje:

  • Empresas estão usando a personalização para recomendar produtos aos usuários com base em seus históricos de navegação e compras.
  • A personalização pode ser utilizada para direcionar anúncios aos usuários com base em seus interesses e comportamento.
  • As empresas estão usando a personalização para criar conteúdo personalizado para os usuários, como e-mails, newsletters e artigos.

Experiência do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa

A experiência do cliente (CX) é um fator cada vez mais importante para o sucesso das marcas. As marcas precisam garantir que seus clientes tenham uma experiência positiva, pois só assim será possível ter sucesso dentro do mercado atual tão competitivo. 

Durante o Web Summit Lisboa também foi destacado o fato de que o setor de CX é complexo e depende de diversos fatores para funcionar bem. Incluindo o tipo de produto ou serviço, atendimento ao cliente, marketing, comunicação, como também outros setores. 

Web Summit Lisboa 2023 supera expectativas e tem futuro promissor

O Web Summit Lisboa 2023 é considerado o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, e superou as expectativas, prometendo eventos futuros ainda melhores. Atualmente, Katherine Maher está na direção do Web Summit.

É essencial destacar que 43% dos participantes deste ano eram mulheres e mais de 38% também eram palestrantes. O evento também foi mais sensível às questões ambientais, com foco em práticas sustentáveis, e mais humano, apesar da presença de tecnologias como a inteligência artificial. O investidor Albert Wenger, da Union Squares Venture, falou:

“O que me deixa mais acordado à noite, mais do que a IA, é a crise climática. Qualquer um que esteja acompanhando os números em 2023 pode ver que eles estão literalmente fora dos gráficos. Se você olhar para os gráficos de temperatura oceânica, temperatura do ar, e olhar para os números de 1970 até esse ano, vai reparar que a curva está significativamente alta. E se você pegar a média disso é um desvio padrão, na verdade estamos entre três a cinco vezes acima do que deveríamos estar. A crise climática está experimentando uma aceleração extrema”,.

Sob a liderança da CEO Katherine Maher, o Web Summit está comprometido em promover um futuro mais inclusivo, sustentável e humano. O Web Summit Lisboa 2023 foi um evento marcante, que mostrou o potencial da tecnologia para transformar o mundo.

Conte com a Performa Web para se destacar no mercado digital 

Em suma, o Web Summit Lisboa 2023 foi um evento que trouxe insights importantes para o marketing digital. As marcas que estão atentas às tendências emergentes e às novas tecnologias estão bem posicionadas para ter sucesso no futuro.

Se você quer que sua empresa se destaque no mercado digital, aproveitando todas as oportunidades disponíveis e os insights do Web Summit Lisboa 2023, entre em contato com a Performa Web. Somos uma agência full service e contamos com profissionais capacitados para atender todas as demandas que a sua empresa precisar. Vamos, juntos, performar além das expectativas.