Google Ads para e-commerce: pré-requisitos

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Google Ads para e-commerce: pré-requisitos

Neste artigo iremos falar sobre os pré-requisitos necessários para aplicar o Google Ads para e-commerce, ou para melhorar ainda mais o desempenho do seu Google Ads, caso já o use. Vamos lá? 

Planejamento de Google Ads para e-commerce: 

O que é necessário antes de criar uma campanha de anúncios do Google

Você está (carinhosamente) proibido de criar uma campanha do Google Ads para e-commerce até que tenha os seis itens a seguir:

  1. Um gasto mensal razoável
  2. 90 dias para provar o conceito
  3. Um site habilitado para e-commerce com um feed de produtos
  4. Margens suficientes para apoiar uma campanha de tráfego
  5. Uma Proposta Única de Venda (Unique Selling Proposition)
  6. Nenhum produto único

Vamos explicar:

  • Gasto mensal razoável

Primeiramente, você precisa pensar no seu orçamento mensal como um investimento desde o início. 

Visto que, em um primeiro momento, você estará comprando dados para entender o que funciona em sua campanha, o que não funciona e onde fazer alterações dentro de um período de tempo razoável. 

Com esse investimento inicial, o Google começará a criar um público específico para você, a partir do qual você capitalizará mais tarde. E vai valer a pena! Você “deve” ter gastos mensais com anúncios suficientes para acumular dados precisos suficientes para testar e otimizar no futuro.

O Google é um algoritmo de aprendizagem. Os primeiros três meses serão a parte mais “dolorosa” de suas campanhas. O que nos leva ao nosso próximo requisito. 

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  • 90 dias para provar o conceito

Como mencionamos anteriormente, o Google é uma máquina de aprendizado. E aprender leva tempo!

Na verdade, estamos pedindo ao Google para fazer uma análise comportamental espetacular.

Assim, depois que você configura sua campanha inteligente, o Google aprende: 

  • Quando os clientes interagem com seus anúncios
  • Quantas vezes os usuários clicam nos seus anúncios
  • Em qual canal esses anúncios são clicados
  • Quanto tempo leva para o cliente em potencial voltar
  • Em quais canais eles voltam
  • Quais outros produtos eles visualizam

Depois que o Google tiver todos esses dados, ele determinará quantos outros clientes seguem o mesmo padrão ou ciclo semelhante.

Portanto, para um ciclo de vendas de 15 dias (o que significa que levou 15 dias desde que o cliente clicou em seu anúncio pela primeira vez até fazer uma compra), talvez seja necessário esperar um mês inteiro para que as vendas comecem a chegar.

Em outras palavras, isso significa que levará um mês inteiro para o Google começar a coletar dados para testes e otimizações.

Novamente, esses primeiros dias são difíceis. Mas a partir do dia 90, você deve ter dados suficientes para dizer se a campanha funcionará (ou não) a longo prazo. 

 

  • Um site habilitado para comércio eletrônico com um feed de produtos

Isso pode parecer óbvio, mas aqui vai:

Seus anúncios enviarão clientes em potencial para seu site. Portanto, você precisa de um site de comércio eletrônico atraente e fácil de navegar, completo e com uma ferramenta de feed de produtos. 

Lembre-se de que seu “feed de produtos” é muito mais do que um arquivo CSV de títulos de produtos, descrições, códigos GTIN e preços.

Para empresas de comércio eletrônico, o feed de produtos será um fator decisivo na sua campanha.

 

Foto de Brooke Lark no Unsplash - google ads para e-commerce
Foto de Brooke Lark no Unsplash
  • Margens suficientes para apoiar uma campanha de tráfego

Em seguida, você precisa lembrar que fazer uma campanha de Google Ads para e-commerce exige dinheiro. Logo, vale pensar: suas margens de lucro podem suportar essas campanhas? 

Veja, você pode ter uma margem de lucro de 100%, mas se estiver vendendo itens de R$ 2,00, suas campanhas podem não ser lucrativas no primeiro momento. A menos que você tenha um valor de carrinho mais alto do que o preço original.

Em outras palavras, seus produtos precisam ter um preço alto o suficiente (com uma margem de lucro capaz de suportá-lo). Caso contrário, você precisará contar com os clientes adicionando outros produtos no carrinho, além do produto anunciado, para assim ter mais retorno para seu investimento.

 

  • Proposta Única de Venda (ou Unique Selling Proposition)

Quanto mais saturado for o seu mercado, mais difícil será lucrar com o Google Ads para e-commerce. Então, o que te faz diferente? 

E ser a opção mais barata, não é a resposta adequada. 

Primeiramente, pense nos seus produtos favoritos: o que os torna os seus favoritos? É a política de devolução confiável da empresa? A qualidade do produto? Os materiais usados? 

Em outras palavras, isso quer dizer que a sua proposta única de venda é fundamental para o sucesso de suas campanhas, especificamente quando se trata de longevidade e tráfego de retorno. Afinal, é seis vezes mais barato vender para um cliente existente do que para um novo.

 

  • Nenhum produto único

Se você tiver produtos personalizáveis ​​(pense em produtos personalizados com gravuras, cores de pedras de nascimento ou fotos), isso não é direcionado a você.

Mas quando se trata de itens pontuais, o Google Ads não funciona.

Em outras palavras, os itens únicos são produtos que você só pode vender uma vez (como uma pintura única, sem cópias existentes). E aí está o problema!

Quando você faz uma venda por meio do Google Ads, é trabalho do Google tentar recriar esse ciclo. Afinal, é uma máquina de aprendizagem!

Mas como os produtos individuais só podem ser vendidos uma vez, o Google Ads não tem como recriar esse processo. 

Assim, o Google usa GTINs para identificar e categorizar produtos. Mas quando você vende um único produto (um único GTIN), esse código desaparece para sempre (tchau, tchau, dados valiosos).

Você produz produtos artesanais? 

Considere criar vários do mesmo tipo de produto (tigelas de cerâmica, por exemplo) e simplesmente reconheça que eles podem variar um pouco no design devido à natureza dos produtos artesanais.

Então, lembre-se que a sua primeira venda através do Google Ads para e-commerce é sempre a mais cara. E você não vai querer que cada venda seja a primeira, né?

 

Imagem de Preis_King por Pixabay - google ads para e-commerce
Imagem de Preis_King por Pixabay

 

Planejamento de negócios para e-commerce: o que é bom ter

Agora, supondo que você tenha todos os seis itens obrigatórios em ordem, aqui estão cinco itens importantes – mas não imperativos – a serem considerados:

  1. Vários SKUs
  2. Financiamento do produto
  3. Forte valor vitalício
  4. Imagens que retratem um estilo de vida
  5. Tráfego de compra existente

Vamos explicar!

 

  • Vários SKUs

Múltiplos SKUs para produtos semelhantes são ideais. Queremos dizer o seguinte:

Se um cliente disser “preciso do Produto A”. E você não só tem o Produto A, mas tem 10.000 versões dele (diferentes cores ou designs), seu cliente tem muito mais probabilidade de comprar mais de um. Assim, o valor médio do seu carrinho aumentará. 

 

  •  Financiamento do produto

Novas opções de pagamento de parcelamento de produtos permitem que os clientes façam pagamentos menores ao longo de vários meses, em vez de um grande pagamento à vista. 

Essas opções levaram a um grande salto nas compras e no valor do carrinho, principalmente entre os vendedores de produtos com preços mais altos. A melhor parte? Você recebe o valor total adiantado!

Então, a nossa dica é: adicione opções de parcelamento de produtos ao seu site – se puder, claro. 

Foto de rupixen.com no Unsplash - google ads para e-commerce
Foto de rupixen.com no Unsplash
  • Forte valor vitalício

Saber qual é seu valor em tempo real por cliente e quantas compras eles fazem em média, permite que você defina metas mais baixas para sua meta de ROAS e metas mais altas para seus CPAs. Isso significa que você pode escalar e expandir seus negócios mais rapidamente. 

Por exemplo, se você tem um valor médio de carrinho de R$ 100, mas os clientes geralmente compram três vezes ao longo de 12 meses, o valor médio do carrinho se torna R$ 300.

 

  • Imagens que retratem um estilo de vida

Falaremos mais sobre isso em breve, mas as imagens que retratam um estilo de vida (ou seja, imagens de seu produto “em ação” e sendo usadas por pessoas da vida real) permitem que seus clientes realmente se visualizem usando seu produto.

 

  • Tráfego de compra existente

Se você tiver tráfego existente (de redes sociais ou listas de e-mail, por exemplo), o Google usa essas informações para identificar como são essas pessoas e encontrar correspondências em seu próprio ecossistema/base de usuários. 

Em outras palavras, em vez de começar do zero, o tráfego existente dará ao Google Ads algumas dicas de como seguir em frente.

 

Planejamento de negócios para e-commerce: design de oferta

Primeiramente, pense: quem é seu cliente? Em seguida: você poderia descrever seu produto para um estranho?

Olha, esta é a parte em que fazemos você retroceder um pouco (para se lançar a toda velocidade à frente). 

E é fácil para a maioria das empresas pular esta seção de “design de oferta” porque elas presumem que este item já havia sido resolvido há um bom tempo.

Mas antes de gastar um dinheiro precioso em Google Ads para e-commerce, vamos ter certeza de que você pode definir: 

  1. Seu público-alvo
  2. Como seu produto faz os clientes se sentirem 
  3. E o que faz com que sua marca única se destaque entre a concorrência

Veja como:

Imagem de Preis_King por Pixabay - google ads para e-commerce
Imagem de Preis_King por Pixabay

Defina o avatar do seu cliente 

Crie uma persona para o seu cliente ideal. Assim, você poderá entrar na mente do cliente e conseguirá imaginar o problema dele e como você pode solucioná-lo. 

 

A “tabela de antes e depois” 

Depois de criar a sua persona, é hora de considerar a transformação pela qual ela passará ao comprar seu produto. Afinal, os clientes não compram produtos — eles compram sentimentos, resultados e soluções.  

Então, você pode se perguntar: 

  • O que meu cliente tem (ou não tem) antes de comprar o meu produto – e o que ele ganha quando o faz.
  • Como eles se sentem antes do meu produto – e como eles se sentem depois
  • Como é um dia normal antes do meu produto – e um dia normal depois  

 

Desenvolvimento de marca

Como sua empresa faz as pessoas se sentirem? 

Se o marketing é o que faz as pessoas comprarem, a marca é o que faz as pessoas ficarem – mesmo que haja outros produtos disponíveis.

E se você fizer todas as coisas acima, terá a base perfeita para criar uma marca forte. 

 

Imagem de justynafaliszek por Pixabay - google ads para e-commerce
Imagem de justynafaliszek por Pixabay

Em seguida, otimize seus produtos existentes

Então, antes de mais nada, vamos garantir que seus produtos e ofertas sejam o mais orientados a valor possível. Existem três maneiras de conseguir isso:

 

  • Aumentar o valor real

Antes de mais nada, precisamos aclarar que não estamos falando de aumentar o preço de seus produtos aqui.

Em vez disso, estamos falando sobre como você pode fazer com que os clientes comprem mais de você. Existem várias maneiras de conseguir isso:

Primeiramente, você pode oferecer pacotes!

Se você tiver dois produtos que costumam ir juntos, ofereça um pacote com desconto. Você aumenta o valor que o cliente recebe, mas também aumenta sua lucratividade.

Claro, o preço é “com desconto”, mas você está economizando dinheiro em frete e atendimento ao mesmo tempo que aumenta o valor do seu carrinho. 

Em seguida, você pode investir em assinaturas! 

Para produtos consumíveis (ou quaisquer outros produtos que possam ser adquiridos de forma consistente), considere oferecer um modelo baseado em assinatura, que garanta compras recorrentes. 

Aqui, vale lembrar que alguns modelos de assinatura têm o mesmo custo por aquisição de uma compra única.

Upsell com um clique!

Quando um cliente estiver fazendo o check-out, ofereça produtos que possam ser facilmente adicionados ao carrinho com um clique.

 

  • Aumentar o valor percebido

Não subestime o poder das descrições e imagens. 

Aqui é que está: os consumidores online estão em desvantagem porque não podem ver e sentir tangivelmente os produtos como fariam em uma loja física. No entanto, esta pode ser uma grande oportunidade para você se destacar.

Dê ao seu espectador uma experiência virtual completa do seu produto: descreva os benefícios de seus produtos, não apenas os recursos. Mostre seu produto em ação com imagens de estilo de vida, para que os usuários possam se visualizar usando-o. Explique seu produto de forma clara e fácil de entender.

O valor percebido é mais valioso do que o valor real! O valor percebido é a razão pela qual as pessoas compram.

 

  •  Benefícios adicionais

Da mesma forma, considere outras formas criativas de agregar valor (e valor percebido) aos seus produtos. Isso pode ser na forma de conteúdo adicional (pense em demonstrações de produtos, vídeos de instruções e tutoriais), ao criar uma comunidade em torno de seu produto por meio de mídias sociais e fóruns ou acesso antecipado.

Foto de Dylan Gillis no Unsplash - google ads para e-commerce
Foto de Dylan Gillis no Unsplash

Modelos de ascensão e otimização de valor

Assim que você começar a atrair mais clientes e vendas, aqui estão algumas maneiras de otimizar seu crescimento:

Nunca pare de vender

Está provado (através da ciência!) que os seres humanos estão em um estado de espírito diferente quando fazem uma compra do que quando avaliam se querem comprar.

É provável que os clientes comprem outro produto imediatamente depois de comprar outra coisa porque estão em um estado de “compra”. 

Então, aproveite essa janela de compra!

Dê aos clientes várias oportunidades para ascender e adicionar produtos com base na compra inicial.

 

Order bumps (Aumentos de pedidos)

Isso é algo parecido, mas vale a pena repetir:

As order bumps são opções para adicionar produtos adicionais ao seu carrinho e elas funcionam.

 

Construa sua lista de e-mail marketing

Quando se trata de comércio eletrônico, o e-mail tem o potencial de gerar mais dinheiro do que qualquer outro canal de marketing. 

Na verdade, você não vai querer gastar muito com tráfego pago para sempre (à la Google Ads)! E o email marketing é um dos canais de marketing mais acessíveis disponíveis.

Mas como obter mais endereços de e-mail do seu público?

Ofereça produtos de valor, como guias, e-books, vídeos de instruções de uso, ou qualquer coisa que possa agregar valor ao seu produto ou serviço. Em troca: peça o e-mail do seu cliente e assim, você constrói a sua própria base. 

 

Foto de Christin Hume no Unsplash - google ads para e-commerce
Foto de Christin Hume no Unsplash

Clientes recorrentes

É mais caro conquistar novos clientes do que vender para seus clientes atuais. Capitalize isso.

Crie provas sociais

Os clientes compram de marcas em que confiam. As provas sociais têm o poder de atrair novos clientes, portanto, continue criando provas sociais e exibindo-as em seu site.

Não tenha medo de pedir depoimentos e avaliações aos seus clientes.

 

Finalmente: Escolhendo um Produto / Nicho

De antemão, queremos deixar isso claro: seja fiel à sua marca. Proteja sua marca. Não mude de rota simplesmente por causa de uma tendência frágil. 

Dito isso, você pode tomar algumas decisões bastante inteligentes e informadas fazendo algumas pesquisas sobre as tendências recentes do mercado e, quando possível, use essas informações para otimizar os produtos que você já oferece para atender a essas necessidades de tendências.  

E, claro, lembre-se que a Performa Web pode te ajudar a implementar campanhas de Google Ads para e-commerce com eficiência. Além disso, já podemos implementar o Google Analytics 4 na sua estratégia de marketing digital. Fale conosco! 

3 thoughts on “Google Ads para e-commerce: pré-requisitos

  1. Ótimas dicas, utilizo o google ads para vender meu infoprodutos afiliados e nada se compara ao resultados dessa plataforma. Estudei bastante e fiz diversos cursos sobre o Google Ads, agora estou colhendo os frutos.

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