O estado do marketing de conteúdo em 2022 [Estatísticas e tendências a serem observadas]

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O estado do marketing de conteúdo em 2022 [Estatísticas e tendências a serem observadas]

Marketing de conteúdo é o processo de planejamento, criação e compartilhamento de conteúdo com seu público-alvo. Ele pode ajudar a gerar reconhecimento da sua marca, convencer seus clientes a agirem e gerar receita.

Existem vários tipos de marketing de conteúdo, como mídias sociais e blogs, mas novas tendências e técnicas surgem a cada ano e são capazes de mudar a forma como as empresas atingem seu público.

É essencial saber no que os seus concorrentes estão focados, para que você possa criar uma estratégia e se destacar da multidão. Neste post, descubra estatísticas importantes para entender o estado do marketing de conteúdo em 2022 e tendências a serem observadas ao longo do ano.

Estatísticas de marketing de conteúdo que você deve saber

  • 90% dos profissionais de marketing planejam continuar investindo a mesma quantia na ferramenta;
  • 66% dos profissionais de marketing esperam que seu orçamento de marketing de conteúdo para 2022 aumente mais do que o de 2021;
  • Mais de 60% dos profissionais de marketing medem o sucesso de suas estratégias de marketing de conteúdo por meio de vendas;
  • Os 3 principais objetivos que profissionais de marketing alcançam por meio de um marketing de conteúdo bem-sucedido são gerar reconhecimento da marca, construir credibilidade e confiança, e educar o público;
  • Os principais desafios que os profissionais de marketing enfrentam com o marketing de conteúdo são criar conteúdo que gere leads, encontrar ideias para novos conteúdos e criar um conteúdo capaz de receber altos níveis de engajamento online;
  • Algoritmos de busca do Google estão transcendendo o texto para alcançar imagens, voz/podcasts e vídeos;
  • Vídeos são o formato número um que profissionais de marketing usaram em sua estratégia de conteúdo em 2021;
  • Os 4 principais formatos que os profissionais de marketing aproveitam em sua estratégia de conteúdo são vídeos, blogs, imagens e infográficos;
  • As principais tecnologias que organizações B2B usam para complementar o marketing de conteúdo são ferramentas de análise, publicações em mídias sociais e softwares de marketing por e-mail;
  • Os 3 principais canais de distribuição de conteúdo de mídia de marketing B2B são um site pessoal, um blog e um boletim informativo por e-mail.

Tendências de marketing de conteúdo a serem observadas em 2022

1. Vídeos curtos têm lugar de destaque

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Foto de Sam McGhee no Unsplash

A quantidade de vídeos online assistidos por pessoa por semana quase dobrou desde 2018, de acordo com Wistia. 

Esse comportamento do consumidor tornou o vídeo, especificamente em formato curto, a principal forma de mídia usada em qualquer estratégia de conteúdo pelo terceiro ano consecutivo, em 2021. Assim, 89% dos profissionais de marketing planejam continuar investindo a mesma quantia neste canal ou aumentar seus investimentos em 2022.

Os vídeos que você decidir criar e os lugares que você escolher para compartilhá-los dependem inteiramente das necessidades individuais de seu negócio, mas seus esforços valerão a pena, pois a Wistia descobriu que vídeos mais curtos têm as maiores taxas de engajamento. 

2. Táticas estratégicas de SEO.

Em 2020, o vice-presidente de marketing da HubSpot, Matthew Howells-Barby, disse que queria ver o número de profissionais de marketing que investem ativamente em SEO aumentar. Seu desejo se tornou realidade – 69% dos profissionais de marketing relataram investir em SEO em 2021, um crescimento de 5% em relação a 2020. Os profissionais de marketing continuam a fazer investimentos em SEO em 2022 para criar experiências personalizadas para os usuários de sites. 

No entanto, os profissionais de marketing de conteúdo vêm se afastando da otimização de SEO em geral, pois 83% dos profissionais de marketing dizem que sua principal área de foco é o uso de palavras-chave estratégicas em seu conteúdo. As empresas estão procurando uma maneira de simplesmente aparecer nas SERPs e criar conteúdo aprofundado que seja exclusivo, valioso e diferente do que os concorrentes estejam oferecendo nessas mesmas páginas de resultados. 

Profissionais de marketing também relatam que seus esforços de marketing de conteúdo de SEO envolve otimização para dispositivos móveis (64%) e backlinking e criação de links (64%).

3. O podcast mantém seu reinado.

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Foto de Will Francis no Unsplash

Os podcasts continuam a dominar as estratégias de marketing de conteúdo em 2022. Isso não é surpreendente, considerando que só nos EUA consumidores ouviram 15 bilhões de horas de podcasts em 2021Como resultado, 

  • 51% dos profissionais de marketing de conteúdo que já utilizam podcasts ou outros conteúdos de áudio investirão mais em 2022 e 43% planejam continuar investindo o mesmo valor;
  • 53% dos profissionais de marketing dizem que este é o formato mais eficaz que usam, apesar do baixo ROI.

Então, por que podcasts são tão populares? Pelo lado do consumidor, sempre há algo para todos os gostos. Com 72.000 novos episódios por dia, a probabilidade de se encontrar um programa que agrade aos seus interesses é incrivelmente alta, seja um conto de mistério ou uma história real sobre como seu negócio favorito foi construído.

As empresas estão investindo em podcasts porque eles trazem benefícios significativos: “Os podcasts têm a capacidade de gerar resultados reais e compensar em termos de leads e receita”, diz Zachary Bellinger, CRO da Casted. 60% dos ouvintes de podcast pesquisaram um produto depois de ouvir falar dele em um podcast. 

4. Defender a responsabilidade social.

A responsabilidade social se tornará uma prioridade crítica para os profissionais de marketing de conteúdo em 2022, pois os clientes se preocupam agora, mais do que nunca, que as marcas compartilhem de seus valores e falem de forma autêntica e empática sobre questões como justiça social ou o tratamento igualitário de seus funcionários. 

Os profissionais de marketing estão reconhecendo o quanto os clientes se importam e 82% estão investindo o mesmo ou aumentando seu investimento em responsabilidade social em 2022. 

É importante estar ciente, porém, de que se você alavancar a responsabilidade social em seus esforços de marketing de conteúdo, toda a sua empresa deve defender responsabilidade social também, e ser genuína em relação a isso. 

Veja o Glossier, por exemplo. Em junho de 2020, a empresa compartilhou regularmente conteúdo em sua página do Instagram que destacava pessoas de diferentes comunidades. No entanto, em agosto de 2020, uma conta do Instagram chamada Outta The Gloss postou uma carta aberta de ex-funcionários à Glossier que denunciava situações de tratamento desigual enquanto trabalhavam na loja principal da Glossier. 

Os ex-funcionários não esperavam arrastar o nome da Glossier na lama, mas principalmente chamar a atenção para o fato de que, se ela defende a responsabilidade social em seu conteúdo, também deve defender valores semelhantes em suas práticas de negócios. 

Tudo se resume a isso: os consumidores querem que as empresas sejam socialmente responsáveis, mas querem que a responsabilidade social seja refletida em todas as áreas de negócios, desde o conteúdo que você publica nas mídias sociais até as formas com as quais você apoia e eleva seus funcionários.

5. Eventos virtuais e híbridos.

Um webinar é uma apresentação em vídeo, seminário, palestra ou workshop entregue a um público digitalmente. Apesar de terem sido declarados obsoletos, webinars e eventos virtuais se tornaram extremamente populares nos últimos três anos e, à medida que as restrições da COVID-19 estão cessando, modelos híbridos se tornam bem-vindos. 

Participar de eventos digitalmente permite que os consumidores continuem a interagir com seus negócios preferidos e obtenham valor de presentes e líderes do setor. O híbrido oferece o mesmo benefício, pois os consumidores podem escolher o que funciona melhor para suas necessidades e as empresas podem garantir que todos os seus públicos possam participar do que oferecem. 30% dos que responderam à pesquisa do Content Marketing Institute dizem que seu investimento em eventos híbridos deve aumentar e 40% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu investimento em eventos virtuais, webinar e conferências em geral em 2022. 

6. Infográficos.

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Imagem de 200 Degrees por Pixabay

Infográficos são gráficos que explicam um conceito ou fornecem uma informação visual para um dado. Os profissionais de marketing geralmente os usam para comunicar rapidamente informações importantes e de destaque, e 45% dos profissionais de marketing que se utilizam do marketing de conteúdo o usam. 

Aqui estão algumas estatísticas adicionais da pesquisa recente HubSpot Blog Research:

  • 56% dos profissionais de marketing de conteúdo que usam infográficos dizem que é o tipo de conteúdo de marketing mais eficaz;
  • 52% dos profissionais de marketing planejam investir a mesma quantia em infográficos ao longo do próximo ano;
  • 38% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus investimentos em infográficos no próximo ano. 

Sua popularidade se deve ao fato de que os infográficos são compartilháveis, visualmente atraentes, informativos e fornecem informações benéficas para o leitor. Como se costuma dizer, uma imagem vale mais que mil palavras, então faz sentido que os infográficos sejam significativos para o marketing de conteúdo. 

Mantenha-se atualizado sobre seu setor

É sempre importante manter-se atualizado sobre o que está acontecendo em seu setor, e estar ciente dessas tendências é uma maneira de fazê-lo. Se você optar por alavancar uma dessas tendências em sua estratégia de marketing, certifique-se de que ela seja relevante para suas necessidades de negócios e que ela o ajudará a atingir suas metas.

E a Performa Web pode te ajudar a construir e colocar em prática as estratégias do seu marketing de conteúdo. Fale com a gente!

3 thoughts on “O estado do marketing de conteúdo em 2022 [Estatísticas e tendências a serem observadas]

  1. Marketing de conteúdo é essencial para quem quer entrar pro nicho de Marketing Digital. É umas das melhores formas de transformar um lead em um cliente, gerando valor com os conteúdos criados. Aprendi muito isso nos cursos que fiz ao longo do tempo, por isso criei esse blog e espero ter sucesso. Já salvei o site de vocês, vou acompanhar bastante.

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