Threads: tudo o que você precisa saber sobre a plataforma do Mark Zuckerberg

Imagem de divulgação do Threads, aplicativo do Instagram/Meta que rivaliza com o Twitter - Imagem: Threads/Meta/Google Play

Threads: tudo o que você precisa saber sobre a plataforma do Mark Zuckerberg

Nos últimos anos, a Meta tem se consolidado como uma das gigantes da tecnologia, adquirindo diversas empresas e lançando produtos inovadores. Recentemente, eles lançaram a Threads, uma nova plataforma que se assemelha bastante ao Twitter, de Elon Musk. Em poucas horas, a plataforma se transformou no aplicativo mais baixado dos últimos tempos. 

Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a Performa Web está atenta às novas tendências e traz para você as principais informações sobre essa nova plataforma. 

 

O que é a Threads e como ela funciona

A Threads é uma nova plataforma desenvolvida pela Meta e que se assemelha a uma mistura entre as redes sociais e os fóruns de discussão. Ela tem o funcionamento bem semelhante ao Twitter, seu concorrente direto, e os usuários podem compartilhar textos de até 500 caracteres, além de fotos e vídeos. 

Apesar do sucesso dos primeiros dias, existem alguns pontos que os usuários precisam levar em conta ao baixar a rede social, principalmente no que diz respeito à privacidade e compartilhamento de dados. 

Isso porque para poder utilizar a Threads é necessário ter um perfil no Instagram e as duas plataformas estão completamente vinculadas, incluindo os dados dos usuários. Isso pode ser uma desvantagem da plataforma, pois se você experimentar o Threads e quiser descontinuar o uso, terá que excluir também a sua conta do Instagram ou apenas desativar o Threads (sem excluir).

 

Privacidade e o compartilhamento de dados 

Como mencionado anteriormente, os usuários da Threads precisam tomar cuidado com a questão da privacidade. Isso porque a rede social está na mira da Agência Nacional de Proteção de Dados no Brasil (ANPD), entidade que fiscaliza o cumprimento de leis relacionadas ao uso de dados pessoais de cidadãos brasileiros por organizações não governamentais, institutos e empresas (públicas e privadas).

A nova rede social captura informações de saúde e bem-estar, compras, informações financeiras, localização, contatos, buscas e conteúdo gerado pelo usuário (CGU) das outras plataformas da Meta, principalmente Instagram. 

De acordo com a Meta, essas informações são usadas para implementar melhorias nos serviços comerciais, como publicidade. Não existem, contudo, maiores especificações sobre o uso dos dados acessados, o que viola os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, caso você se sinta desconfortável com esse tipo de compartilhamento, o mais indicado é evitar criar uma conta na rede social.

 

Comparação com o Twitter: Onde a Threads se destaca?

O que mais despertou o interesse do público para essa nova rede social foi a sua comparação com o Twitter. Embora ambas as plataformas compartilhem alguns recursos, como a possibilidade de seguir perfis e receber atualizações em tempo real, o Threads vai além disso.

Uma das diferenças da nova plataforma é que entre o conteúdo publicado por quem você segue, também é possível ver conteúdo personalizado de acordo com o que você consome nas outras redes sociais da Meta.  

Outra vantagem é a integração com o restante do ecossistema da Meta, permitindo que os usuários compartilhem facilmente o conteúdo de outras plataformas do grupo, como o Facebook e o Instagram. Essa integração pode abrir novas possibilidades para as estratégias de marketing digital, alcançando um público mais amplo. Entretanto, como falando anteriormente, é importante se atentar a LGPD para não cometer nenhum crime. 

Apesar disso, nos últimos dias o Threads tem perdido o fôlego e tem enfrentado uma queda de usuários ativos e engajados. Dados de uma reportagem do jornal The Wall Street Journal, o engajamento da plataforma caiu 70% na comparação com o pico registrado em 7 de julho. Isso sem falar que o tempo médio de permanência caiu de 19 para 4 minutos em média. 

A Meta, em declaração ao The Wall Street Journal, antecipou um declínio no crescimento após atingir 100 milhões de usuários inscritos no Threads. No entanto, a empresa assegurou que não está preocupada com essa queda e está focada em lançar novos recursos para aprimorar a plataforma.

Logo nos primeiros dias após o lançamento do Threads nas lojas de aplicativos para Android e iOS, o aplicativo impressionou com sua rápida adesão, impulsionado principalmente pela integração ao Instagram. A impressionante marca de 100 milhões de usuários foi alcançada apenas em 5 dias após o lançamento.

 

Adaptação do Marketing Digital à Threads

Com o lançamento da Threads, o marketing digital enfrentará novos desafios e oportunidades. A plataforma pode se tornar um espaço privilegiado para que as marcas se conectem diretamente com seu público-alvo e entendam melhor suas necessidades e emoções.

A criação de conteúdo relevante e a participação em discussões pertinentes podem fortalecer a presença da marca na Threads, estabelecendo-a como uma autoridade em seu segmento. Além disso, a integração com outras plataformas do grupo Meta possibilita a expansão do alcance das estratégias de marketing.

É fundamental que as marcas estejam atentas à moderação e ao tom de voz na Threads, mantendo uma postura ética e respeitosa para evitar possíveis exposições e danos à sua imagem.

A Performa Web, com sua experiência em marketing digital, está preparada para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo as oportunidades da Threads e alcançarem o sucesso nessa nova era do marketing digital. Entre em contato e saiba mais!