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Em : Sem categoria Comentários : 0 Autor : Bruno Souza Data : 22 fev 2018
Como utilizar Digital Influencers na minha estratégia de mídia online?

Nos anos 90, quando a internet começou a chegar mais rapidamente a um maior número de pessoas, muita gente acabou enxergando uma polarização. Qualquer digital influencer, na verdade, prova que essa polarização não existe, necessariamente.

De fato, muitas práticas que o marketing digital utiliza hoje foram herdadas da publicidade tradicional. Ou você vai negar uma certa semelhança entre os digital influencers e os garotos-propaganda?

No artigo de hoje, vamos lhe ensinar quem são esses influenciadores e a importância deles para uma estratégia de mídia online. Vamos, ainda, dar algumas dicas para você utilizar a influência deles a favor da sua empresa. Leia até o fim:

O que é um digital influencer

Traduzido ao pé da letra do inglês, o termo significa “influenciador digital”. São pessoas que, por um motivo ou outro, conquistaram uma posição de destaque no universo online, principalmente nas redes sociais.

Cada segmento tem o seu. Por exemplo, todo gamer sabe quem é o Felipe Neto, quase todo designer segue a página da Rafaela Oliveira e assim por diante.

Muitos deles são verdadeiras celebridades, e há casos curiosos como do gamer Zangado, que usa uma máscara para guardar em segredo sua identidade. Ele prefere levar uma vida comum em vez de se tornar uma celebridade digital e ter de lidar com o assédio cotidiano de seus inúmeros fãs.

Seja qual for o setor ou assunto em que um influenciador é especialista, ele sabe como usar essa posição de destaque para indicar produtos, práticas ou dar dicas para seus seguidores. Daí o nome de influenciadores digitais.

Por que eles são importantes

No início deste texto, falamos sobre como a polarização entre a publicidade tradicional e o marketing online, na verdade, não existe. Um bom exemplo disso é a relação entre os influenciadores e os antigos garotos-propaganda.

Sempre foi comum que atores ou personalidades famosas usassem sua imagem para promover algum produto ou serviço em propagandas na televisão ou em revistas.

Os digital influencers fazem quase a mesma coisa, mas com uma diferença fundamental: enquanto as celebridades da televisão são cercadas de uma aura mística, os astros do YouTube e das redes sociais são bem mais humanos.

Eles ficam famosos, na maior parte das vezes, transmitindo ou postando pequenos momentos cotidianos da própria vida. E isso os torna ainda mais importantes para o marketing digital do que os garotos-propaganda são para o marketing tradicional.

Em vez de cercar o uso de um produto ou serviço de uma atmosfera glamourosa e elevada, os influenciadores digitais mostram como ele faz parte do dia a dia de pessoas comuns.

Em outras palavras, eles atingem um público tão grande quanto seus predecessores, mas de uma forma mais natural e menos “forçada”.

Como usá-los na sua estratégia de mídia online

Se há digital influencers para todo tipo de gosto e preferências, com certeza existe um ideal para atingir o seu público na internet.

A boa notícia é que eles estão abertos a acordos comerciais e, dependendo do tipo de proposta, um vídeo com o seu produto pode aparecer no canal de alguém muito importante.

Veja nossas dicas para fazer bom proveito desses potenciais divulgadores daquilo que você vende:

Use o seu público como parâmetro

Você tem alguma ideia de qual influenciador digital é popular entre as pessoas que consomem o seu produto ou utilizam o seu serviço? Responder a essa pergunta logo de início é muito importante.

Escolher, digamos, uma youtuber que tem um canal de moda nessa mídia social pode ser um tiro no pé se o seu público for majoritariamente masculino e não tiver interesse em dicas para se vestir melhor. E isso é só um exemplo óbvio.

Então, fique atento a esta dica: em vez de escolher um influenciador de que você goste, escolha um de que os seus potenciais clientes gostem.

Não influencie o influenciador

Embora seja muito comum o preconceito de que um digital influencer “ganha dinheiro sem fazer nada”, isso é uma visão deturpada. Um perfil de sucesso nas redes sociais ou um canal muito visualizado no YouTube é algo muito difícil de se conseguir.

E se alguém chegou lá, não foi por acidente. Logo, não queira começar a sua relação com um influenciador digital dizendo a ele o que ele tem que fazer. Ele conhece a própria audiência muito melhor do que você jamais conhecerá.

Em vez disso, crie a estratégia junto com ele. Assim, você aproveita o que de melhor um especialista em interação no ambiente digital tem a lhe oferecer.

Escolha o canal certo

Qual é a rede ou mídia social mais propícia para divulgar o seu produto? Cada tipo de bem ou mercadoria fica melhor quando exposto em um certo canal, e isso pode ser determinante para a sua estratégia dar certo.

Afinal, cada influenciador tem maior penetração entre determinada camada da sociedade, e cada camada tem preferência por um tipo de mídia social.

Se o que você vende são artigos de moda, grandes chances de se dar bem no Instagram. Mas se for proprietário de uma empresa que presta serviço para outras empresas, deve procurar um influenciador que faça sucesso no LinkedIn.

Trace uma estratégia

Contratar vídeos ou posts isoladamente não vai garantir o sucesso do seu produto ou serviço. Você precisa incluir essas ações em um planejamento maior, que comece com o marketing e termine no seu setor de vendas.

Além do mais, vai descobrir no meio do caminho que muitos detalhes surtiram mais efeito do que as ações principais em que você apostou as suas fichas. Se tiver uma estratégia bem definida e documentada, fica mais fácil fazer ajustes.

Meça e analise os resultados

E como os digital influencers estão conectados a uma estratégia maior, você deve fazer com eles como faz com qualquer das suas ações de marketing: analisar, medir os resultados e começar tudo de novo, fazendo ajustes.

Só assim vai poder saber se investir nas celebridades da internet valeu a pena ou não. No final, você sabe: boa parte do marketing é uma questão de números!

E já que o assunto são mídias online, influência e relacionamento pela internet, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim, você também vai influenciar positivamente a sua audiência e conquistar autoridade com ela.

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