Google Analytics 4 vs Universal Analytics: 3 diferenças cruciais

Google Analytics 4

Google Analytics 4 vs Universal Analytics: 3 diferenças cruciais

De acordo com a Forbes, 50% das empresas dizem que o Big Data e o Analytics (ou “inteligência analítica”) mudaram as práticas de negócios em seus departamentos de vendas e marketing. Com o crescimento da tecnologia, a privacidade do usuário final tornou-se um dos aspectos mais exigentes de todos os negócios. Os navegadores e outras plataformas estão fazendo alterações nas principais tecnologias, como cookies, etc. Atualmente, os próprios usuários finais estão exigindo mais transparência e controle sobre seus dados usados. Ao mesmo tempo, a quantidade de dados gerados a partir de inúmeros pontos de negócios e plataformas com as quais os usuários interagem continua a aumentar exponencialmente. Portanto, as empresas hoje em dia estão investindo em Analytics para navegar por tudo isso, mas quando se trata disso, a escolha entre Google Analytics 4 vs Universal Analytics pode ser complicada.

O Google Analytics 4 é uma nova versão do Google Analytics capaz de ajudá-lo em sua análise de dados. Logo, o Google Analytics 4 vem com vários novos recursos, como modelagem de dados usando inteligência artificial (IA), etc., o que o torna uma ferramenta confiável. O Universal Analytics é uma ferramenta de análise tradicional que ajuda você a acompanhar o desempenho do seu site e medir o comportamento do usuário.

Este artigo apresenta o Google Analytics 4 e o Universal Analytics. Ele fornece uma análise abrangente do Google Analytics 4 x Universal Analytics e destaca as principais diferenças entre os dois para ajudá-lo a tomar a decisão entre qual dos dois escolher com mais facilidade. Ele também fornece os principais recursos de ambas as propriedades e os desafios que você pode enfrentar ao trabalhar com essas propriedades.

Google Analytics 4
Foto de Myriam Jessier no Unsplash

Introdução ao Google Analytics 4

Primeiramente, é importante saber que o Google Analytics 4 também é conhecido como a propriedade App + Web do Google Analytics e é a versão mais recente do Google Analytics. Além disso, é essencial saber que ele ajuda você a rastrear Apps e visitas à Web em uma única propriedade do Google Analytics (onde seus dados são carregados para serem processados) em vez de usar diferentes propriedades do Google Analytics. Existem 3 critérios que diferenciam o Google Analytics 4:

  • Ele é construído com Machine Learning para que descubra automaticamente insights a partir de seus dados. Esses insights podem ser usados ​​para melhorar suas vendas e marketing.
  • Ele fornece uma compreensão mais completa do ciclo de vida do cliente, desde a aquisição até a retenção, reunindo dados em aplicativos e na Web em escala.
  • Ele é construído para ser durável e à prova de futuro (future-proof). Ele pode ser dimensionado com sua empresa e pode funcionar com ou sem cookies ou identidades. Isso faz com que você aproveite a modelagem e aprenda sobre seus clientes, mesmo com lacunas em seus dados.

Principais recursos do Google Analytics 4

O GA4 abriga vários recursos novos e interessantes que o diferenciam de outras ferramentas de análise de dados. Abaixo estão listados alguns dos recursos do Google Analytics 4:

  • Primeiramente, ele permite modificar (editar, corrigir e ajustar) e coletar novos eventos e conversões sem escrever uma única linha de código. Você pode fazer isso em sua interface de usuário (UI).
  • Fornece o recurso de importação de dados para eventos de aplicativo e Web. Isso permite transferir dados para sua propriedade do Google Analytics 4. Também permite importar dados e sinais adicionais de bancos de dados de terceiros.
  • Permite que você configure facilmente uma medição entre domínios.
  • Ele fornece relatórios de ciclo de vida e comércio eletrônico que ajudam você a exibir relatórios padrão e entender melhor seus funis de comércio eletrônico.
Google Analytics 4
Foto de Myriam Jessier no Unsplash

Introdução ao Universal Analytics

O Universal Analytics, também conhecido como Traditional Analytics é uma versão do SEO Google Analytics que oferece novos códigos de rastreamento para seus sites. Ele também fornece recursos que podem medir com mais precisão o comportamento do usuário.

 

Principais recursos do Universal Analytics

Abaixo estão listados os principais recursos do Universal Analytics:

  • Ele fornece um ID de usuário exclusivo para cada usuário que visita seu site. Isso garante que todas as atividades de um ID de usuário sejam relatadas como provenientes de um único usuário. Com esse recurso, você pode avaliar com mais precisão sua contagem de usuários.
  • Ele fornece 3 códigos de rastreamento: Analytics.js, SDKs do Google Analytics e Measurement Protocol (Protocolo de avaliação) que ajudam você a coletar informações mais detalhadas sobre seus usuários.
  • Ele também permite que você rastreie o comportamento do seu usuário de fontes externas como Sistemas de Geração de Leads, Call Centers, etc. Isso lhe dá uma visão melhor do comportamento do seu usuário.
  • Ele permite que você crie métricas personalizadas que ajudam a direcionar dados exclusivos para suas metas de negócios.

Parâmetros que impulsionam a decisão do GA4 vs Universal Analytics

Agora que você tem uma noção básica a respeito do GA4 e do Universal Analytics, vamos falar sobre os parâmetros a partir dos quais você pode diferenciar os dois e fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Não existe uma solução única para isso! Decidir entre eles depende muito do seu modelo de negócios, requisitos, orçamento e parâmetros listados abaixo. A seguir estão os parâmetros que orientam a opção pelo Google Analytics 4 ou o Universal Analytics:

Google Analytics 4
Imagem de Tumisu no Pixabay

1) Google Analytics 4 x Universal Analytics: modelo de dados

Este é o parâmetro mais importante que impulsiona a sua decisão. Este é o parâmetro que decide o funcionamento geral de ambas as propriedades. O GA4 e o Universal Analytics são baseados em diferentes modelos arquitetônicos. Enquanto o GA4 funciona a partir de um modelo baseado em eventos, o Universal é centrado no modelo de dados baseado em sessão.

No Google Analytics 4, cada evento é diferenciado com o parâmetro event_name que ajuda a mapear seus eventos e extrair insights significativos. Parâmetros adicionais também são usados para descrever um evento específico.

Por outro lado, o Universal Analytics tem Categoria, Ação, Rótulo e seus Tipos de Ocorrência para distinguir cada evento.

Ao contrário do Universal Analytics, o Analytics 4 possui 4 categorias para seus eventos:

  • Eventos Coletados Automaticamente: esses eventos são registrados automaticamente em seu aplicativo ou site. Você precisa ter o código base da propriedade do Google Analytics 4 implementado em seu aplicativo ou página da web. Isso pode ser feito via gtag.js ou Google Tag Manager. Todos os eventos que se enquadram nessa categoria seguem as convenções de nomenclatura e o esquema predefinidos.
  • Eventos de Medição Otimizada: Semelhante aos Eventos Coletados Automaticamente, os Eventos de Medição Aprimorada também são registrados automaticamente. Eles podem ser facilmente ativados/desativados usando a interface do usuário do Google Analytics 4. Todos os eventos que se enquadram nessa categoria seguem as convenções de nomenclatura e o esquema predefinidos.
  • Eventos Recomendados: Por outro lado, esses eventos não são registrados automaticamente. Eles são recomendados para verticais de negócios específicos e possuem convenções de nomenclatura e parâmetros predefinidos que fornecem o máximo de detalhes nos relatórios.
  • Eventos Personalizados: Finalmente, esses são eventos personalizados que você pode criar de acordo com seus requisitos de negócios.

 

2) Google Analytics 4 x Universal Analytics: relatórios entre dispositivos

Os relatórios entre dispositivos ajudam você a organizar dados em vários dispositivos e, portanto, é um dos principais parâmetros nos quais se focar a fim de se decidir entre o Google Analytics 4 e o Universal Analytics. Logo, fornece uma melhor compreensão de como os TouchPoints, Sessões e Interações estão conectados.

Por exemplo: você descobriu que um conjunto de usuários pesquisa um produto específico em seu dispositivo móvel, mas o compra pelo tablet no mesmo dia. E outro conjunto de usuários clica em seu anúncio em seu dispositivo móvel, navega em seu site pelo computador no dia seguinte e fazer uma compra através de tablet uma semana depois.

Por tanto, é aqui que os relatórios entre dispositivos ajudam a conectar dados coletados de diferentes dispositivos do mesmo usuário. Isso por que este relatório oferece uma melhor compreensão do que seus usuários fazem em cada etapa do processo de conversão (de usuário para cliente).

O GA4 oferece relatórios entre dispositivos, enquanto o Universal Analytics não.

Isso se deve à diferença na forma como essas plataformas registram as interações do usuário. O Google Analytics 4 usa o rastreamento baseado em eventos para registrar as interações do usuário, enquanto o Universal Analytics usa o rastreamento baseado em sessões, que registra e agrupa as interações do usuário com base em um determinado período de tempo.

3) Google Analytics 4 x Universal Analytics: público-alvo e métricas preditivos

Públicos-alvo e métricas preditivas é um dos parâmetros importantes para se decidir entre o Analytics 4 o Universal.

Em outras palavras, os públicos-alvo preditivos permitem segmentar anúncios para usuários com maior probabilidade de comprar seu produto/serviço nos próximos 7 dias. Enquanto as métricas preditivas permitem modelar transações e receitas futuras usando Machine Learning. 

Diferentemente do Universal Analytics, o Google Analytics oferece Públicos-alvo Preditivos e Métricas Preditivas. Isso ajuda a entender a base de usuários mais interessada em comprar seus produtos/serviços e aumentar seu envolvimento com eles. Também ajuda a buscar tendências e análises futuras com mais precisão. Ele usa o aprendizado de máquina para pintar uma imagem do comportamento do usuário, preenchendo as lacunas onde os dados do usuário não estão disponíveis. Isso garante a privacidade do usuário final e, ao mesmo tempo, ajuda a tomar decisões informadas analisando as tendências.

Google Analytics 4
Imagem de Pexels por Pixabay

Desafios com o Google Analytics 4

Agora que você tem uma boa compreensão de como o GA4 funciona e os parâmetros para decidir entre o ele e o Universal Analytics, agora é importante entender alguns dos desafios que você pode enfrentar ao trabalhar com o Google Analytics 4, que são eles: 

  • O histórico de alterações do Google Analytics 4 não reflete todas as atividades secretas de API.
  • Ele não possui nenhum recurso para analisar despesas de campanhas que não sejam do Google. Você terá que integrar software de terceiros para esta finalidade.
  • Ao exportar dados do Google Analytics 4, se você desejar obter as informações necessárias das tabelas do Google Analytics 4, terá que processar mais dados quando comparado à exportação do Big Query no Google Analytics 360.

Desafios com o Universal Analytics

Além de entender os desafios do GA4, também é importante entender alguns dos desafios que você pode enfrentar ao trabalhar com o Universal Analytics, que são eles:

  • Cada interação do usuário pode ser enviada ao Universal Analytics como um hit individual, mas o número de hits é limitado para cada sessão. Não há garantia de que os hits em excesso serão processados ​​no Universal Analytics.
  • A latência de processamento de dados é de 24 a 48 horas no Universal Analytics e geralmente resulta na atualização dos relatórios apenas uma vez por dia.
  • Como o Universal Analytics não oferece suporte para relatórios entre dispositivos, você terá que integrar software de terceiros para essa finalidade, o que pode ser uma tarefa complexa.

Conclusão

Em resumo, este artigo apresentou o Google Analytics 4 e o Universal Analytics.  Logo, deu uma análise abrangente sobre o Google Analytics 4 vs Universal Analytics, e informou sobre suas características e limitações.

Além disso, ele também forneceu os parâmetros para diferenciar ambas as propriedades. Sendo assim, a escolha do Google Analytics 4 x Universal Analytics depende exclusivamente do seu modelo de negócios e dos seus requisitos.

Caso você queira integrar dados de fontes de dados como Google Analytics 4 e Universal Analytics em seu banco de dados/destino desejado, então a Performa Web é a escolha certa para você! Nós podemos te ajudar com isso e com tudo o que se refere ao marketing digital do seu negócio. Fale conosco! 

Compartilhe sua experiência com o Google Analytics 4 e o Universal Analytics na seção de comentários abaixo!

4 thoughts on “Google Analytics 4 vs Universal Analytics: 3 diferenças cruciais

Comments are closed.