O ano só começa depois do Carnaval? Prepare a sua marca para as principais datas de 2023

o ano só começa depois do carnaval

O ano só começa depois do Carnaval? Prepare a sua marca para as principais datas de 2023

Diz o ditado popular que ‘o ano só começa depois do Carnaval’, certo? Então, agora que o carnaval já passou, chegou a hora de colocar a mão na massa e se preparar para as datas mais importantes do ano. 

Pensando nisso, o Google lançou alguns insights sobre datas comemorativas de 2023, como, por exemplo: Páscoa, dia das mães, férias escolares e dia das crianças. Leia o artigo completo e saiba mais! 

 

O ano só começa depois do carnaval? Confira insights para as próximas datas festivas 

Como falamos anteriormente, o Google separou alguns dados importantes sobre as próximas datas comemorativas de 2023 que podem movimentar (para o bem) a sua marca. 

E, apesar da incerteza econômica, as expectativas são boas e estar preparado (a) para cada uma destas datas é essencial para uma estratégia de marketing mais assertiva. Principalmente porque 85% da população acredita que 2023 será melhor que 2022.  

A pesquisa foi realizada pela Ipsos com mais de 24 mil consumidores em 36 países – inclusive o Brasil – e mostra como as pessoas estão otimistas e que estão procurando sempre a melhor opção na questão de custo-benefício. Confira agora insights para cada uma destas datas comemorativas.

 

o ano só começa depois do carnaval?
Think with Google – Google Trends, Brasil

 

Páscoa 

Como o ano só começa depois do carnaval, a primeira grande data a se ter em vista é a Páscoa. E é necessário já correr para deixar tudo pronto, pois as buscas por produtos e/ou serviços relacionados a esta data começam a crescer cerca de um mês antes. Ou seja, este é o momento para iniciar o seu planejamento.  

A Páscoa de 2023 está marcada para acontecer no dia 9 de abril e buscas como “qual o melhor chocolate para fazer ovos de Páscoa” devem começar a crescer. Inclusive, a pesquisa por esse assunto teve um aumento de 300% em 2022. 

 

o ano só começa depois do carnaval
Google Trends

Dia das mães

A pergunta “qual o melhor presente de dia das mães?” já deve ter passado por sua mente em algum ou vários momento da vida. Tanto que, segundo o Google, o volume de buscas por “ideias de presente de dia das mães” teve um crescimento de 300% em 2022.  

Vale ressaltar que, se a sua marca não vende produtos que se encaixem em um belo presente de dia das mães, é possível vender experiências e atingir pessoas durante toda a jornada de compra através de conteúdos inspiracionais que possam despertar o interesse das pessoas enquanto elas procuram por presentes.

Mês do Orgulho LGBTQIAPN+

Segundo o Google, o Brasil é o 5º país do mundo que mais buscou pelo termo “LGBTQIAPN+” nos últimos 12 meses. Um interesse que vem crescendo paulatinamente nos últimos anos. Ao mesmo tempo, é possível identificar que buscas por termos preconceituosos saíram de cena e palavras mais adequadas entraram no cenário. 

Aqui, o que vale ressaltar é que o compromisso da sua marca com diversidade e inclusão não deve se limitar ao mês de junho, quando é comemorado o Orgulho LGBTQIAPN+. Esta responsabilidade deve ser parte das comunicações durante todo o ano para que essa em especial não soe oportunista. 

Google Trends

Dia dos namorados 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o número de buscas por “dia dos namorados” no Google tem diminuído ano a ano. Entretanto, pesquisas de termos relacionados como “não monogâmico” tiveram uma alta considerável, sendo este um crescimento de mais de 250% nos últimos 5 anos. 

Aqui, como no dia das mães, a sua marca não precisa necessariamente vender um presente. Uma experiência, um momento juntos ou até mesmo um jantar romântico podem ser tão ou mais efetivos. Além disso, vale levar em conta que os memes nesta data tomam conta das redes sociais e a sua marca pode se aproveitar disso. 

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Think with Google, o meme “eu segurando o presente que ganhei no dia dos namorados” com uma mão vazia bombou, e o interesse de busca por essa frase cresceu mais de 4.400% em 2022.

 

Férias escolares

Ainda de acordo com o Google, o interesse de busca pelo termo “férias escolares” no mês de junho de 2022 foi o maior desde 2005. E eles ainda complementam este dado com a informação de que 46% dos usuários do Waze no Brasil concordam que “férias verdadeiras” sempre incluem uma viagem. 

Entretanto, há alguns fatores que influenciam nestas “férias verdadeiras” que são: preço, comodidade, facilidade na troca de produtos (passagens, hospedagens, etc.) e programas de fidelidade.

Aqui vale ressaltar que as pesquisas por este tipo de produto começam com uma antecedência maior do que a de outros produtos. Então, quem planeja uma viagem para junho ou julho, pode começar a procurar passagens e hospedagens em dezembro ou janeiro.  

Esse período abre, portanto, uma oportunidade para se destacar enquanto os motoristas estão se locomovendo. Informe-os estrategicamente sobre a disponibilidade de produtos, diferenciais de compra e ofertas.

o ano só começa depois do carnaval
Think with Google – Google Trends, Brasil

 

Dia das Crianças

Primeiramente, vale lembrar que o dia das crianças faz parte da ‘semana do saco cheio’, como muitas escolas chamam este período entre os dias 12 e 15 de outubro. Estes dias englobam as seguintes celebrações: dia das crianças, dia dos professores e dia de Nossa Senhora Aparecida. Para 2023, estes dias serão um feriado prolongado, o que abre mais oportunidades de consumo, viagens e, claro, vendas.

Em outras palavras, você pode vender produtos, serviços ou experiências para 3 públicos-alvo diferentes, mas com as mesmas intenções: celebrar e fazer feliz o próximo. 

Halloween 

Você já deve ter percebido que nos últimos anos o Halloween, típica festa norte-americana, tem ganhado força aqui no Brasil e isso também se refletiu nas buscas pelo termo, principalmente nos últimos 2 anos. 

Além disso, vale observar que a data mantém aqui a identificação com a comemoração dos Estados Unidos, visto que o interesse de busca por “halloween” é significativamente maior do que o interesse de busca por “dia das bruxas”

No Google, as pessoas também procuram por inspirações para fantasias, dicas de decoração e o significado do evento. O curioso é que as referências são antigas, por exemplo, em 2022 a busca pelo icônico personagem “Freddy Krueger” cresceu mais de 100%.

 

Google Trends

Black Friday 

Assim como o Halloween, a Black Friday está se popularizando cada vez mais aqui no Brasil. E a forma de consumo mudou consideravelmente durante a pandemia de COVID-19, fazendo com que os consumidores fiquem muito mais conscientes de suas compras. 

Antes da pandemia, as buscas por produtos baratos eram 53% maiores do que as buscas por produtos de alta qualidade. Entretanto, o cenário se inverteu ano passado e as buscas por este produtos superaram as buscas por produtos mais baratos em 27%. Aqui também vale falar que a pesquisa pelos produtos de interesse começou cerca de 1 mês antes da Black Friday. Ou seja, vale se preparar muito bem para esta que é a data mais importante para o varejo. 

o ano só começa depois do carnaval
Think with Google – Google Trends, Brasil

Então, já que o ano só começa depois do Carnaval e o Carnaval já passou, é hora de se preparar e se antecipar às necessidades dos seus clientes. O Google Trends pode te ajudar a entender os interesses de buscas na internet e preparar campanhas de marketing assertivas. 

Além disso, você também pode contar com a ajuda e experiência da Performa Web para planejar e colocar no ar as suas estratégias durante o ano de 2023 e também nos próximos. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar a performar além das expectativas.