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Em : E-mail Marketing Comentários : 0 Autor : admin Data : 29 jul 2014
E-mail marketing: como criar uma campanha com foco em roi?

Com investimentos em Marketing Digital há diversas estratégias que podem ser utilizadas para atingir o público-alvo e gerar conversões – sejam elas de vendas ou cadastros. Uma delas, bastante comum e já consolidada no mercado é o E-mail Marketing, estratégia que permite criar relacionamento com pessoas que já possuem interesse no seu negócio, de maneira individual e bastante assertiva.

E-mail Marketing

Como em qualquer outro investimento em marketing, é fundamental saber calcular o lucro ou retorno gerado com a estratégia definida em valor monetário. Para isso, é preciso saber utilizar a fórmula do ROI (em inglês, return on investment e em português, retorno sobre o investimento).

O ROI é uma métrica utilizada para diversas ferramentas de marketing digital, como em Links Patrocinados. Porém, quando falamos de campanhas de E-mail Marketing, esse conceito pode ficar um pouco vago, então traremos aqui uma explicação objetiva, para esclarecer qualquer dúvida.

Para iniciarmos com o pé direito e conseguirmos aplicar o ROI é indispensável que:

  • Um objetivo principal para a campanha seja traçado:

Como? É preciso definir qual tipo de conversão será avaliada. Se serão compras, cadastros no site, cliques em um determinado banner, preenchimento de algum formulário, etc. dessa maneira podemos iniciar nosso planejamento. Com a definição do objetivo da campanha, saberemos melhor como escolher a base de e-mails mais pertinente, evitando assim disparos desnecessários.

Objetivo da Campanha

  • Se atribua ‘valores’ para as ações do usuário, de acordo com o objetivo inicial traçado:

Porque? É importante lembrar que utilizaremos uma fórmula, então será preciso trabalhar com números. Por exemplo, você conquistou o número ‘X’ de cadastros em seu site ou cada acesso na home através do e-mail enviado tem o valor ‘Y’.

  • Seja definido um investimento:

De que maneira? Se toda a produção da campanha – que pode incluir criação de layout, plataforma para o disparo, etc. – for feita dentro da sua empresa, deve-se considerar o custo de todos esses fatores dentro do valor de investimento, lembrando das horas de trabalho dos funcionários envolvidos na tarefa. Outra opção é a contratação de uma empresa especializada em todo o processo de envio e criação do E-mail Marketing, o que já inclui todas as etapas. Neste modelo, o valor cobrado pela terceirização será o investimento para a campanha e desta maneira o ROI poderá ser calculado sem problemas.

Mas como afinal fazer essa conta? A fórmula mais utilizada é a seguinte:

Fórmula do ROI

Parece difícil? Vejamos um exemplo:

Em uma campanha para sua loja virtual, o investimento foi de R$1.000,00, considerando todas as etapas da produção da campanha. Essa campanha gerou 20 conversões em compras no site e cada compra foi de R$ 150,00. O valor total de conversões foi, portanto, de 20 x R$ 150,00 = R$ 3.000,00. Como o valor investido foi de R$ 1.000,00, temos um ROI de: (R$ 3.000,00 – R$ 1.000,00) = R$2.000,00 | R$2.000,00 / R$1.000,00 = 2 | 2 * 100 = 200%.

Seguindo essas orientações, suas campanhas terão foco total em ROI e com ele será ainda mais fácil mensurar os ganhos financeiros das estratégias para o seu negócio. Isso facilitará cada vez mais a determinação de novos objetivos e metas para atingir diferentes públicos e beneficiar sua marca ou produto de todas as formas possíveis.

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