TikTok vs YouTube: Qual Plataforma De Compartilhamento De Vídeo É Melhor Para O Seu Negócio?

TikTok vs YouTube: Qual Plataforma De Compartilhamento De Vídeo É Melhor Para O Seu Negócio?

É a velha disputa: TikTok vs YouTube.

Ok, talvez não seja tão velha, mas, nos últimos anos, o debate TikTok vs YouTube tem estado na vanguarda da conversa entre anunciantes que buscam aumentar sua presença em uma das duas plataformas de compartilhamento de vídeo.

Ambos os sites de mídia social oferecem oportunidades incríveis para as empresas se conectarem com seu público por meio de vídeos criativos e envolventes. Mas com tantos recursos diferentes disponíveis, pode ser difícil escolher entre o YouTube e o TikTok para negócios.

Neste artigo, detalhamos as principais diferenças e semelhanças entre as duas plataformas através de uma comparação rápida entre TikTok e YouTube. Além disso, fornecemos algumas dicas úteis sobre como decidir qual plataforma de vídeo é a melhor escolha para o seu negócio.

Precisa de ajuda para desenvolver uma estratégia de mídia social para a sua empresa? Os especialistas dedicados em mídia social e conteúdo da Performa Web estão prontos para ajudá-lo. Saiba mais sobre como a PW pode ajudar sua empresa a aumentar a presença nas redes sociais entrando em contato conosco on-line ou ligando para (11) 3059-2950 hoje mesmo!

TikTok vs YouTube: Uma comparação rápida

Vamos dar uma olhada em uma comparação rápida entre o TikTok e o YouTube, incluindo algumas das principais diferenças entre as plataformas em relação ao conteúdo, público e oportunidades de publicidade.

Conteúdo

O TikTok e o YouTube são as principais plataformas de compartilhamento de vídeo, mas cada um tem diferenças únicas que tornam a escolha entre os dois complicada para os anunciantes que desejam mergulhar no marketing de vídeo.

TikTok

O TikTok é relativamente novo na família de redes sociais e plataformas de vídeo, tendo ganhado popularidade nos últimos anos. A plataforma é dedicada ao vídeo de formato curto e os vídeos mais longos permitidos têm apenas 10 minutos de duração.

Na maioria das vezes, o TikTok trata da criação de conteúdo original diretamente no aplicativo, com muitos filtros, sons e efeitos de vídeo para destacar sua obra-prima. Os usuários também podem enviar seus próprios vídeos para o TikTok.

YouTube

Por outro lado, o YouTube é a clássica plataforma de compartilhamento de vídeos que nos deu preciosidades como “Charlie Bit My Finger” e “How Animals Eat Their Food”. Assim como o TikTok, a plataforma é dedicada ao compartilhamento de conteúdo em vídeo. Entretanto, a principal diferença é que o YouTube é mais focado em conteúdo longo.

Os usuários podem enviar seu conteúdo de vídeo para seus canais e compartilhá-lo com milhões de usuários na plataforma ou criar vídeos curtos no aplicativo do YouTube. O Youtube Shorts é a resposta do YouTube para o TikTok e Instagram Reels, oferecendo conteúdo de vídeo em tamanho reduzido.

 

Públicos

O TikTok e o YouTube têm bases de público únicas com muitos nichos, tornando-os plataformas ideais para anunciantes que buscam alcançar essas pessoas específicas.

TikTok

O público do TikTok é composto principalmente por usuários entre 18 e 29 anos, com 48% dos usuários do aplicativo nessa faixa etária. Logo atrás, 22% dos usuários do TikTok têm entre 30 e 49 anos.

YouTube

Já o público do YouTube é um pouco mais velho que o do TikTok. A faixa etária mais proeminente da plataforma é de 25 a 34 anos, representando 20% do público do YouTube. 16% dos usuários ativos do YouTube têm entre 35 e 44 anos. Embora existam visualizações mais jovens no YouTube com menos de 18 anos, o YouTube sempre foi o lar de usuários da geração do milênio.

 

Recursos de publicidade

Tanto o TikTok quanto o YouTube oferecem várias opções de publicidade para profissionais de marketing que desejam divulgar sua marca e aumentar a visibilidade.

 

TikTok 

tiktok vs youtube

 

A publicidade do TikTok inclui várias opções de anúncios pagos diferentes para empresas na plataforma, incluindo:

  • Anúncios no feed: Esses anúncios em vídeo aparecem entre os vídeos normais do usuário conforme você rola pela página “Para você’. Normalmente, um botão de ação (CTA) fica visível na parte inferior do vídeo para indicar que é um anúncio e não um conteúdo normal gerado pelo usuário.
  • Anúncios TopView: Os anúncios TopView capturam a atenção do usuário aparecendo na parte superior do feed “Para Você” ao abrir o aplicativo TikTok pela primeira vez. Este local é o principal espaço para publicidade do TikTok, oferecendo altas taxas de visibilidade e impressões.
  • Efeitos de marca: Os efeitos de marca permitem que os usuários incorporem seu conteúdo de marca, como filtros, adesivos e outros efeitos em seus próprios vídeos para compartilhar com seus seguidores.
  • Desafios de hashtag de marca: Os desafios de hashtag de marca incentivam os usuários a criar seu próprio conteúdo usando a hashtag associada à sua marca.
  • Aquisições de marca: Esses anúncios em tela cheia são a primeira coisa que um usuário vê quando abre o aplicativo TikTok, permitindo a exposição máxima da marca.

 

YouTube

tiktok vs youtube

 

Como o TikTok, a publicidade do YouTube oferece seus próprios tipos de anúncios para os profissionais de marketing usarem com o intuito de atrair a atenção dos espectadores:

  • Anúncios de sobreposição: Os anúncios de sobreposição não são intrusivos e passam o mouse na parte inferior de um vídeo, agindo como um anúncio in-stream sem atrapalhar a experiência de visualização do conteúdo do usuário.
  • Anúncios bumper: Esse é o tipo mais curto de anúncio do YouTube, com duração de apenas seis segundos. Os anúncios bumper “esbarram” no vídeo que o espectador está assistindo e não podem ser pulados.
  • Anúncios não puláveis: Esses anúncios aparecem periodicamente em vídeos do YouTube com duração de 10 minutos ou mais e não oferecem a opção de pular. Os anúncios não puláveis geralmente duram entre 15 e 20 segundos.
  • Anúncios TrueView: Os anúncios TrueView são os anúncios mais comuns no YouTube. São anúncios reproduzidos antes do conteúdo normal do YouTube e puláveis após 5 segundos. Eles geralmente incluem um botão CTA dentro do anúncio.
  • Anúncios Discovery: Esses anúncios em vídeo são visíveis na página inicial do YouTube, nas páginas de resultados de pesquisa e nas páginas de exibição em Vídeos Relacionados.

Como escolher a plataforma certa para o seu negócio

Se você está em dúvida entre TikTok vs YouTube, os seguintes fatores podem ajudá-lo a tomar sua decisão:

Seu público

Uma das coisas mais importantes a considerar no debate YouTube vs TikTok é o seu público alvo. Então, vale se perguntar: “Quem você está tentando alcançar com sua campanha de vídeo?”.

Como mencionamos anteriormente, ambas as plataformas são audiências de nicho doméstico. Dependendo de quem são seus públicos-alvo, eles podem facilmente influenciar sua decisão em relação a uma plataforma ou outra.

No YouTube, o conteúdo de jogos e beleza atraem milhões de membros do público de nicho. De vídeos de jogabilidade e transmissões ao vivo, a tutoriais de beleza e análises de produtos, os gamers e gurus da beleza são públicos ativos para potencial exploração na plataforma.

No TikTok, os vídeos de beleza também são um grande sucesso, mas muitos setores diferentes estão ativos na plataforma. Um dos denominadores comuns com o público do TikTok é que a base de usuários é mais jovem e muito antenada com as tendências. Portanto, se sua marca está tentando se conectar com a geração mais jovem, o TikTok pode ser a plataforma.

No geral, porém, a plataforma que você escolhe se resume a quem é o seu público-alvo.

Identifique o tipo de conteúdo que você deseja criar

No TikTok, o público quer conteúdo pequeno. Quer se trate de tutoriais rápidos ou hacks da moda, os usuários querem algo facilmente digerível. Ao escolher entre o TikTok ou o YouTube para empresas, pense no  tipo de conteúdo que deseja publicar.

Se sua empresa deseja produzir vídeos mais longos e detalhados sobre seus produtos e serviços, considere criar uma presença no YouTube. Por outro lado, se você deseja produzir explicações rápidas e vídeos de instruções, pode ter mais sorte no TikTok.

Escolha as opções de publicidade que se alinham com sua campanha

Você deve pesar suas opções de publicidade para cada plataforma, porque uma pode se adequar melhor à sua marca do que a outra.

Se você deseja aumentar a visibilidade da marca, as oportunidades de publicidade no YouTube, como anúncios em vídeo e anúncios bumper, podem funcionar melhor para sua empresa, especialmente porque alguns deles não podem ser pulados. Você tem a garantia de um intervalo de tempo específico para atrair seu público.

No TikTok, você terá um pouco mais de oportunidade de envolvimento com a marca com as opções de publicidade do TikTok, como desafios e efeitos de hashtag de marca. Esses anúncios incentivam os usuários a interagir com sua marca mais do que os anúncios em vídeo tradicionais, fazendo com que eles criem e adicionem seu próprio conteúdo exclusivo à sua campanha.

Assuma as plataformas certas com a Performa Web

Na Performa Web, nosso objetivo é ajudá-lo a construir uma presença nas plataformas que são mais lucrativas para você. Seja TikTok, YouTube, ambos ou nenhum deles, ajudaremos você a escolher as plataformas certas que conectarão você ao seu público-alvo.

Desde o gerenciamento de mídia social até a criação de conteúdo de marketing, nós o apoiaremos e o ajudaremos a desenvolver uma estratégia de mídia social que gere receita e tráfego para sua marca. Saiba mais sobre o que os estrategistas de mídia social da Performa Web podem fazer por você ligando para (11) 3059-2950  ou entrando em contato conosco on-line hoje mesmo.