Bard, a ferramenta de IA do Google que pode ajudar a melhor a sua produtividade

Bard, a ferramenta de IA do Google que pode ajudar a melhor a sua produtividade

O Bard é um chatbot conversacional de inteligência artificial generativa desenvolvido pelo Google, baseado em grandes modelos de linguagem e lançado em beta no Brasil em 13 de julho de 2023. 

Como uma resposta ao ChatGPT, ele pode responder a perguntas de forma abrangente e informativa, mesmo que sejam desafiadoras ou estranhas. Além disso, também pode gerar textos, traduções, escrever diferentes tipos de conteúdos criativos e responder a comandos de voz.

Entretanto, vale ressaltar que a ferramenta ainda está em desenvolvimento e que está aprendendo com os feedbacks que os usuários passam e que sua versão em português é recente. Por isso, é importante ficar atento às respostas, ortografia, conceitos e outros detalhes que podem passar despercebidos para a ferramenta, mas que fazem a diferença para os seres humanos. 

“Vemos o Bard como uma ferramenta complementar ao buscador”, diz Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia do Google para Busca. O executivo reforçou que a novidade vem sendo desenvolvida em fases e que, apesar das muitas possibilidades, ainda é preciso ter cautela.

Diferenças entre o Bard do Google e o ChatGPT 

Apesar de semelhantes, o Bard e o ChatGPT não são exatamente iguais. A principal mudança é que o Bard pode gerar textos com informações atualizadas em tempo real, por ter como base o próprio Google. Já o ChatGPT tem uma base de dados até meados de 2021. 

Em outras palavras, o Bard é bem mais factual, enquanto o ChatGPT é mais generativo. Isso significa que o Bard é melhor em fornecer informações precisas e relevantes, enquanto o ChatGPT é melhor em criar formatos de texto criativos, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc.

Outro ponto importante é que o ChatGPT é mais como gerador de conteúdo avançado, que responde a comandos de acordo com o que é escrito. Já o Bard tem a capacidade de compreender assuntos mais complexos, tornando a conversa mais fluida e humanizada. 

Finalmente, o Bard do Google ainda está em desenvolvimento, enquanto o ChatGPT está disponível publicamente há mais tempo. Isso significa que o Bard ainda não é tão maduro quanto o ChatGPT, mas está constantemente sendo aprimorado.

Bard do Google inteligência artificial igual ao ChatGPT
Imagem de Alexandra_Koch por Pixabay


O futuro do marketing digital com o auxílio do Bard

Como falado anteriormente, o Bard do Google é um recurso de inteligência artificial que auxilia na geração de textos. Sua adaptação para o português pode ser uma excelente notícia para profissionais de marketing digital, pois pode diminuir o tempo gasto na produção e aumentar a produtividade das equipes. Em outras palavras, o marketing digital ganha mais um aliado poderoso. Além disso, ele também pode:

  • Oferecer dicas para iniciar uma atividade
  • Sugerir códigos de programação 
  • Ler respostas em voz alta;

Isso sem falar que o Bard do Google também tem a possibilidade de fixar e renomear conversas do histórico; exportar códigos para mais locais; compartilhar as respostas com amigos; e integração ao Google Lens para uso de imagens para executar comandos.

À medida que a tecnologia avança, é provável que o Bard se torne ainda mais sofisticado, oferecendo recursos adicionais e se adaptando às novas demandas do mercado, principalmente as do marketing digital. 

 

Dificuldades e pontos de atenção do Bard

Embora essa ferramenta seja poderosa, existem algumas dificuldades e pontos de atenção a serem considerados. Um dos principais pontos é que o Bard ainda está em desenvolvimento, então podem (e irão) acontecer diversos erros. Por isso, vale atentar-se à ortografia, definições e conceitos mais específicos. Também é importante garantir que o tom de voz utilizado pela ferramenta seja adequado ao tom de voz dos negócios e mais além, coerente com o que a marca em questão preza. 

Outro aspecto a ser observado é a necessidade de atualização constante. Como a linguagem está em constante evolução, a ferramenta pode não seguir tudo da melhor forma. 

O mais importante é usar a ferramenta com sabedoria para usar tudo de bom que ela tem a oferecer. Entretanto, atente-se para não deixar de lado o fato seres humanos: colocar-se no lugar do outro, de pensar na coletividade, de raciocinar, etc. 

 

Como utilizar o Bard

Para usar o Bard no Brasil e em português, basta fazer assim:

  1. Acesse bard.google.com;
  2. Faça login com a sua conta Google;
  3. Digite comandos na tela de prompt (em português, se preferir) para a inteligência artificial executar.