Performance Max: o que é e como usar o novo tipo de campanha do Google?

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Performance Max: o que é e como usar o novo tipo de campanha do Google?

O Google Ads é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas de marketing digital que existem. Você pode usar o Google Ads para promover sua empresa em vários formatos, desde anúncios de pesquisa paga, a anúncios de banner HTML5 responsivos. E recentemente, essas opções de anúncios se expandiram ainda mais. O Google lançou o Performance Max, as chamadas campanhas de maior desempenho.

O Performance Max é uma nova maneira de anunciar sua empresa por meio da rede de anúncios do Google, tudo através de uma única campanha que atinge diversas plataformas simultaneamente.

Então, o que são as campanhas de maior desempenho e como você pode usá-las para promover sua empresa? Vamos explorar as respostas para ambas as perguntas abaixo, por isso continue a ler para saber mais.

O que são as campanhas Performance Max do Google?

O Performance Max é um tipo de campanha publicitária que o Google lançou em 2021. Existem dois recursos principais que destacam esse tipo de campanha:

  • Elas são altamente automatizadas.
  • Permitem que você use vários formatos de anúncio e canais diferentes.

A automação é o principal destaque das campanhas de maior desempenho. Essa não é a primeira aparição de campanhas automatizadas, é claro – as campanhas inteligentes também usam automação. No entanto, as campanhas Performance Max dão um passo adiante, automatizando até mesmo o formato e o posicionamento de seus anúncios.

Isso nos leva ao outro fator distintivo das campanhas de maior desempenho, visto que a maioria das campanhas está limitada a um canal de anúncio específico. Em outras palavras, você pode executar uma campanha para anúncios de pesquisa e outra para anúncios do YouTube. Mas uma campanha Performance Max pode abranger ambos e muito mais.

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Foto de Edho Pratama no Unsplash

Como elas funcionam?

As campanhas Performance Max podem tornar-se complexas conforme nos aprofundamos em seus detalhes, mas aqui está uma visão geral básica do processo.

Primeiramente, para criar uma campanha Performance Max, é necessário fornecer ao Google uma variedade de informações sobre o que deseja para a campanha. Essas informações incluem: 

  • Orçamento
  • Estratégia de lances 
  • Segmentação de público-alvo preferencial
  • Localização
  • Idioma
  • Opções de URL
  • Agendamento

Todas essas informações ajudarão a automação do Google a tomar decisões bem informadas sobre seus anúncios. Funciona assim: o Google analisa as informações que você fornece e as usa para identificar “sinais” de público-alvo ou indicadores dos tipos de pessoas que você está tentando alcançar.

Em seguida, o Google começará a direcionar seus anúncios para as pessoas com base nesses sinais. Ao contrário das campanhas manuais, nas quais você define palavras-chave ou dados demográficos específicos que deseja que o Google segmente, as campanhas de maior desempenho usam os sinais do seu público-alvo para fazer seus próprios julgamentos sobre quem segmentar.

Logo, não há grupos de anúncios para as campanhas de maior desempenho. Em vez disso, o Google simplesmente segmenta as pessoas que acredita serem mais propensas a converterem com base nas informações que você forneceu.

Quais são os tipos de opções de anúncios do Performance Max?

Como mencionado acima, um dos recursos mais notáveis ​​dessas campanhas é que elas não limitam você a uma área específica da rede de anúncios do Google. Você pode anunciar em vários formatos e posicionamentos de anúncios diferentes, tudo dentro da mesma campanha. 

Esses formatos e posicionamentos incluem:

  • Anúncios de pesquisa
  • Anúncios de banner
  • Anúncios de Display HTML5
  • Anúncios do YouTube
  • Anúncios do Gmail
  • Anúncios do Google Discovery

A automação do Google ajudará você a determinar quais desses canais de anúncios serão os mais ideais para alcançar seu público.

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Foto de Scott Graham no Unsplash

Quais são os benefícios de usar anúncios de maior desempenho?

Você pode estar se perguntando qual é a vantagem de usar Performance Max. Existem vários motivos, mas um dos principais motivos é que pode ser fantástico para empresas que ainda não são especialistas em publicidade paga.

Talvez você ainda não tenha certeza de quais membros de seu público você deve segmentar ou quais formatos de anúncio funcionam melhor para você. Se for esse o caso, uma campanha automatizada pode ser de grande ajuda.

Mesmo que você já seja um especialista, ainda pode se beneficiar dessas campanhas. Isso porque, diferentemente das campanhas inteligentes, o uso das Performance Max não faz com que você automatize todas as suas campanhas do Google Ads.

Você ainda pode executar suas campanhas regulares manualmente e também ter uma campanha Performance Max lado a lado. Em outras palavras, é um risco muito baixo, pois não exige que você sacrifique ou precise substituir nenhum de seus outros esforços de publicidade. Caso você experimente e não funcione para você, você não terá perdido nada.

Ao que você deve se atentar ao usar essas campanhas?

No geral, essas campanhas são excelentes ferramentas para aumentar o alcance da segmentação do seu anúncio. No entanto, há algumas coisas às quais você deve prestar atenção ao configurar essas campanhas.

Acima de tudo, lembre-se de que, embora os anúncios de maior desempenho possam ser automatizados, isso não significa que haja um robô autoconsciente controlando-os. Se você tentar deixar o Google lidar com 100% da carga de trabalho, ficará desapontado, porque a automação simplesmente não é capaz de se igualar à contribuição humana.

Por isso, é preciso contribuir bastante com o processo para que a automação seja efetiva. A automação lidará com o trabalho pesado, mas você ainda precisa reservar um tempo para garantir que terá fornecido informações valiosas e verificar se está tudo funcionando corretamente.

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Foto de Campaign Creators no Unsplash

Como você pode começar a usar as campanhas do Google Performance Max?

Configurar uma campanha de maior desempenho é muito simples. Elas são configuradas no Google Ads, portanto, certifique-se de ter uma conta do Google Ads antes de começar. A partir daí, você pode seguir estes passos:

  1. No Google Ads, clique em “Campanhas” no menu da página à esquerda.
  2. Clique no botão + e escolha “Nova campanha”.
  3. Escolha uma meta de publicidade entre as opções exibidas ou selecione “Criar uma campanha sem meta”. (A escolha de uma meta é recomendada, pois optar por não usar uma prejudicará significativamente o processo de automação.)
  4. Depois de confirmar a(s) meta(s) escolhida(s), escolha “Maior desempenho” como seu tipo de campanha.
  5. Crie um nome para sua campanha e clique em “Continuar”.
  6. Comece a percorrer o formulário de informações. Defina seu orçamento, estratégia de lances, local, idiomas e opções de URL quando solicitado.
  7. Crie um grupo de recursos quando solicitado. É aqui que você faz upload de imagens, títulos, descrições e muito mais que o Google pode usar para criar anúncios diferentes para sua empresa.
  8. Acesse a página “Extensões de anúncio” para configurar as extensões de anúncio que você deseja usar.
  9. Publique sua campanha assim que você estiver pronto.

Em seguida, sua campanha estará em funcionamento. Certifique-se de acompanhar os relatórios de campanha de maior desempenho que o Google Ads gera para você, para que você saiba o desempenho de seus anúncios.

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