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Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 26 set 2017
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Será que modificar as Heading Tags é algo que pode influenciar o SEO? Como você já deve imaginar, a resposta é sim: modificar os headers (H1, H2, e outros) é algo que influencia consideravelmente no SEO. Mas o que você talvez ainda não saiba é que isso pode ser algo positivo ou negativo para a sua estratégia.

Antes de partir para a parte mais técnica, vamos explicar esse fundamento do marketing digital. Neste artigo, mostraremos a você o que são as Heading Tags, como elas funcionam e o que é preciso para realizar boas modificações e deixar as ruins de lado. Acompanhe!

O que são as Heading Tags?

Os Heading Tags, ou H-Tags, são tags presentes na linguagem de programação HTML utilizadas com o propósito de organização. Quando falamos sobre SEO, de modo geral falamos sobre H1, H2, e algumas vezes em H3 e H4. Na verdade, na linguagem HTML, os H-Tags vão até o número 6. Contudo, a maioria das pessoas acaba utilizando somente até o H3.

Se você pensa em uma arquitetura de texto, logo compreende o funcionamento dessas tags. Em um livro, o H1 seria o título, o H2 teria a função de separar os atos e o H3 seria a nomeação de cada capítulo. Se os capítulos tiverem subseções, elas seriam H4. Apenas para esclarecer, esses seriam os títulos de cada trecho, não todo o conteúdo compreendido em cada trecho.

Se extrapolássemos o exemplo para o mundo, você pode dizer que todo o planeta é o H1, um país seria H2, um estado H3, uma cidade H4 e assim sucessivamente. Portanto, pense do maior para o menor. Entenda o propósito principal de sua página ou post; esse será o H1. Posteriormente, você verá como o conteúdo pode ser divido em pedaços menores, que podem explicar ou mostrar uma parte específica do todo.

Como os Heading Tags são utilizados?

Em geral, você só vai querer um H1 em cada página de seu site. Contudo, dividir as páginas com muitas outras H2 e subdividir com H3 é sem dúvidas uma boa prática como veremos a seguir. A divisão auxilia a compreensão por parte dos bots dos mecanismos de busca, facilitando a indexação e otimizando o SEO.

Por que utilizar Heading Tags?

Chegamos ao momento em que esta pergunta deve ser respondida. Como você vai ver a seguir, existem dois principais motivos para isso.

O primeiro motivo é porque os Heading Tags permitem que você mantenha uma formatação consistente em seu site. Você pode adicionar atributos específicos de CSS aos H-Tags por classe e posteriormente manter a formatação em um documento CSS externo. Isso torna a tarefa de formatar e dividir todo o site muito mais prática, já que não precisará mais ir de página em página atribuindo os H’s.

A segunda razão é que o Google encoraja essa estrutura. Eles encorajam tanto que fazem parte de uma iniciativa global para trazer mais estrutura para a internet, o Schema.org. Lá você poderá encontrar informações técnicas detalhadas para estruturar o seu site nos mínimos detalhes requeridos pelo Google.

O que o Google espera da estrutura do seu site?

Como o Google gosta tanto dessa estrutura, ele dá mais peso para isso no ranqueamento. Os bots dão muita atenção para a tag H1, H2 e H3 presentes no site quando vão vasculhar a página. Os H4, H5 e H6 restantes também recebem atenção, mas nem de perto tanto quanto as iniciais.

O H1 possui a função de título, é isso que o Google espera. O H1 indica sobre o que a página ou um post será, de forma que o bot depois verifica se o conteúdo está de acordo com o título indicado. As subdivisões H2 funcionam de forma semelhante.

Utilizar ambas as H-Tags dá uma reforço extra para o conteúdo hierarquizado abaixo delas. Quando você utiliza uma sentença contendo uma palavra-chave importante em H1, o Google já sabe que o post conterá aquela palavra-chave, dando ainda mais relevância ao texto. 

Se utilizar uma H1 que não tem relação nenhuma com o restante do conteúdo, além de a página não atingir uma boa posição no ranqueamento dos motores de busca, ainda pode haver uma punição.

A mensagem aqui é a seguinte: o conteúdo que é apresentando de forma estruturada, apontado por uma H1 e subdivido por H2 e H3 recebe mais atenção e possui mais relevância, auxiliando positivamente na estratégia de SEO.

Qual a ligação das Heading Tags com as palavras-chave e o conteúdo?

Existe uma consistência nas últimas grandes modificações realizadas pelo Google no algoritmo de ranqueamento dos sites: o conteúdo e a semântica ganham cada vez mais peso. Os robôs estão compreendendo cada vez melhor o conteúdo e penalizando técnicas como spam de palavras-chave e backlinks artificiais. A compreensão de sinônimos e palavras relacionadas também melhora a cada atualização.

O que isso significa é que você não está limitado às palavras-chave presentes no H1, nem as buscas somente ao headline. Um exemplo disso é: um post contendo “As melhores práticas para ranquear no Google” pode aparecer em pesquisas como “5 boas práticas de ranqueamento”, “Quais as melhores práticas para ranquear no Google?” etc. O que realmente importa é se o conteúdo é bom e responde às dúvidas dos usuários.

A importância das Heading Tags aqui é auxiliar a hierarquizar o texto, deixando o conteúdo mais fácil de ser entendido pelos bots. Desta forma, será melhor avaliado e indexado pelo Google, outro ponto essencial para a estratégia de SEO.

Pergunta respondida?

Agora você compreende com clareza como e por que uma modificação realizada nas Heading Tags pode influenciar tanto o SEO, voltamos à pergunta que fizemos no início do texto. Categorizar, hierarquizar e indicar corretamente os títulos com os conteúdos para os bots são ações essenciais para que sua página passe a ranquear cada vez melhor nos resultados das buscas.

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