SEO Internacional: Como otimizar seu site para outros países

SEO Internacional

SEO Internacional: Como otimizar seu site para outros países

Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta fundamental para ajudar sua marca a alcançar a primeira página dos resultados dos sites de busca. Além de, idealmente, subir até as 5 primeiras posições de sua palavra-chave principal. E quando falamos em SEO Internacional muitos questionamentos podem surgir. 

A ressalva aqui é que as práticas de SEO atuais podem não se traduzir e, em alguns casos, podem até prejudicar sua marca em outros países. 

Melhore seu site com um SEO Internacional eficaz. Comece realizando esta auditoria. 

Para evitar essa armadilha potencial, uma estratégia robusta de SEO internacional é fundamental. Aqui está o que você precisa saber sobre o que é, como funciona, como isso o beneficiará e quais passos você pode seguir para criar um plano eficaz.

Estratégia de SEO Internacional

Uma estratégia de SEO internacional é uma combinação de políticas, processos e práticas que sua marca usa para otimizar o conteúdo de pesquisa para outros países. 

O objetivo dessa tática é fazer com que seja mais fácil para mecanismos de pesquisa identificarem onde estão localizadas suas operações comerciais e quais idiomas você suporta.

Estratégias eficazes se aproveitam de uma combinação de dados geográficos e de idioma para desenvolver planos de SEO que geram um ROI confiável. Uma forte estratégia internacional ajudará sua empresa a alcançar novos mercados e multiplicar a receita.

O que o SEO internacional faz pelos sites das empresas?

Uma estratégia internacional de SEO para sites se concentra na criação de conteúdo aplicável aos mercados locais, bem como no desenvolvimento de uma estrutura de site que facilite para que mecanismos de pesquisa encontrem e veiculem as páginas certas para os usuários certos no momento ideal..

Considere uma empresa que venda persianas nos Estados Unidos e esteja se expandindo para o Canadá. Primeiro, você deve garantir que os clientes canadenses sejam enviados para as páginas certas de seu site — páginas que contenham informações sobre locais canadenses, tempos de envio canadenses, e taxas e custos em CAD.

Você precisará de uma estrutura de site que inclua páginas dos EUA e do Canadá, e que capte dados suficientes das solicitações de pesquisa dos usuários e os direcionem para a página certa.

A sua empresa precisa de uma estratégia internacional de SEO?

Depende.

Se a sua empresa não tem planos de expandir para além dos seus mercados locais – como sua cidade ou estado atual – o SEO internacional provavelmente não vale o tempo e os recursos necessários. Na verdade, o SEO internacional pode sair pela culatra se sua empresa for totalmente local. Os clientes que acessam páginas internacionais não ficarão felizes quando descobrirem que você atende a uma área geográfica muito pequena.

Por outro lado, caso deseje expandir o negócio para além das fronteiras de seu país, vale a pena investir em SEO internacional. Dado o grande número de empresas competindo no cenário global e o crescente desafio de classificar palavras-chave altamente relevantes, uma estratégia abrangente é fundamental.

SEO internacional vs SEO local

SEO Internacional
Foto de Myriam Jessier no Unsplash

A maior diferença entre SEO local e o internacional é a escala. Enquanto o SEO local é focado em palavras-chave e públicos-alvo dentro de uma área geográfica restrita, o SEO internacional tem como alvo públicos em diversas regiões geográficas.

Existem quatro diferenciais principais entre SEO local e SEO internacional:

  • Custo: Devido à sua escala e escopo, os esforços internacionais de SEO têm custos significativos.
  • Conteúdo: para garantir alcance internacional, você precisará criar muito mais conteúdo do que faria para uma estratégia de SEO local.
  • Captura: SEO internacional expande o mercado-alvo que você está tentando capturar, o que exige uma pesquisa aprofundada para garantir que sua marca esteja alinhada às expectativas do cliente.
  • Concorrência: A concorrência por palavras-chave e clientes é muito maior para os esforços internacionais de SEO. Em vez de simplesmente competir com outras empresas na mesma esfera de influência local, você pode enfrentar corporações multinacionais.

Perguntas a serem feitas sobre SEO internacional

Não sabe como fazer seus esforços internacionais de SEO decolarem? Comece com essas perguntas.

  • Para onde você está indo?
  • Você deve segmentar o idioma ou o país?
  • Quais fatores de localização são mais importantes?
  • Como você pode construir links locais?
  • As redes sociais importam?
  • As palavras-chave atuais são boas o suficiente?
  • Você tem as ferramentas e o talento certos?

1. Para onde você está indo?

Dependendo da parte do mundo que você está segmentando, sua abordagem de SEO internacional mudará. Por exemplo, se você estiver indo para a China, o mecanismo de busca mais popular é o Baidu. Cada um desses mecanismos tem sua própria abordagem de SEO, o que significa que vale a pena fazer sua pesquisa para descobrir o que mais importa para os rankings.

2. Você deve segmentar o idioma ou o país?

Esta é uma pergunta comum de SEO internacional: você está mais bem servido segmentando um idioma ou um país específico? A resposta depende dos seus objetivos. Se você deseja atrair um público amplo, independentemente de onde ele mora, a otimização do idioma pode ser a resposta. Se você deseja aumentar o reconhecimento da marca em uma parte específica do mundo, opte pelo SEO baseado no país.

3. Quais fatores de localização são mais importantes?

Localização é o processo de otimizar seu site e conteúdo para refletir o idioma e a cultura local. Dois dos fatores mais importantes aqui são a precisão e o uso comum. 

Primeiro, é fundamental garantir que as traduções de quaisquer palavras-chave ou slogans sejam precisas — traduções diretas podem deixar sua marca e serviços abertos a interpretações errôneas.

O uso comum é outra preocupação. As palavras e frases usadas para descrever sua empresa e o que ela faz podem não ser as mesmas em outros idiomas, mesmo que a tradução literal das palavras dê essa impressão. Descubra quais palavras os locais usam para descrever seus produtos e serviços para usá-las. 

4. Como você pode construir links locais?

Construir links locais para o seu site também ajuda no SEO internacional. Aqui, é uma boa ideia escrever artigos para blogs locais, obter uma menção patrocinada em sites que oferecem conselhos ou informações úteis, conectar-se com influenciadores locais em mídias sociais e patrocinar eventos locais.

5. As redes sociais importam?

Embora o Google tenha declarado expressamente que as mídias sociais não influenciam os rankings internacionais de SEO, você pode aumentar o reconhecimento da marca e as conexões com influenciadores locais através de uma forte presença nas mídias sociais.

6. As palavras-chave atuais são boas o suficiente?

Embora suas palavras-chave atuais possam ajudá-lo a se classificar entre o top 5 localmente, o grande número de empresas que competem por essas palavras-chave nos mercados globais significa que você precisa dar uma olhada em quem está usando essas palavras-chave, onde elas estão classificadas e se outras palavras-chave semelhantes podem gerar melhores resultados.

7. Você tem as ferramentas e o talento certos?

Finalmente, considere se isso é algo que você pode assumir ou se é melhor contratar uma empresa internacional experiente em SEO.

SEO internacional
Foto de Damian Zaleski no Unsplash

Fatores que afetam o SEO internacional

Vários fatores afetam o SEO internacional, incluindo:

Avaliações

Avaliações de clientes em seu site ou em sites de avaliações locais podem impactar positiva ou negativamente seus esforços de SEO. Melhores avaliações significam melhor conexão com sua palavra-chave principal, aumentando sua visibilidade.

Capacidade de resposta em dispositivos móveis

A capacidade de resposta do seu site em dispositivos móveis também é importante para as classificações gerais de pesquisa. Como resultado, vale a pena encontrar uma rede de entrega de conteúdo (CDN) capaz de fornecer uma experiência de site de primeira linha, não importa onde os usuários estejam no mundo.

Conta Google Meu Negócio

Sua conta no Google Meu Negócio pode ajudar a impulsionar seus esforços de SEO, desde que você se certifique de atualizar onde sua empresa está operando. Isso funciona como um ponto de partida para o Google buscar metadados geográficos e de idioma em seu site.

Criação de links

Quanto mais links para seu site vindo de fontes internacionais, melhor. Como mencionado acima, é uma boa ideia escrever para blogs locais ou conectar-se com influenciadores para apontar links para seu site.

Como desenvolver uma estratégia internacional de SEO

Pronto para desenvolver sua estratégia internacional de SEO? Começa aqui.

1. Decida onde e quem você irá segmentar.

Primeiro, escolha seu mercado-alvo e público-alvo. Por exemplo, você pode decidir atingir o mercado maior de um outro país e, em seguida, aprimorar um subconjunto desse mercado que tenha os meios e os motivos para comprar seu produto. Quanto mais focadas suas decisões em “onde” e “quem”, melhores serão seus resultados.

2. Determine se você vai contratar uma agência internacional de SEO.

Você quer fazer o trabalho pesado do SEO internacional sozinho ou terceirizar esse esforço? Há vantagens para ambos – você conhece sua marca melhor do que ninguém, mas os especialistas em SEO são hábeis em entender os costumes e preferências locais e criar uma estratégia que combine.

3. Conduza pesquisas internacionais de palavras-chave.

Palavras-chave que funcionam para você localmente podem não funcionar no exterior. Isso pode estar simplesmente relacionado ao volume de palavras-chave ou pode estar vinculado a como os clientes em seu mercado-alvo se referem à sua empresa.

Por exemplo, os “trial layers” nos Estados Unidos são conhecidos como “barristers” no Reino Unido – se você é um escritório de advocacia que deseja expandir suas operações, essa é uma diferença crítica de palavra-chave.

4. Escolha a estrutura de domínio internacional correta.

A estrutura de domínio do seu site torna mais fácil (ou mais difícil) para os visitantes e mecanismos de pesquisa encontrarem seu conteúdo. As diferentes opções incluem:

ccTLDs

Domínios de primeiro nível com código de país (ccTLDs): são domínios de duas letras atribuídos a países específicos. Por exemplo, .us é para os Estados Unidos, .ca é para o Canadá e .uk é para o Reino Unido. 

Para melhorar o SEO internacional, você pode optar por criar um site exclusivo para cada país onde seus produtos ou serviços estão disponíveis.

gTLDs

Um domínio genérico de primeiro nível (gTLD), por sua vez, refere-se a extensões de domínio com três ou mais caracteres; esses TLDs são mantidos pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA). Exemplos comuns incluem .com, .gov e .org.

O uso de um gTLD significa que os mecanismos de pesquisa não restringem os resultados com base na região, mas pode reduzir o tráfego total, já que muitos usuários preferem sites que incluam seu TLD com código de país.

ccTLD ou gTLD com subdomínios

Você também pode optar por criar subdomínios para seu site que combinem aspectos de ccTLDs e gTLDs.

Isso oferece o benefício de um código de país e as vantagens de um gTLD.

ccTLD ou gTLD com subdiretórios

Subdiretórios, enquanto isso, alteram o local do código do país:

5. Otimize o conteúdo para a região e o idioma

Finalmente, certifique-se de que todo o seu conteúdo esteja otimizado para a região de destino e sua própria língua. Isso inclui a verificação de duas etapas de todos os TLDs, traduções e ativos de conteúdo para garantir que eles estejam alinhados com as expectativas locais.

Ah, e não se esqueça da tag hreflang. Este atributo HTML especifica a área geográfica e o idioma de uma página da web. Ele é usado para diferenciar páginas da Web semelhantes destinadas a públicos diferentes, para que os mecanismos de pesquisa não as considerem como conteúdo duplicado, e fica assim:

<link rel=”alternate” hreflang=”x” href=”https://example.com/alternate-page” />

 

seo internacional
Foto de John Schnobrich no Unsplash

Ferramentas para SEO internacional

As ferramentas certas também podem ajudá-lo a maximizar o impacto do SEO internacional, fornecendo dados acionáveis ​​sobre tráfego, cliques e tempo gasto em seu site. Algumas das ferramentas mais populares incluem:

HubSpot: O software de SEO da HubSpot permite que você crie uma estratégia de conteúdo internacional, oferece dicas ao vivo para melhorar seu SEO na página e permite que você organize seu site de uma maneira fácil para mecanismos de pesquisa e usuários para entender.

Google Search Console: O Google Search Console permite que você veja quais consultas estão direcionando tráfego para seu site, determine sua posição na Pesquisa do Google e analise as impressões globais do site.

Ahrefs: Ahrefs é um conjunto de ferramentas de SEO completo que permite otimizar seu site, analisar as classificações de seus concorrentes e encontrar as melhores palavras-chave para sua marca.

Moz: Moz oferece auditorias de sites para determinar possíveis problemas, rastreia classificações de palavras-chave em mais de 170 mecanismos de pesquisa, analisa perfis de backlinks para avaliar o desempenho e oferece ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir como você se compara em relação à concorrência.

Semrush: Semrush permite identificar palavras-chave locais e nacionais de alto valor, analisar o perfil de backlinks de qualquer domínio e acompanhar as posições SERP do seu site diariamente.

Google Analytics: O Google Analytics é um conjunto de ferramentas interconectadas que ajudam você a analisar o impacto do conteúdo do seu site em todo o mundo.

Práticas recomendadas de SEO internacional

Independentemente da abordagem adotada para SEO internacional – com foco no idioma ou no país, terceirizado ou interno – as mesmas práticas recomendadas se aplicam. Vamos dar uma olhada nelas abaixo.

1. Responda às perguntas na língua nativa da região e no contexto certo.

Se há uma coisa que você deve acertar ao aplicar SEO internacional, é garantir que você esteja falando a mesma língua que seus clientes. Isso significa pesquisar o suficiente para garantir que você esteja sempre respondendo às perguntas no idioma nativo de seus clientes e no contexto apropriado.

2. Traduza o conteúdo existente com cuidado.

Embora as ferramentas de tradução forneçam uma conversão literal de palavras e frases, elas geralmente não são usadas dessa maneira pelos locais, o que significa que os clientes reconheceram rapidamente que algo não está certo. Em vez de tradução, o que você realmente procura é “transcrição” – você quer recriar o mesmo conteúdo, mas usando a cultura e o idioma do seu mercado-alvo como guia.

3. Considere toda a experiência do usuário em sua estratégia.

SEO internacional não é apenas sobre palavras-chave e conteúdo. Trata-se também de garantir que toda a experiência do usuário — desde o preenchimento de formulários até a visualização de preços em moeda local ou o acesso a ativos de multimídia que incluam falantes nativos — esteja perfeitamente alinhada em seu site.

4. Evite redirecionar usuários automaticamente com base em seus endereços IP.

Embora seja fundamental fornecer conteúdo que corresponda às expectativas dos usuários locais, não tome a decisão por eles. Em vez de redirecionar automaticamente para onde eles chegam com base em seu endereço IP, dê a eles a opção de escolher sua região preferida.

SEO: melhorando seu impacto internacional

A estratégia de SEO certa é capaz de diferenciar sua marca do resto. E embora isso seja importante nos mercados domésticos, torna-se ainda mais crítico caso você decida se tornar internacional, porque garantirá que seu site esteja otimizado para oferecer suporte a conteúdo e palavras-chave de alto valor em diferentes regiões e países.

Ao considerar os costumes, o idioma e o contexto locais, você pode aumentar o envolvimento do consumidor, melhorar os resultados dos mecanismos de pesquisa e maximizar seu impacto internacional.

Conte com a Performa Web para te ajudar com a otimização do seu SEO Internacional e local! 

53 thoughts on “SEO Internacional: Como otimizar seu site para outros países

  1. Does your website have a contact page? I’m having a tough time locating it but,
    I’d like to shoot you an e-mail. I’ve got some recommendations for
    your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great site and I look forward to seeing it improve over time.

  2. I blog frequently and I seriously appreciate your content.

    The article has really peaked my interest. I will bookmark your website and keep checking
    for new information about once per week. I opted in for your Feed as well.

  3. Hi there to every , for the reason that I am really keen of reading this web site’s post to be updated on a regular basis.
    It consists of pleasant information.

  4. You have done a great job. I will definitely dig it and personally recommend to my friends. I am confident they will be benefited from this site.

  5. Hello There. I discovered your weblog the use of msn. This
    is an extremely well written article. I’ll make sure to bookmark it
    and come back to read extra of your helpful information. Thanks for
    the post. I will definitely return.

  6. Hello there! Would you mind if I share your blog with my facebook group?

    There’s a lot of folks that I think would really enjoy your content.
    Please let me know. Thank you

  7. It is in point of fact a great and useful piece of information. I am happy that you shared this helpful info with us.
    Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

  8. Woah! I’m really enjoying the template/theme
    of this website. It’s simple, yet effective.
    A lot of times it’s tough to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appearance.
    I must say you have done a very good job with this.

    Also, the blog loads super fast for me on Chrome. Superb Blog!

  9. This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking
    more of your fantastic post. Also, I’ve shared your web site in my social networks!

  10. Great weblog here! Additionally your site loads up
    very fast! What host are you the use of? Can I get your affiliate
    hyperlink in your host? I wish my website loaded up as fast as yours lol

  11. I was recommended this website via my cousin. I’m not positive whether
    this put up is written through him as no one else understand such targeted about my difficulty.
    You are incredible! Thank you!

  12. Hello There. I found your weblog the usage of msn. That is an extremely well written article.
    I’ll be sure to bookmark it and return to read extra of your useful info.
    Thank you for the post. I will definitely comeback.

  13. Hey there, You have done an excellent job.
    I’ll definitely digg it and personally suggest to my friends.
    I am sure they’ll be benefited from this website.

  14. I’m impressed, I must say. Rarely do I encounter a blog that’s both educative and engaging, and let me tell you, you have hit the nail on the head. The issue is something that not enough people are speaking intelligently about. I am very happy that I found this in my search for something concerning this.

  15. I blog often and I truly thank you for your information. This article has truly peaked my interest.

    I will book mark your website and keep checking for new
    information about once per week. I subscribed to your RSS feed too.

  16. I’m amazed, I must say. Rarely do I encounter a blog that’s
    both educative and engaging, and let me tell you, you’ve hit the nail on the head.
    The problem is something that too few people are speaking intelligently about.
    I am very happy I stumbled across this in my search for something regarding this.

  17. Nice post. I was checking continuously this blog and I am impressed!
    Very helpful info specially the last part 🙂 I care for such info
    much. I was seeking this certain info for a very long time.
    Thank you and best of luck.

  18. Excellent post. I was checking constantly this blog and I
    am impressed! Extremely useful information specially
    the last part 🙂 I care for such information a lot. I was seeking this
    certain info for a very long time. Thank you and good luck.

  19. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
    I don’t know who you are but definitely you are going
    to a famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

  20. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it’s
    truly informative. I’m gonna watch out for brussels.
    I will be grateful if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  21. I’m impressed, I must say. Seldom do I come across a blog
    that’s equally educative and entertaining, and let me
    tell you, you have hit the nail on the head.
    The issue is something that not enough folks are speaking intelligently about.
    I am very happy I came across this in my hunt for something relating to this.

  22. Hello! I just wish to give you a huge thumbs up for your great information you’ve got right here
    on this post. I am coming back to your web site for more soon.

  23. An impressive share! I’ve just forwarded this onto a colleague who had been doing a little research
    on this. And he in fact ordered me dinner because I found it for him…
    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah,
    thanx for spending time to talk about this topic here on your website.

Comments are closed.