Buyer Persona: 3 etapas fáceis para criar personas de marketing

buyer persona

Buyer Persona: 3 etapas fáceis para criar personas de marketing

Encontrar os melhores clientes em potencial é fundamental se você deseja gerar vendas e receita para o seu negócio. Nem todo mundo está interessado no que você tem a oferecer, então você deve divulgar sua empresa para as pessoas que estão. Com a ajuda da buyer persona, você pode atrair leads mais qualificados para o seu negócio.

Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber, incluindo:

  • O que é uma buyer persona?
  • Por que as personas do cliente são importantes?
  • Como criar personas de marketing
  • Exemplos de personas de marketing

Continue a ler para aprender mais!

O que são as buyer personas?

Buyer persona é uma representação semi fictícia do cliente que você quer que compre os seus produtos ou serviços. Em outras palavras, é um perfil que representa o candidato ideal e é baseado em sua base de clientes atual e dados do mercado.

 

O que são buyer personas negativas?

As buyer personas negativas são pessoas que você não deseja segmentar para que se tornem clientes. Estas são as pessoas que não são uma boa opção para o seu negócio.

Por exemplo, você pode vender relógios de mais de R$ 10.000 e ter estudantes universitários falidos visitando suas páginas de produtos, sonhando com seus relógios. Eles não são adequados para o seu negócio, pois provavelmente nunca serão convertidos.

Nesse sentido, se você é uma empresa business-to-business (B2B), pode ter empresas em determinados setores ou tamanhos específicos que não sejam adequadas para sua base de clientes.

Logo, a buyer persona negativa pode ajudá-lo a se concentrar em quem você deseja segmentar, sabendo quem você não deseja atrair com seu marketing.

buyer persona Foto do pixabay
Foto do pixabay

Por que as personas do cliente são importantes?

A criação de buyer persona é parte fundamental da sua estratégia de marketing, mas por quê?

Por isso, separamos três razões pelas quais você precisa criar buyer personas:

1. A buyer persona te ajuda a oferecer uma experiência de marketing personalizada

Os clientes podem escolher com quais empresas eles interagem na web. Existem dezenas de empresas competindo por sua atenção, o que significa que toda empresa precisa criar mensagens de marketing que ressoem com esse público.

As personas de marketing ajudam você a criar mensagens que envolvem seu público. Essas personas informam quem está em seu público e o que é importante para eles, para que você possa fornecer materiais de marketing que chamem a atenção deles e os envolvam.

 

2. As personas de marketing ajudam você a desperdiçar menos dinheiro em marketing

Com certeza, a última coisa que você quer fazer é desperdiçar valiosos reais em marketing tentando alcançar pessoas que não estão interessadas em seus produtos ou serviços. Pense assim: você desperdiçaria muito dinheiro em marketing tentando promover seus produtos de carne para um vegano?

Com a buyer persona, você não desperdiça dinheiro em marketing visando as pessoas erradas ou promovendo os produtos errados para seus clientes ideais. Visto que você sabe quem eles são, do que gostam e o que mais importa para eles. 

Em outras palavras, a buyer persona permite que você forneça mensagens de marketing mais eficazes, levando a um aumento de leads para o seu negócio.

3. As personas de marketing ajudam você a ganhar mais vendas

Como mencionamos anteriormente, criar buyer personas ajuda a aumentar suas vendas porque você segmenta as pessoas mais interessadas no que você oferece. Visto que quando você sabe quem são seus clientes e o que os motiva, você pode fornecer materiais de marketing que ressoem com eles.

Como resultado, você entrega experiências mais personalizadas que resultam em aumento de conversões e vendas para sua empresa.

Foto por mohamed hassan no PxHere - buyer persona
Foto por mohamed hassan no PxHere

Como criar uma buyer persona em 3 etapas fáceis

Então, está pronto para começar a criar buyer personas? Veja como criar uma buyer persona em três etapas simples:

1. Documente informações demográficas

Primeiramente, você precisa documentar informações demográficas. Quando você conhece a demografia do seu público ideal, você tem uma ideia melhor de quem provavelmente se tornará um cliente ou cliente.

Você pode obter informações demográficas observando seus clientes atuais. É necessário documentar algumas informações:

  • Idade
  • Gênero
  • Ocupação
  • Status socioeconômico
  • Situação familiar
  • E mais

Você também pode usar o Google Analytics para ajudar a restringir o foco de sua buyer persona. Você pode encontrar informações ao acessar a guia Público-alvo e selecionar Públicos-alvo. Nessa categoria, você verá um detalhamento de diferentes informações sobre seu público.

Aqui você pode ver informações demográficas, interesses do público-alvo e muito mais!

 

2. Identifique pain points (dores do cliente) e motivações

Em seguida, você precisa pensar nos pain points (ou dores do cliente) e nas motivações do seu público-alvo.

Os pain points são os problemas que seus clientes enfrentam atualmente. É a principal razão pela qual eles procuram seus produtos ou serviços e, por isso, precisam de uma solução para seus problemas. 

Logo, identificar esses pontos problemáticos ajuda você a entender melhor o por que as pessoas te procuram e como você é capaz de fornecer uma solução para o problema delas.

Além disso, você também deve analisar a motivação do público. O que motiva seu público a buscar e escolher soluções? Grande parte da motivação pode vir dos pain points, mas outros fatores, como orçamento e tempo, podem influenciar as decisões.

 

3. Entenda seu papel

Um componente-chave da criação de buyer personas é entender onde você se encaixa na equação. Boa parte de motivar as pessoas a escolherem seu produto ou serviço é entender como você pode ajudar. Então vale pensar: como seu produto ou serviço fornece a solução de que elas precisam?

Neste ponto, você vai querer pensar nos benefícios do seu produto ou serviço. Destacar os benefícios ajuda você a mostrar ao seu público por que você é uma boa solução e como você é capaz de resolver suas dores.

Isso permite que você entenda quais benefícios são mais importantes para as pessoas do seu público, para que você possa fornecer as informações mais importantes para elas.

buyer persona

Exemplos de buyer personas: 3 exemplos de personas de marketing

Agora que você sabe como criar uma buyer persona, vamos ver alguns exemplos para ajudá-lo a entender como suas buyer personas ficarão depois que você juntar todas as suas informações.

Muitas empresas criam pessoas fictícias e dão nomes que representam segmentos de seu público-alvo aos seus perfis. Neste exemplo, imagine que você possui um serviço de delivery de refeições que está tentando segmentar três tipos diferentes de pessoas.

Aqui estão essas personas de clientes:

Julia, a empresária em movimento:

  • Tem 25-28 anos
  • Passa longas horas em seu trabalho de vendas na cidade
  • Ela tem uma renda de R$ 70.000 +
  • Não tem filhos e nenhum parceiro(a)
  • Gosta de passar seu tempo livre relaxando e curtindo um bom livro

Eloisa e Ronaldo, os pais ocupados:

  • Eles têm 30-45 anos
  • São casados
  • Têm dois ou mais filhos
  • Gastam seu tempo levando seus filhos a eventos esportivos, peças de teatro e outras atividades
  • Trabalham em escritórios (são advogados, analistas de computador, etc.)

Ricardo, o jovem e inexperiente confeiteiro:

  • Ele tem 25 anos
  • Trabalha em um escritório
  • Gosta de sair com os amigos e experimentar novos restaurantes
  • É aventureiro e gosta de fazer atividades como caminhadas e mountain bike
  • Não tem filhos ou companheiro(a)

Com essas três personas de marketing, você pode ver como cada pessoa tem detalhes específicos sobre elas que ajudam sua empresa a identificar quem você está segmentando.

Neste caso, você criou perfis de pessoas que são ideais para o seu serviço de delivery de refeições: a empresária ocupada que não tem tempo para cozinhar, os pais ocupados e o cozinheiro inexperiente. 

Todos esses perfis ajudam a identificar quem você está segmentando, para que você possa entregar as mensagens de marketing que melhor ressoem com eles.

Comece a criar buyer persona hoje

Em resumo, criar personas de marketing pode ajudar sua empresa a segmentar as pessoas certas e gerar mais vendas. Se você precisar de ajuda para encontrar as estratégias de marketing certas para segmentar suas buyer personas, procure nós da Performa Web. 

Nossos serviços de marketing digital podem ajudá-lo a alcançar as pessoas mais interessadas no que você tem a oferecer.

One thought on “Buyer Persona: 3 etapas fáceis para criar personas de marketing

Comments are closed.