Estratégia de marketing omnichannel para iniciantes: o que você precisa saber para começar

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Estratégia de marketing omnichannel para iniciantes: o que você precisa saber para começar

Você quer lançar uma estratégia de marketing omnichannel mas não sabe por onde começar? 

Neste artigo, você poderá aprender mais sobre como uma estratégia de marketing omnichannel funciona: o que é, seus benefícios e como começar.

Então, vamos começar com a definição, confira: 

 

O que é marketing omnichannel?

O marketing omnichannel, ou omnicanal, significa que a sua empresa está utilizando diferentes canais de marketing para criar uma experiência de marca perfeita e completa para os seus clientes.

O comportamento do consumidor molda essa estratégia porque ela depende de como eles interagem com o seu negócio. A abordagem omnichannel opera sob a ideia de que, quando as pessoas desejam fazer uma compra, seja para um produto ou serviço, elas usarão vários canais online e off-line antes de tomar sua decisão. 

Ou seja, a sua empresa precisa encontrar as pessoas onde quer que estejam online para ter sucesso com esse tipo de campanha.

 

Marketing Multicanal x Marketing Omnichannel 

Agora você pode estar pensando que o marketing omnichannel é uma versão mais complexa do marketing multicanal, que se concentra em alcançar as pessoas por meio de vários canais online, como mídias sociais, e-mail, anúncios e outras formas de comunicação.

Entretanto, usando uma abordagem multicanal, você normalmente compartilha a mesma mensagem em seus canais de marketing com a esperança de que alguém tome uma ação específica. 

Por exemplo, se você deseja aumentar a participação em sua nova aula de Yoga, você irá compartilhar as informações das próximas aulas nas mídias sociais, na newsletter, no seu site e nos anúncios.

O marketing omnichannel também envolve vários canais online. Mas a complexidade aparecerá quando você tentar encontrar pessoas em diferentes estágios de suas jornadas, em vários locais online, com mensagens personalizadas para cada canal de marketing.

Em vez de compartilhar a mesma mensagem em todos os lugares, você deve usar seus canais de marketing para orientar as pessoas em uma jornada até sua empresa. Promover sua aula de Yoga com uma abordagem omnichannel ainda usaria uma variedade de canais, mas em vez de compartilhar uma atualização geral sobre a aula, você personaliza seu conteúdo para diferentes pontos de venda.

Primeiramente, você deve atualizar seu site e publicar nas redes sociais que tem uma nova turma. Depois alcança pessoas que já frequentaram aulas com um anúncio em vídeo explicando os benefícios da sua nova aula. E, finalmente, envia a esses alunos atuais e antigos um código de desconto por e-mail. Então, alguns dias antes de sua nova aula, você envia uma atualização por SMS / WhatsApp perguntando aos inscritos se eles estarão presentes.

Quer mais exemplos de marketing omnichannel? Continue lendo.

Exemplo de marketing omnichannel

Você não precisa de um aplicativo sofisticado ou tecnologia cara para ter uma presença omnicanal. Digamos que você ofereça serviços de reforma de casas. Então, o seu site tem um formulário para que as pessoas entrem em contato e, quando preenchem o formulário, especificam o motivo pelo qual precisam de seus serviços por meio de uma lista dropdown.

Depois de preencher o formulário, elas recebem um texto agradecendo pelas informações do projeto e compartilhando um cronograma de quando podem esperar uma resposta. 

Em seguida, você usa a automação para enviar um e-mail sobre o que elas devem saber antes da reunião e como fazer um orçamento para o projeto específico que elas definiram no formulário de contato.

Durante a reunião, você encaminha um documento que contém um código QR com link para um vídeo sobre como preparar a casa para a reforma.

Depois que o trabalho estiver concluído, você envia seus boletins regulares por e-mail para o cliente e, ocasionalmente, envia um anúncio sobre uma promoção especial que eles podem achar interessante.

Em outras palavras, são vários canais, vários tipos de comunicações, mas tudo bem alinhado com o que você deseja passar para os clientes. 

 

Por que usar o marketing omnichannel?

O marketing omnichannel ajuda a proteger sua empresa das constantes mudanças no mundo do marketing digital. Em outras palavras, como você usa vários canais para alcançar seu público, não depende de uma plataforma específica para ter sucesso. 

Por exemplo, se o sucesso do marketing da empresa depender inteiramente do retargeting para seu público por meio das mídias sociais, uma grande mudança tal como se livrar de cookies de terceiros (o que – vou lembrá-lo – é uma coisa que realmente está acontecendo) impactaria sua estratégia muito negativamente.

Ou seja, é mais fácil diminuir os riscos se você tiver outros meios para alcançar seu público.

Quase 70% dos clientes contam com uma variedade de canais para fazer apenas uma transação, de acordo com a Salesforce. Uma estratégia de marketing omnichannel significa que sua empresa pode usar esses canais para encontrar as pessoas no processo de compra e levá-las a uma aquisição.

E como o marketing omnichannel se concentra no cliente e em como ele usa a Internet, você pode lhe oferecer uma experiência melhor. Excelentes experiências do cliente levam a clientes mais felizes e leais.  

Para ter uma estratégia omnichannel de sucesso, você precisa conhecer bem o seu público e como eles vão de fãs da empresa a clientes recorrentes. Os insights que você obtiver ao mergulhar nas jornadas de seus clientes podem ajudá-lo a atender às suas expectativas já existentes e enriquecer suas campanhas de marketing em geral.

A Salesforce também disse que mais de 65% dos clientes chegam a uma empresa esperando que ela entenda as necessidades e expectativas que eles têm. Você certamente terá uma sólida compreensão de seus clientes depois de criar sua estratégia de marketing omnicanal.

Em resumo: uma abordagem omnichannel ajuda você a antecipar melhor as necessidades de seus clientes, criar fidelidade e potencialmente aumentar suas vendas.

Como dar início a uma campanha de marketing omnichannel

Compreender seus clientes e os seus meios de contato continua a ser uma grande parte de seus esforços omnichannel. Portanto, descobrir os canais que eles usam e onde eles interagem com você é fundamental para o seu sucesso.

Caso você use uma plataforma de dados própria, como CRM ou CDP, você já tem um ótimo lugar para analisar a jornada do seu cliente. 

Por outro lado, se você usa uma ferramenta de análise no site, poderá visualizar diferentes métricas sobre como as pessoas chegam a ele e suas interações. 

Você também pode perguntar aos seus clientes antigos ou atuais como eles o encontraram e as etapas que eles seguiram para fazer uma compra. Não precisa ser algo super complicado.

Vale mencionar que você não deve querer fazer mais do que pode dar conta. Você deve estar nos canais que seus clientes usam, mas apenas se tiver os recursos para isso. Concentrar sua energia em 3-4 canais é muito mais eficaz (e menos estressante do que) lutar para acompanhar 7.

Depois de entender onde seus clientes gastam seu tempo on-line, você pode descobrir como atender às necessidades e expectativas deles. 

Identifique os pontos problemáticos pesquisando as consultas que levam as pessoas às suas páginas com uma ferramenta como o Google Search Console, Ahrefs ou Semrush

Não se esqueça de ficar de olho na sua buyer persona e nas suas campanhas. Você pode ter errado um pouco o alvo com seu conteúdo ou seu público pode ter mudado à medida que cresceu. A melhor parte do marketing digital é que você pode fazer atualizações rapidamente com base em seus dados.

E, claro, conte com a Performa Web para te ajudar com o seu marketing digital.

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