Somos especialistas em mídias de performance, SEO, Criação e desenvolvimento, e todas as esferas do Marketing Digital.
Alameda Campinas
São Paulo
São Paulo
01404001
Brasil
Em : Mobile Marketing Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 20 out 2017
entenda-o-que-e-accelerated-mobile-pages-amp-e-qual-a-sua-importancia.jpeg

As novas tecnologias de acesso à web aumentaram a busca por conteúdos fáceis de serem acessados. Hoje, usuários de internet precisam resolver problemas rapidamente. Seja a consulta de uma informação, a visualização de um vídeo ou o envio de uma foto: tudo deve ser feito da maneira mais objetiva possível.

E, nesse cenário, a demora para acessar uma página representa uma grande perda financeira para o empreendimento, principalmente nos dispositivos móveis — deixando de fidelizar visitantes e de vender mais.

Nas páginas web para desktops, existe uma série de estratégias que podem ser utilizadas para diminuir o tempo necessário para acesso. Mas, para exibir conteúdos em ambientes mobile, o Google apresentou o Accelerated Mobile Pages.

Quer saber mais sobre o Accelerated Mobile Pages e as suas vantagens? Então confira o nosso post de hoje!

O que é o AMP (Accelerated Mobile Pages)?

O Accelerated Mobile Pages é um projeto iniciado pelo Google que tem como principal objetivo tornar o acesso a páginas mais rápido e eficaz.

Ele permite que páginas possam exibir diferentes tipos de conteúdo (como elementos multimídia e anúncios inteligentes) sem que isso comprometa o desempenho de todo o site. Assim, quando o usuário clicar em um link, aquilo que ele procura será exibido quase que instantaneamente.

Uma página com o AMP incorporado ao seu código-fonte é facilmente identificada nos resultados do Google. Basta ver o ícone AMP ao lado dos resultados de busca para ter a certeza de que o conteúdo será aberto com até 80% mais velocidade.

Para facilitar a adoção do Accelerated Mobile Pages, o Google disponibilizou todo o código da ferramenta no GitHub gratuitamente. Dessa forma, qualquer pessoa pode incorporar e otimizar a solução de modo rápido, simples e prático. Excelente, não é?

Como o Accelerated Mobile Pages funciona?

O Accelerated Mobile Pages é uma tecnologia que modifica o código HTML de uma página web para criar um modelo de visualização que exige menos recursos do dispositivo e pode ser exibido com mais velocidade.

Por meio do AMP, uma série de conteúdos são eliminados e o layout passa a incorporar apenas os elementos mais importantes — como autor, título, resumo, texto e imagens daquela página web.

Quando o usuário clica em um link AMP, o conteúdo é enviado ao seu dispositivo de tal forma que ele possa ler o que é mais importante antes mesmo que todos os elementos sejam carregados.

Em outras palavras, a interface é entregue pré-montada, reduzindo o tempo necessário para que o visitante possa encontrar aquilo que ele realmente está procurando no momento.

Essa é uma tecnologia multiplataforma. Em outras palavras, o Accelerated Mobile Pages é compatível com vários navegadores e dispositivos mobile — como o Safari, Opera, Chrome e sistemas como o iOS e o Android. Além disso, páginas AMP também são exibidas mais rapidamente no navegador embutido dos apps de pesquisa do Google.

E apesar de ser distribuído com foco em equipamentos mobile, o Accelerated Mobile Pages também funciona em desktops. Qualquer sistema que esteja executando os navegadores Google Chrome, Microsoft Edge, Safari, Mozilla Firefox e Opera são compatíveis com o recurso.

Assim, se a sua conexão estiver com problemas, o acesso a sites não será prejudicado de forma alguma.

Quais as vantagens do Accelerated Mobile Pages?

O impacto que uma página de carregamento rápido possui nas conversões do negócio é inegável. Quanto maior o tempo necessário para exibir conteúdos, maiores são as chances do empreendimento perder vendas e não conseguir fidelizar os seus visitantes.

Pense no seu caso: quantas vezes você já deixou de acessar uma página web pois o endereço demorou mais do que o esperado para carregar? Isso vale para todos os conteúdos web do seu negócio.

De blogs de marketing de conteúdo a landing pages, tudo o que a companhia publica na internet pode ser otimizado com o auxílio do AMP. Assim, o negócio garante que os seus visitantes sempre terão uma experiência de uso de alta performance e qualidade, independente do aparelho por eles utilizado.

Possuindo conteúdos que carregam com maior velocidade, o seu negócio converterá um número muito mais amplo de visitantes em novos compradores. Com o AMP, o negócio consegue exibir páginas de venda, landing pages e conteúdos promocionais instantaneamente, elevando ao máximo o potencial das suas campanhas de marketing.

Configurando o AMP no seu WordPress

A configuração do AMP em uma página gerenciada pelo WordPress é um processo simples. Com apenas alguns passos é possível adicionar o plugin e integrar o site a essa ferramenta inovadora. Confira abaixo!

  1. no painel do WordPress, vá ao menu de plugins e clique em “adicionar novo”;
  2. digite AMP no campo de busca, instale e ative o plugin;
  3. caso você queira acesso a opções avançadas, ative também a extensão AMP for WP – Accelerated Mobile Pages. Ela libera recursos como o Google Analytics e o Google Tag Manager;
  4. a configuração do google Analytics é feita facilmente. Basta acessar o AMP, clicar em Analytics e inserir o código de acompanhamento que é utilizado na sua conta do serviço;
  5. a configuração do visual das páginas aceleradas é feito em “Launch Post Builder”. Essa opção fica no menu “Design”, dentro da área de gerenciamento do AMP;
  6. clicando em “Aparência”, dentro de “AMP”, você pode selecionar todas as informações que serão exibidas nas páginas aceleradas. O ideal é que seja o mínimo possível. Aproveite para editar cores, deixando o estilo da página próximo ao perfil da sua marca;
  7. para visualizar o resultado do seu trabalho, basta acessar qualquer URL do seu site com “/amp” (sem aspas) no final do endereço.

Você também pode validar o código-fonte das suas páginas exibidas via AMP. Basta acessar o AMP Validator, inserir a URL do seu site e verificar se tudo está da forma corrida. Em caso de erro, o serviço exibe informações que auxiliarão na correção da falha. Dessa forma, você terá a certeza de que está tudo bem! 

Gostou do nosso post sobre o Accelerated Mobile Pages e quer saber mais sobre esse tema? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão os destaques do nosso blog!

Analise o SEO do Meu Site Grátis!
Google Partner Premier Bing ADS - Profissional Autorizado Certificação VTEX - Project Manager Certificação VTEX - Reseller Certificação VTEX - Support