7 KPIs do seu marketing de conteúdo que você precisa monitorar

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7 KPIs do seu marketing de conteúdo que você precisa monitorar

Se você trabalha produzindo conteúdos incríveis e relevantes, deve querer reservar um tempo para monitorar seu desempenho para verificar se ele está ajudando sua empresa a crescer. Mas se você não souber quais indicadores-chave de desempenho (KPIs) acompanhar, poderá ter dificuldades em ver o retorno obtido a partir do seu marketing de conteúdo. 

É por isso que compilamos esta lista de 7 KPIs de marketing de conteúdo para você acompanhar. Continue a ler para saber como monitorar o desempenho de seu conteúdo de forma eficaz!

Mas, antes, lembre-se: a Performa Web pode te ajudar com isso e com tudo o que envolve o Marketing Digital. Então, se precisar, não hesite em nos procurar! 

 

7 dos melhores KPIs de marketing de conteúdo para começar a rastrear agora

 

Pronto para monitorar o desempenho de seu conteúdo de forma eficaz? Aqui estão 7 KPIs de marketing de conteúdo que você precisa monitorar!

 

1. Tempo gasto na página

Uma métrica crítica a ser monitorada é o tempo gasto em suas páginas de conteúdo. Quando você cria conteúdo, você quer que as pessoas permaneçam na página e passem tempo lendo seu conteúdo. Em outras palavras, você quer criar um conteúdo que responda às perguntas do seu público e forneça as informações úteis de que eles precisam.

Ao monitorar o tempo que as pessoas gastam na sua página, você pode ver quais partes de seu conteúdo mantêm as pessoas envolvidas por mais tempo. Além disso, também será possível descobrir se suas páginas com vídeos possuem mais tempo na página.

Você também pode descobrir que algumas partes do conteúdo não funcionam tão bem quanto outras. Isso cria uma oportunidade para você descobrir onde ficou aquém e como você pode melhorar seu conteúdo.

O rastreamento dessa métrica pode ajudar a informar futuras decisões de marketing e impactar significativamente o desempenho do seu conteúdo.

 

2. Taxa de rejeição

Outro KPI de marketing de conteúdo para acompanhar é a taxa de rejeição, pois indica como as pessoas interagem com seu conteúdo.

Em outras palavras, a taxa de rejeição mostra quantas pessoas visitam sua página de conteúdo e saem sem visitar nenhuma outra página. Acompanhar esse KPI de marketing de conteúdo ajuda você a ver se seu conteúdo leva as pessoas a continuarem se engajando em seu site.

Lembre-se: a taxa de rejeição nem sempre indica que algo está errado. As pessoas podem acessar seu conteúdo, encontrar exatamente o que precisam e sair. É por isso que você precisa acompanhar outras métricas, como o tempo gasto na página, para ter uma visão completa do que está acontecendo em seu conteúdo.

 

Como esse KPI de marketing de conteúdo pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo

O rastreamento da taxa de rejeição permite que você entenda se seu conteúdo entrega o que seu público deseja. 

Se você tem muito conteúdo com pouco tempo gasto na página e alta taxa de rejeição, há uma boa chance de seu conteúdo não entregar o que seu público precisa. Logo, ao acompanhar esse KPI de marketing de conteúdo, você pode identificar as páginas que precisa melhorar para gerar bons resultados para o seu negócio.

3. Leads

A criação de conteúdo desempenha um papel fundamental para ajudá-lo a gerar leads. Quando as pessoas leem seu conteúdo, elas podem se sentir compelidas a agir ao entrarem em sua lista de e-mail, ao preencherem um formulário ou ao se inscreverem em um boletim informativo.

Seu conteúdo geralmente está focado em melhorar a sua conversão.

Tenha em mente, porém, que o conteúdo nem sempre resulta em vendas. As pessoas nem sempre leem seu conteúdo e compram algo imediatamente. O conteúdo geralmente serve como um trampolim para orientar as pessoas a se converterem.

As pessoas podem ler algumas postagens de seu blog antes de assinarem sua lista de e-mails ou comprarem algo. Você ainda poderá atribuir esse conteúdo à obtenção desse lead, pois ele terá ajudado a levar esses leads para a conversão.

 

Como este KPI de marketing de conteúdo pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo

Rastrear leads com seu conteúdo é fundamental para ajudá-lo a ver se seu marketing de conteúdo atinge suas metas. É bom acompanhar os leads que seu conteúdo gera, pois isso pode ajudar a identificar quais tipos de conteúdo resultam em mais leads.

Você pode descobrir que formatos ou tópicos específicos ajudam a gerar mais leads e ajustar a sua estratégia conforme necessário.

 

4. Páginas por sessão

O próximo item em nossa lista de KPIs de marketing de conteúdo é a quantidade de páginas por sessão. “Páginas por sessão” refere-se a quantas páginas as pessoas visitam quando entram em seu site. Essa métrica é fundamental de se acompanhar porque mostra o que as pessoas fazem quando leem seu conteúdo.

Quando você cria um conteúdo, você quer que as pessoas visitem outras páginas do seu site e saibam mais sobre sua empresa. Ou seja, quer que elas visitem outras postagens de blog, vejam páginas de preços ou páginas de serviços. Logo, seu objetivo é que as pessoas permaneçam engajadas em seu site e saibam mais sobre sua empresa.

Com a métrica de páginas por sessão, você pode ver quantas páginas as pessoas visitam depois de visualizarem um conteúdo. Isso pode ajudar você a ver se seu conteúdo leva as pessoas a aprenderem mais sobre um tópico ou explorarem produtos ou serviços relacionados ao seu conteúdo.

Além disso, você pode monitorar cliques em links internos para ver em que as pessoas clicam ao ler seu conteúdo. 

 

Como este KPI de marketing de conteúdo pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo

 

Você vai querer acompanhar os dados de páginas por sessão ao monitorar o desempenho de seu conteúdo, pois isso pode te ajudar a entender a eficácia do seu conteúdo em manter os leads engajados. Se você perceber que as pessoas não estão visualizando mais de uma página depois de lerem seu conteúdo, você pode otimizar suas páginas para gerar melhores resultados.

 

5. Links de entrada (Inbound links)

Um dos melhores KPIs de marketing de conteúdo para acompanhar são os links de entrada. Links de entrada são links para seu conteúdo vindos de outros sites com autoridade, também conhecidos como backlinks (links de saída). Esses links ajudam a construir a autoridade do seu site e enviam sinais de confiança para mecanismos de pesquisa como o Google, o que ajuda a melhorar a classificação do seu conteúdo.

Você vai querer rastrear seus links de entrada para ver quem está vinculando seu conteúdo. Se você estiver vendo vários links de entrada para suas páginas, isso indica que elas são relevantes para o tópico que abordam e informativas para os leitores.

 

Como este KPI de marketing de conteúdo pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo

 

Acompanhar seus links de entrada pode ajudá-lo a entender a qualidade do seu conteúdo. Se você está ganhando continuamente links de entrada de alta qualidade, isso indica que você está criando um conteúdo relevante que as pessoas querem ver. Isso também significa que você está abordando um tópico de maneira bastante completa e fornecendo as informações de que as pessoas precisam.

6. Ranking orgânico

O próximo item na nossa lista de KPIs para marketing de conteúdo é o ranking orgânico. Com as classificações orgânicas, você acompanha a classificação do seu conteúdo nos resultados de pesquisa. Você vai querer alcançar uma classificação alta a partir de seu conteúdo a fim de direcionar tráfego qualificado para o seu negócio.

Esse KPI é capaz de ajudá-lo a entender se você está criando um conteúdo que fornece as informações que seu público deseja. Tenha em mente que você não deve alavancar o sucesso do seu marketing de conteúdo apenas em rankings orgânicos. Você deve querer que seu conteúdo tenha uma boa classificação, mas nem todas as peças que você criar chegarão ao primeiro lugar. 

 

Como este KPI de marketing de conteúdo pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo

Acompanhar suas classificações orgânicas pode ajudá-lo a informar suas futuras decisões de marketing de conteúdo. Formatos ou recursos específicos podem ajudar o conteúdo a ter uma classificação melhor para sua empresa. 

Por exemplo, fazer listas, adicionar um índice ou integrar um vídeo são ações que podem ajudar a aumentar o desempenho do conteúdo.

 

 

7. Palavras-chave

Para completar esta lista de KPIs para marketing de conteúdo, vamos ver as palavras-chave. 

Quando você cria postagens de blog, peças informativas ou outros conteúdos semelhantes, você quer que eles sejam classificados a partir de termos relevantes nos resultados de pesquisa.

Ao rastrear suas palavras-chave, você pode ver quantos termos suas páginas classificam e para quais termos sua listagem aparece nos resultados de pesquisa. Usar técnicas de SEO é o principal passo para que isso aconteça. Mas, lembre-se, se você trabalha com blogs internacionais, fale estar por dentro de técnicas de SEO Internacional também. 

 

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Imagem de Tumisu por Pixabay

Como esse KPI de marketing de conteúdo pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo

Ao monitorar o desempenho do conteúdo e acompanhar esse KPI de marketing de conteúdo, você pode descobrir que suas páginas não estão classificadas para tantas palavras-chave quanto você deseja. Se você tiver páginas com baixa contagem de palavras-chave, terá a oportunidade de utilizá-las novamente para ajudá-las a se classificarem em uma posição melhor.

 

Obtenha ajuda para rastrear KPIs cruciais de marketing de conteúdo

Ao monitorar o desempenho de seu conteúdo, você precisa saber quais KPIs rastrear para melhorar seu desempenho. Se você está procurando uma empresa que possa ajudá-lo a criar um conteúdo digno de engajamento e melhorar continuamente o desempenho de seu conteúdo, não procure além da Performa Web.

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