5 erros para evitar nas vendas pelo WhatsApp Business

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5 erros para evitar nas vendas pelo WhatsApp Business

No cenário dinâmico atual, as vendas pelo WhatsApp Business surgiu como uma ferramenta essencial para tornar as empresas mais próximas de seus clientes de maneira rápida, direta e eficaz. Afinal, o WhatsApp Business é reconhecido pela facilidade de uso e custos operacionais baixos.

Um relatório do We Are Social de 2023 relata que 93,4% dos brasileiros têm uma conta no aplicativo e que passam, em média, 28 horas mensais no app. Além disso, as estimativas também apontam que este é o aplicativo mais amado entre o público nacional, sendo o primeiro do ranking também no quesito “tempo mensal de uso”. Estas estatísticas mostram o quanto é importante investir na plataforma e usar todos os benefícios que ela oferece. 

Por isso, desenvolvemos este artigo para discutir os erros a serem evitados ao empregar o WhatsApp Business na interação com clientes e prospects. Acompanhe!

 

O que é o WhatsApp Business? 

Primeiramente, é importante saber que o WhatsApp Business é uma versão exclusiva para negócios do WhatsApp. Ele é gratuito e foi cuidadosamente desenvolvido para atender às necessidades das empresas e otimizar as interações com os clientes e leads, através de um canal oficial, que é o aplicativo mais utilizado do Brasil. 

O aplicativo oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens, além de ter os mesmos recursos e o visual do WhatsApp normal. Através dele também é possível ter 

  • Perfil comercial, para exibir informações importantes, como o endereço, o e-mail e o site da empresa.
  • Etiquetas, para organizar e encontrar facilmente suas conversas e mensagens.
  • Ferramentas de mensagem, para responder rapidamente às mensagens de clientes.
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Foto de Christian Wiediger na Unsplash

Quais os principais erros ao fazer vendas pelo WhatsApp Business?

Agora que já explicamos o que é e como funciona o WhatsApp Business, vamos ao que interessa: o que não fazer ao utilizá-lo na sua estratégia de vendas. É importante ter atenção, pois são ações que muitas vezes passam despercebidas pela empresa, mas não pelo cliente e o lead que está interagindo com a marca. Dito isso, vamos lá!

Erro 1 – Mensagens Não Personalizadas

Um dos erros mais frequentes é enviar mensagens genéricas e não personalizadas para os clientes. Visto que clientes valorizam abordagens personalizadas que demonstrem conhecimento de suas preferências e necessidades. 

Ao utilizar dados anteriores de interações ou compras, você pode criar mensagens direcionadas e relevantes, aumentando a probabilidade de engajamento e conversão. Caso contrário, as suas mensagens podem te fazer perder vendas. 

 

Erro 2 – Chatbots muito longos 

Como falado anteriormente, a abordagem de comunicação para vendas pelo WhatsApp Business foi feita para ser rápida e direta. Afinal, as pessoas não querem desperdiçar tempo, muito menos na hora de comprar.

Sendo assim, é claro que é  um erro ter um chabot de mensagens automáticas longo, onde o usuário tenha que selecionar diversas opções antes de ser atendido. Esse excesso de etapas irrelevantes só atrapalha e faz com que a comunicação com a sua marca seja vista como burocrática e cheia de entraves. 

 

Erro 3 – Excesso de Mensagens e Spam 

É tentador enviar várias mensagens na esperança de capturar a atenção do cliente, porém, isso pode rapidamente levar ao incômodo e à percepção de spam. Para evitar essa armadilha, seja assertivo na hora de falar com os seus leads. Tente entender se ele realmente está interessado em conversar com você e comprar seus serviços e/ou produtos. 

 Além disso, tente sempre obter a autorização de envio das mensagens para não infringir a Lei Geral de Proteção de Dados. 

 

Erro 4 – Ignorar Feedback e Interação 

O WhatsApp Business proporciona uma oportunidade única de interação direta com os clientes e ignorar essa interação é um erro grave. E pior ainda é quando o feedback acontece e é ignorado. 

O nosso conselho é que você ouça atentamente e adapte suas abordagens conforme necessário, reforçando a conexão com os clientes e demonstrando que suas opiniões são valorizadas. Além disso, responda rapidamente a interação com o cliente para passar confiança e credibilidade. 

 

Erro 5 – Falta de Acompanhamento Pós-Venda

Após uma venda bem-sucedida, não encerre a comunicação. A ausência de acompanhamento pós-venda é um erro que pode custar a fidelização do cliente. Aposte em mensagens de agradecimento e acompanhamento. Solicite feedback sobre a experiência de compra e esteja disposto a resolver quaisquer problemas que possam surgir. Isso demonstra seu compromisso com a satisfação do cliente e cria uma base sólida para futuras interações.

O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para impulsionar suas vendas, desde que seja usado com sabedoria. Ao evitar os erros comuns mencionados acima, você está um passo mais próximo de criar conexões duradouras com seus clientes e melhorar suas taxas de conversão. 

Lembre-se, a chave está na personalização, interação genuína e aproveitamento adequado dos recursos disponíveis. Então, mãos à obra – alavanque suas vendas no WhatsApp Business e colha os frutos de uma estratégia bem executada!

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