Dicas para otimizar uma campanha de remarketing

Dicas Para Otimizar Uma Campanha De Remarketing

Dicas para otimizar uma campanha de remarketing

Antes de falar sobre “Dicas para otimizar uma campanha de remarketing” é importante que você entenda sobre taxa de conversão, que nada mais é, do que a relação das pessoas que entram em seu site, das que compram algo dele.
A média da taxa de conversão do Brasil é de 1%, de maneira que a cada cem pessoas, apenas uma vai comprar algo na primeira visita ao seu site. Isso significa que 99% das pessoas não irão comprar seus produtos na primeira visita. Mesmo se você estiver oferecendo as melhores condições de preço e pagamento, é bem possível que o seu consumidor desista na etapa do carrinho, o que é bem comum.
A campanha de remarketing tem como propósito atrair novamente as 99% das visitas que deixaram o seu site. O intuito é estimular e promover o real interesse na compra do seu produto ou serviço. Sabemos que existem inúmeros motivos para fazer uma pessoa desistir de uma compra. Entre os mais comuns estão:

  • Não encontrou o que de fato queira;
  • Foi interrompido no momento do checkout;
  • Desistiu;
  • E fatores que fogem do nosso controle.

Quando você não  investe em estratégias de remarketing, existe um grande risco de você perder um consumidor em potencial. Basicamente, ela consiste em trabalhar com um público segmentado e com muita afinidade com a sua marca e aumenta de maneira considerável as chances de conversão.

O que é remarketing?

Se trata de gerar um novo impacto as pessoas que já visitaram sua loja, que já tinham sido impactadas antes por alguma ação.
Em algum momento essa pessoa teve interesse no seu produto ou serviço  porém, desistiu no momento de efetuar a compra. Essa repescagem visa a concretização da ação, por meio de uma nova propaganda voltada especificamente para essas pessoas que já conhecem seu negócio.
As campanhas de remarketing trazem de volta uma boa parte dos clientes, e normalmente possuem menores esforços e  investimentos do que as campanhas comuns, pois, garantem o aumento no faturamento.
Esse investimento possui um motivo, segundo dados Google  apenas 3% dos visitantes de uma loja virtual compram de imediato, sem nenhuma resistência.
A maioria das pessoas chega até a página da compra, porém, abandonam o carrinho, desistindo naquele momento da compra, a campanha de remarketing possui o objetivo de resgatar esse cliente para o fechamento da venda.

Como fazer remarketing?

Às duas redes de anúncio mais conhecidas são o Google Ads e o Facebook Analitcys, podendo ser ativada dentro do Google, através da instalação do pix, após essa ação seu site passa a ser monitorado.
O próximo passo é segmentar o público da campanha de remarketing.
Você pode selecionar os clientes que realizaram determinada ação, como quem abandonou o carrinho, por exemplo.
É importante que você passe o maior número possível de informações para ter uma campanha assertiva.
O ideal é investir em ações de remarketing no intervalo de 14 dias, quando o público ainda está ativo e lembrando da sua empresa. Dependendo do serviço ou produto oferecido investir em prazos maiores pode não fazer sentido.
Busque sempre manter a lista dos seus produtos atualizados, para que não ocorra nenhum erro, como falta de produto ou preços diferentes do anunciado.

Conheça as 3 estratégias de campanha de remarketing mais utilizadas

1 – Assistência de conversão

Campanhas de depoimentos, lembretes, distribuição de conteúdo.

2-  Tempo de conversão

Ações imediatas aproveitando o interesse no produto ou serviço. Quanto antes você entrar em contato com seu lead, melhor será o resultado.

3 – Criar uma base todo o dia

Todos os dias tenha novos públicos de remarketing, diariamente você deve criar conteúdo do seu produto ou serviço para atrair novas pessoas e criar novas campanhas.

Objetivos das campanhas de remarketing

 Campanhas de conversão

Uma conversão é uma venda ou um lead, neste caso você vai criar uma campanha de aquisição por pessoas que já conhecem seu produto ou serviço. A métrica principal é CPA- Custo por aquisição.

 Campanha de aquecimento

Você utiliza de vídeos que falam sobre o que você está oferecendo, a ideia é apresentar de maneira mais detalhada seu produto ou serviço, aquecendo o público, a métrica utilizada é CPV- Custo por visualização.

Lembrete!

São aqueles vídeos de 15 segundos, os quais as pessoas não podem pular, ou vídeos mais longos, sempre com a intenção de lembrar algo, seja de uma live ou de uma oferta especial. A métrica utilizada é CPM –Custo por mil impressões.

O que evitar em uma campanha de remarketing

Você não vai precisar realizar remarketing com todas as pessoas que entraram em seu site, pois, nem todas as pessoas que visualizam seu site possuem um interesse real de compra. Para que você compreenda quem são os usuários com potencial para virar cliente, você pode criar algumas marcações em sua página que te ajude a separar e qualificar os seus contatos, de acordo com o nível de interesse. Se você tem um e-commerce, por exemplo, existem algumas páginas estratégicas no seu site. Então caso a pessoa não tenha avançado para a área de checkout você pode estudar maneiras de atraí-la novamente para completar a jornada de compra.
As campanhas de remarketing precisam ser bem planejadas e estar alinhadas com toda a estratégia de marketing da sua empresa. Mais do que avaliar a intenção de compra, você precisa entender se o usuário está mesmo inserido na segmentação de interesse da sua marca.
Outro ponto importante é lembrar que remarketing não se trata de insistência, mas de uma conversão, ou seja, você deve convencer a pessoa a comprar de você sem ser invasivo.
Um erro comum é tentar estender uma relação que já esfriou. Enviar e-mails por um período longo de tempo, pode inclusive atrapalhar os seus resultados de engajamento e performance.
Esteja atento a quanto tempo em média as pessoas voltam a comprar após saírem do site, ou seja, o tempo entre o primeiro contato e a compra, sendo esse o período que deve durar a campanha de remarketing.
Vale importante considerar que esse tempo pode variar de acordo com cada negócio.
Durante a campanha você pode apresentar vários conteúdos, até que a pessoa engaje e realize a compra.
Pessoas que apenas chegam no site, porém, não clicam em nada, não são pessoas interessantes para se investir em campanhas de remarketing.
Outra maneira de trabalhar o remarketing é com o branding, onde ocorre apenas o fortalecimento da marca, não deixando que o cliente se esqueça de você.

Conclusão

Um remarketing bem feito deixa a pessoa sem ação, considerando também que o custo de uma campanha de remarketing é bem menor, quando comparado ao custo de aquisição de um novo cliente.
Dois erros comuns é não fazer remarketing ou fazer apenas remarketing, é necessário um equilíbrio entre essas duas ações.
É importante manter os anúncios rodando e de maneira paralela trabalhar o remarketing, dessa maneira você sempre terá vendas.
Busque realizar campanhas diferentes, como descontos, brindes, apresentar outras opções similares, entre outras ações em suas campanhas de remarketing.

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