Web design acessível: como deixar seu site acessível para todos na internet

pessoa usando o computador e fazendo planejamento de marketing digital, com lápis, papel, mouse e celular. - web design acessível

Web design acessível: como deixar seu site acessível para todos na internet

Como você se sentiria se estivesse realmente animado para navegar em um site mas, ao entrar nele, não conseguisse acessar nenhum de seus conteúdos por falta de um web design acessível? Imaginamos que não muito bem, né? 

Se você não tiver um web design acessível, essa é a situação que você irá criar para muitas pessoas que acessam o seu site. 

Seguir as diretrizes de acessibilidade para web design não é fácil se você nunca fez isso antes, mas vamos descrever algumas coisas que você pode fazer para começar. 

O que é um site acessível?

Primeiramente, é importante entender que acessibilidade em um site significa que seu site foi projetado para que pessoas com deficiência possam usá-lo. O objetivo do web design acessível é remover as barreiras tecnológicas para que qualquer pessoa possa interagir com seu conteúdo. 

De acordo com o World Wide Web Consortium, também conhecido como W3C, um site acessível funciona para pessoas com deficiência auditiva, cognitiva, neurológica, física, de fala e visual. 

Não se preocupe se você não sabe por onde começar. O W3C possui uma documentação que informa o que seu site deve incluir para atender aos seus padrões. 

Esta documentação inclui:

Em resumo, as ATAG se concentram em ferramentas que as pessoas usam para criar conteúdo da Internet. Por outro lado, as UAAG analisam a acessibilidade de ferramentas que renderizam conteúdo da web. 

Neste artigo, vamos nos concertar nas WCAG, que são as diretrizes para tornar o conteúdo de um site acessível a todos.

Com as WCAG, você tem três níveis diferentes de conformidade: A, AA e AAA. À medida que você for de um nível para outro, você estará seguindo mais padrões estabelecidos pelas WCAG e tornará seu site acessível a um número maior de pessoas.

Então, como você sabe se você tem um site acessível? Faça uma auditoria!

 

Tradução: eu projeto e desenvolvo experiências que simplificam a vida das pessoas | Foto de Ben Kolde no Unsplash - web design acessível
Tradução: eu projeto e desenvolvo experiências que simplificam a vida das pessoas | Foto de Ben Kolde no Unsplash

 

Como auditar o web design acessível do seu site 

Você não precisa fazer uma auditoria por conta própria. Se preferir terceirizar sua auditoria, entre em contato com a Performa Web, que nós podemos te ajudar com isso.  

Agora, se você preferir lidar com as coisas internamente, você tem muitas opções. 

Primeiramente, você pode vasculhar as páginas do seu site e procurar problemas manualmente, mas isso provavelmente consumirá muito do seu tempo. 

Logo, você pode querer usar algumas ferramentas para ajudá-lo. Conecte seu URL a um verificador de acessibilidade como o WAVE para ver o que você precisa atualizar em uma página. Você também pode usar um verificador de acessibilidade em massa para analisar várias páginas de uma só vez. 

O site do W3C tem uma grande lista de ferramentas de acessibilidade, então você não precisa fazer tudo sozinho. 

Também temos uma lista de cinco elementos importantes para sua acessibilidade e alguns exemplos de design acessíveis – sobre os quais falaremos a seguir – então continue por aqui. 

 

5 diretrizes de acessibilidade para web design

Primeiramente, lembre-se de que estes são breves resumos das diretrizes WCAG. Recomendamos que você fale com um dos nossos especialistas para entender melhor esse assunto e que leia o guia de referência rápida da W3C para aprender técnicas mais aprofundadas de web design acessível.

 

Foto de Eftakher Alam no Unsplash - web design acessível
Foto de Eftakher Alam no Unsplash

 

1. Certifique-se de que o texto esteja legível

É claro que qualquer texto de tamanho normal que comunique informações importantes precisa ser fácil de ler.

O contraste desempenha um papel importante nisso. Atualmente, um texto grande (como os títulos principais) precisa de uma proporção de contraste de texto para fundo de 3:1. Um texto normal (ou menor), como o texto que compõe o corpo do seu conteúdo, precisa de uma taxa de contraste de 4,5:1.

Um exemplo de contraste muito pequeno seria um texto verde claro em um fundo verde um pouco mais escuro. Ao alterar o texto para talvez preto ou branco, é possível ter muito mais contraste em seu site.

Além disso, os usuários também devem poder ampliar o texto de uma forma que não afete a funcionalidade do seu site ou fazer com que eles percam o conteúdo. 

 

2. Otimize as imagens para serem vistas e lidas

Em seguida, outra dica que nós damos é adicionar texto alternativo às imagens. Essa não é apenas uma prática comum de SEO, ela também ajuda as pessoas que não podem ver imagens a entender o que está nelas. 

O texto alternativo é um texto que explica claramente o que está acontecendo em uma imagem. Além disso, se encaixa perfeitamente nos códigos de incorporação de suas imagens.

 

3. Dê ao seu público mais maneiras de entender seus vídeos

Se você nunca adicionou legendas aos seus vídeos antes, agora é a hora de começar. E não confie apenas nas que o YouTube ou outro provedor de hospedagem for capaz de gerar automaticamente. 

Então, se você tiver tempo e paciência, dê uma olhada nas legendas geradas automaticamente e faça edições. Elas não são perfeitas quando veem de uma IA. 

Incluir transcrições com seus vídeos os torna mais acessíveis. Se você escreveu um roteiro, já tem uma transcrição preparada!

As áudiodescrições adicionam outra camada de acessibilidade. Estas são faixas de áudio separadas que descrevem o que está acontecendo em seu vídeo entre as lacunas do diálogo. 

Então, se você tiver duas pessoas falando sobre um passeio de compras, e então o vídeo cortar para algumas imagens de uma pessoa experimentando roupas, a audiodescrição explicará o que está acontecendo no vídeo. 

Foto de Visual Design no Unsplash - web design acessível
Foto de Visual Design no Unsplash

 

4. Projete seu site para ser compatível com mouse e teclado

Nesse sentido, é claro que nem todo mundo usa um mouse para navegar na Internet e o seu site deve estar pronto para isso. 

Isso não significa apenas que você precisa garantir que alguém possa interagir com seu site por meio de um teclado. Mas também exige que você tenha maneiras visíveis de destacar qual parte do seu site está em foco. 

5. Torne a navegação do seu site fácil de entender

Essa dica vai além da acessibilidade. Em outras palavras, é bom tornar a navegação em seu site simples e clara. 

Escreva títulos de página e títulos que tenham um propósito claro. Use um texto âncora linkado que facilite a compreensão do conteúdo ao qual você está vinculando. 

Novamente, use indicadores de foco para que as pessoas saibam onde estão em uma página. Ofereça mais de uma maneira de acessar uma página da Web, como por meio de um mapa do site, navegação principal ou índice.

Mas então, como você pode fazer isso? Tendo uma navegação consistente. Isso significa que, se você tiver um cabeçalho de navegação principal, ele realmente não deve mudar quando um usuário pular de uma página para outra. 

E como foi dito anteriormente, esta com certeza não é uma lista abrangente do que se precisa fazer para se seguir as diretrizes para ter um web design acessível. 

Afinal, essas diretrizes também podem mudar a qualquer momento. Portanto, faça sua pesquisa quando estiver pronto para avaliar sua acessibilidade e conte com um empresa especializada para te ajudar neste quesito.

A Performa Web pode te ajudar nisso e em tudo o que envolve o amplo mundo do marketing digital. Então, fale conosco

3 thoughts on “Web design acessível: como deixar seu site acessível para todos na internet

Comments are closed.