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Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Performa Web Data : 13 set 2017
5 passos para otimizar a URL do seu site

Se você tem buscado maneiras de melhorar a performance de sua empresa no meio digital, certamente já se perguntou como otimizar a URL do site.

A transformação digital tem colocado o usuário cada vez mais no centro das atenções, fazendo com que o entendimento de demandas individuais ou de grupos de interesse sejam essenciais no sucesso de um negócio.

Nesse sentido, ser encontrado facilmente no Google e nos demais mecanismos de busca é um fator determinante para fortalecer a sua presença on-line. Os principais sites de pesquisa procuram oferecer a melhor experiência possível ao usuário, destacando na 1ª página de resposta apenas aqueles sites realmente confiáveis e que merecem a atenção de quem procura.

Entenda os benefícios de otimizar a URL do seu site e aprenda agora mesmo como fazer isso de forma efetiva:

1. Entenda a importância de otimizar a URL do site

Antes de mostrarmos como aplicar as principais técnicas de otimização de URLs, é preciso que você entenda para que isso serve e por que é tão importante.

A internet é um oceano extenso e profundo de informações, e, com certeza, existem milhares (se não milhões) de sites que abordam o mesmo assunto e que oferecem produtos e serviços parecidos com o seu.

Tornando a Uniform Resource Locator (URL) do seu site amigável, ou seja, de fácil entendimento para os mecanismos de busca e de assimilação imediata para o público, você se diferencia e se destaca no meio da multidão.

O melhor de tudo é que, se aplicada da maneira correta, você não precisará pagar anúncios para ter o seu site na 1ª página do Google e dos demais sites de busca.

2. Facilite a busca para o Google e para os demais sites

Se a ideia é facilitar a localização do seu site para o Google e para os demais mecanismos de busca, então você deve ficar atento para ser o mais específico e conciso possível na criação das suas URLs.

A 1ª coisa a se fazer é incluir uma das suas palavras-chave no domínio principal do seu negócio.

Por exemplo: se você cuida do marketing de uma empresa que produz tênis de skate, é uma boa idéia tentar juntar o nome da empresa com a palavra skate ou mesmo “tenisdeskate.com.br”.

Se a sua página vai contar com diversas seções e categorias, procure ser o mais simples e objetivo possível, já que URLs confusas são negativadas pelos principais mecanismos de busca.

Por exemplo: a seção de promoções do seu site pode vir como “empresaskate.com.br/promocoes”. Se for promoção do Dia das Crianças, pode vir como “empresaskate.com.br/promocoes-dia-das-criancas”.

Facilite o trabalho para os sites de pesquisa e saia na frente!

3. Conheça o seu público-alvo

Você pode estar se perguntando porque dissemos para colocar algo genérico como nome do seu site (a exemplo do “tenisdeskate.com.br”), não é mesmo?

Bom, se você ainda não é nenhum gigante do seu nicho de mercado, pode ser muito mais estratégico focar no nome do produto do que na sua marca. O número de pessoas que querem andar de skate buscando por tênis de skate é certamente muito maior do que o número de pessoas procurando apenas pelo nome de sua empresa.

Se até mesmo marcas de referência no seu respectivo nicho costumam usar essa estratégia para se manterem na frente, por que você faria diferente?

4. Atente-se aos detalhes técnicos

Você deve ter reparado que lhe indicamos o uso de hífens para separar as palavras no exemplo “empresadeskate.com.br/promocoes-dia-das-criancas”. A razão para isso é que o Google Bot, o robô do Google que faz a varredura de todo o conteúdo disponível na internet, não reconhece outro sinal que não o hífen para a separação de palavras nas URLs.

Além do mais, fica mais bem organizado o título das suas páginas passando maior confiança ao usuário.

Existem ainda outras questões técnicas que você deve se atentar. Confira:

  • escolha a extensão “.br” se o seu site tem no Brasil o seu público principal. Os sites de busca consideram a localização geográfica do usuário no momento da procura;

  • pesquise as palavras-chave que predominam no seu ramo de atuação e sempre as leve em conta quando for nomear uma página de seu site;

  • crie uma URL para produto dentro da categoria correta. Isso facilitará o trabalho dos sites de busca. Por exemplo: “empresaskate.com.br/produtos/tenis-feminino-cano-alto”;

  • jamais permita que a URL fique poluída com números e outros sinais, como porcentagem e exclamações. Isso é visto como algo extremamente negativo para o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca;

  • tenha em mente que URLs muito extensas também prejudicam o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca. Não deixe que elas ultrapassem o limite de 115 caracteres;

  • letras maiúsculas também não são bem-vistas por sites de pesquisa. Lembre-se de que quanto mais simples e objetiva é a sua URL for, maior é a chance de sucesso.

5. Faça redirecionamentos 301 sempre que necessário

Ao ler este post e estar mais bem informado sobre como otimizar a URL do seu site, você pode estar se perguntando se não é hora de realizar algumas mudanças na página da sua empresa, não é mesmo?

Apesar de ser recomendável que você evite a alteração de links já acessíveis no seu site e previamente divulgados, você pode minimizar esse problema fazendo um redirecionamento 301.

Isso significa que o antigo link ainda poderá ser encontrado — porém, ao receber uma visita, será redirecionado para a nova URL. Assim, você minimiza o impacto dessa mudança para os mecanismos de busca e os seus possíveis consumidores.

Como pode ver, são muitas as técnicas e estratégias que podem ser usadas para melhorar a visibilidade e autoridade do seu site. O ideal é que você saiba combiná-las e integrá-las de uma maneira que faça sentido para os mecanismos de busca e seu público-alvo, obviamente.

Dominando esses conhecimentos e fazendo uso deles da maneira correta, você pode obter excelentes resultados nos sites de busca e melhorar a sua performance on-line.

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