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Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 13 set 2017
Redirects 301 e 302: o que são e como afetam o SEO?

Mesmo para quem tem conhecimento em marketing digital, falar de redirect 301 e redirect 302 pode parecer algo que não faz sentido algum.

Neste post vamos explicar o que eles significam, qual é o impacto que causam para o seu site, como afetam a estratégia de SEO e como você pode utilizá-los de forma inteligente para alcançar bons resultados.

O que é redirect?

O termo “redirect” significa justamente o sinônimo em português, redirecionar, levar algo ou alguém para um local ou uma rota diferente. De forma resumida, redirecionar uma página em geral significa que você está atribuindo uma nova URL para ela.

Contudo, esse nem sempre é o caso. Em alguns momentos, quando as pessoas usam o redirecionamento, além da URL elas mudam o design, o código, a navegação, entre outros elementos. Tudo depende da proposta.

O que leva uma página a ser redirecionada?

Em geral, temos esses motivos:

  • a URL quebrou ou não funciona;

  • a página não está mais ativa;

  • você tem um novo site e quer que as pessoas visitem esse endereço em vez do antigo;

  • você está realizando teste A/B para questões de funcionalidade e design;

  • você está consertando uma página e quer temporariamente fornecer outra experiência para os usuários.

Como o redirecionamento é feito?

Existem 3 formas principais de realizar o redirecionamento de uma URL, sendo elas:

  • redirect 301 (movido permanentemente);

  • redirect 302 (encontrado ou movido temporariamente);

  • meta refresh.

Você deve adicionar um código .php como o exposto a seguir na pasta public_html encontrada no servidor:

<?php

$redirectlink = ‘http://www.coloqueapaginaderedirectaqui.com’;

//do not edit below here

header (‘HTTP/1.1 301 Moved Permanently’);

header(‘Location: ‘.$redirectlink);

exit;

?>

Redirect 301

O redirect 301 é um redirecionamento permanente, que passa de 90 a 99% a autoridade de página no algoritmo de ranqueamento para a URL redirecionada. O 301 diz respeito a um status no código que indica essa mudança.

O redirect 301 é a melhor opção para SEO quando o objetivo do redirecionamento é levar a uma página nova ou atualizada.

Redirect 302

Esse redirecionamento, conhecido como redirecionamento temporário, deve ser utilizado apenas se você quer redirecionar os usuários durante um curto período de tempo e pretende retornar com a página original. É importante que, diferentemente do redirect 301, o 302 não vai repassar a autoridade de página para a nova URL.

Utilizar o redirect 302 por engano pode ser prejudicial para sua estratégia de SEO. A maior parte dos web designers utiliza o 302 apenas para testar uma nova página para o cliente, sem causar danos à página anterior.

Podemos concluir que, se você atualizou uma página e modificou algum aspecto da URL, é fundamental para a estratégia de SEO que o redirect 301 seja utilizado, repassando para a nova página todo o valor e a autoridade da página anterior.

Agora que você já sabe diferenciar e entende o que é redirect 301 e redirect 302, deve usá-los (quando necessário) da melhor forma possível para que sua estratégia de SEO continue dando certo.

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