Quais são os benefícios da transformação digital?

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Quais são os benefícios da transformação digital?

Adotar um modelo digital e adaptar-se a ele é fundamental para que empresas de todos os setores possam competir e ter sucesso. Mas, para muitos, pode ser difícil navegar pela transformação digital a fim de se conectar com seus clientes e ter uma influência online.  

Com novas tecnologias digitais se aproximando de muitos setores (basta pensar no Airbnb ou no Spotify), o sucesso chegará às empresas que garantam que sua equipe tenha as habilidades digitais necessárias para preparar mão de obra para o futuro. Essencialmente, qualquer transformação deve estar tecida na estrutura da empresa e ser defendida pelos líderes para obter o maior impacto possível.

Infelizmente, muitas empresas estão ficando para trás. Algumas acham que é tarde demais para começar. De acordo com o Boston Consulting Group, apenas 30% das empresas embarcam com sucesso em uma transformação digital. E isso só ficará mais difícil à medida que as tecnologias digitais continuarem evoluindo e os clientes deixarem para trás marcas que não operem de forma online – seja para atendimento ao cliente ou comércio eletrônico. 

Neste artigo, analisamos os benefícios da transformação digital para os trabalhadores e os negócios. Além disso, damos algumas maneiras de ajudar você a chegar lá mais rápido.

A transformação digital muda constantemente a experiência do cliente

A obsessão do mundo com a tecnologia mais recente, mídias sociais e aplicativos gira em torno do desejo de uma vida mais fácil. As pessoas querem soluções valiosas para seus problemas. Mas, vai muito além disso, as querem de maneira rápida.

A experiência dos clientes está no centro do mundo digital, especialmente para setores voltados para o cliente, como governo, saúde, manufatura e varejo. Como resultado, o foco principal da transformação digital é usar tecnologia de ponta para melhorar a experiência do cliente. 

O artigo ‘Leading in the Digital Era’ da Harvard Business School, revelou os objetivos da transformação digital com base em respostas de executivos seniores e a experiência do cliente ficou em primeiro lugar, seguida pela infraestrutura de tecnologia. 

 

“Nos bancos, o aplicativo móvel é a versão digital da caderneta que você recebeu quando abriu uma conta. Isso é o que os serviços financeiros fizeram por muito tempo. O efeito líquido foi uma enorme disrupção quando as pessoas olharam para o processo e o reinventaram. A transformação digital é reinventar o modelo de negócios e o processo.” Brian Coorish, diretor administrativo da Accenture Interactive

 

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Foto de Markus Spiske no Unsplash

Ela gera insights baseados em dados

Um dos grandes benefícios de se tornar digital é a capacidade de rastrear métricas e analisar os dados obtidos durante os esforços empenhados em marketing digital. O uso desses insights permite que as empresas otimizem suas estratégias e processos a fim de obterem resultados ainda melhores.

Nas empresas, apenas duas coisas realmente importam: custos e receita. É possível fazer grandes mudanças em ambos ao integrar insights baseados em dados à cultura da empresa.

O uso de insights baseados em dados para entender os clientes e retorná-los à estratégia de negócios permite hiperpersonalização, relevância, feedback em tempo real e agilidade. Isso desafia as empresas a fazerem uso de dados estruturados (informações pessoais do cliente) e não estruturados (métricas de mídias sociais), reunindo dados de vários lados da empresa para ajudar a impulsionar a jornada de transformação.

A importância dos dados na tomada de decisões e no marketing baseado em dados não deve ser subestimada. Com a liderança certa para incentivar essa atitude em toda a organização, o caminho para um ROI mais alto se tornará muito mais fácil.

Ela incentiva a colaboração e melhora a experiência do funcionário

Muitas pessoas temem mudanças. A ideia de toda a organização fazer uma enorme transformação digital pode ser uma perspectiva assustadora para seus trabalhadores, desde a liderança até os funcionários de nível básico. Logo, todos os processos e estratégias, até a estrutura central e a cultura da empresa, precisam ser abordados.

No entanto, nisso há uma oportunidade de união entre todos os trabalhadores. Para maximizar as chances de uma mudança bem-sucedida, é preciso haver forte comunicação da liderança e foco na experiência do funcionário.

À medida que os funcionários experimentaram esgotamento e aumento da carga de trabalho durante a pandemia, muitos optaram por deixar seus empregos ou mudar de carreira em um fenômeno chamado ‘A Grande Demissão’ . Junte isso à crescente escassez de habilidades – principalmente habilidades digitais – e você pode ver que muitas transformações podem ser prejudicadas em um momento em que precisam ser aceleradas. 

Logo, as empresas precisam fornecer suporte e orientação aos funcionários em sua jornada de transformação digital. Os funcionários devem entender o propósito da transição e vê-la como um benefício para os clientes e a empresa – por que estão fazendo esse trabalho – em seu desenvolvimento e crescimento, em vez de se concentrar apenas na estratégia e na visão.

 

Pessoas que têm uma experiência de funcionário positiva têm 16 vezes o nível de engajamento de funcionários com uma experiência negativa e são oito vezes mais propensos a quererem permanecer em uma empresa – McKinsey Employee Experience Survey

 

Com as ferramentas e o treinamento certos, os funcionários podem quebrar as diferenças de idade e as divisões sociais para se envolverem em conversas e aprenderem juntos. Logo, uma liderança sólida e com orientação clara, melhorará a inteligência digital da força de trabalho e incentivará a colaboração.

 

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Foto de Kenny Eliason no Unsplash

A transformação digital aumenta a agilidade e inovação

Nos negócios, agilidade é a capacidade de melhorar continuamente e desenvolver rapidamente, especialmente em relação aos processos digitais.

Assim, ama organização ágil e que está melhor equipada para navegar pela incerteza, para definir responsabilidade, prestar contas, mitigar riscos e alcançar resultados específicos, está mais preparada para ter um negócio que seja sustentável. 

A Dra. Brigit Koenig, CEO da Allianz Health da Alemanha, resumiu a situação dos negócios na era digital, quando disse: “O trabalho nunca acaba. Há sempre mudanças e sempre mais a fazer.”

O rápido desenvolvimento e a natureza em constante evolução do cenário digital não deixam tempo para as empresas se acomodarem. Em outras palavras, ser ágil também significa que as empresas estão prontas para a inovação e podem até mesmo identificar lacunas ou oportunidades no mercado, pois estão cientes do espaço digital. 

E mesmo aqueles que estão no topo devem estar prontos para se adaptar e inovar. Sempre haverá novos concorrentes, novas ferramentas e novas tendências digitais. Isso significa que o cliente vai exigir mais, querendo tudo de forma mais rápida e melhor do que antes. Logo, estar pronto e ágil é crucial!

 

Ela atualiza habilidades e conhecimentos

Um relatório do Fórum Econômico Mundial descobriu que, em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores exigirão requalificação de seis meses ou menos, e 94% dos líderes empresariais esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho, em comparação com apenas 65% com dados de dois anos atrás.

E o futuro dos negócios digitais em 2025 é apontado como sendo fortemente construído com base em soft skills: como pensamento crítico, análise de resolução de problemas e habilidades de autogerenciamento, como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade. 

Em termos de funções, aquelas cuja demanda está aumentando são:

  • Analistas de dados e cientistas
  • Especialistas em Inteligência Artificial e Machine Learning
  • Especialistas em Big Data 
  • Especialistas em Marketing Digital e Estratégia 
  • Especialistas em automação de processos 
  • Profissionais de Desenvolvimento de Negócios
  • Especialistas em transformação digital 

 

A transformação digital exige novos conjuntos de habilidades entre os funcionários de todos os níveis em todos os departamentos. A chave é oferecer treinamento contínuo que ajude a equipe a desenvolver habilidades para o futuro, bem como equipar seus negócios com o conhecimento interno para sustentar o crescimento e uma vantagem competitiva na era digital.

 

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Foto de Israel Andrade no Unsplash

 

Promove uma cultura digital

“Um em cada dois ou um em cada três empregos requer requalificação. Ao pensar em 2025 e nas funções atuais, se eu for contador, etc., será necessário requalificação. Sou fã de círculos de aprendizado aos quais as corporações estão realmente se conectando.”
Barry Thomas, Consultor Sênior de Varejo – Comércio, Kantar

 

Algo central para essa natureza flexível e adaptável é criar e cultivar uma forte cultura digital. Isso permitirá que a mão de obra permaneça produtiva e engajada na transformação sem se sentir sobrecarregada ou desconectada do processo.

Apesar disso, ter a tecnologia no lugar não é suficiente. Para que uma empresa tenha sucesso no futuro, a organização deve adotar e aplicar uma cultura empresarial que abrace a mudança.

Isso requer um foco na experiência do funcionário (como mencionado anteriormente) da mesma forma que uma empresa se concentraria na experiência do cliente. Você pode ajudar a melhorar a experiência do empregador ao:

  • Fornecer acesso às ferramentas e software certos;
  • Oferecer treinamentos relevantes que possam ser acessado facilmente e a qualquer momento para o desenvolvimento de carreira;
  • Apresentar iniciativas de responsabilidade social corporativa nas quais os funcionários possam se envolver;
  • Oferecer flexibilidade, como trabalho remoto ou híbrido.

Uma cultura da empresa que mergulha a sua força de trabalho em um ambiente de aprendizado digital é um benefício significativo, ajudando-os a aprimorar suas habilidades nos próximos anos, além de subir a escada para se tornarem funcionários com experiência digital.

Consolida processos e operações

Além do lado financeiro, o maior benefício universal que a tecnologia deu às empresas é que ela tornou mais fácil se conectar com outras pessoas.

Ao se tornarem digitais, as empresas podem reunir mais do que apenas sua mão de obra, mas também toda a sua arquitetura. Isso inclui mídias sociais, análises e interfaces de gerenciamento de projetos. E essa consolidação dos processos e operações da empresa permite que o negócio se conecte com seu público-alvo e satisfaça suas necessidades.

Conclusão: os benefícios da transformação digital

O futuro da transformação digital não é mais algo apenas algo no horizonte. A necessidade de se tornar digital não pode ser ignorada – certamente não se sua organização tiver algum interesse em seu próprio sucesso ou lucros. A era digital não é nova, mas é diferente.

Você precisa estar onde seus clientes estão e isso quer dizer estar online. À medida que as tecnologias continuam a se desenvolver e as mídias sociais evoluem para permitir compras em aplicativos, garanta que sua empresa tenha o know-how e as habilidades para conectar, engajar e influenciar no espaço digital. 

Transforme sua organização e força de trabalho com habilidades digitais

A transformação digital não é apenas sobre tecnologia, é sobre as pessoas que fazem parte de um negócio.

Para avançar em sua jornada digital, invista em sua equipe e garanta que eles tenham o treinamento e o suporte necessários para que aprendam novas habilidades e possam aprimorar as já existentes.

Entre em contato com a Performa Web para saber mais sobre marketing digital personalizado e treinamentos de vendas digitais que podem transformar sua força de trabalho. 

 

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