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Em : SEO - Otimização Comentários : 0 Autor : Denis Casita Data : 15 jan 2018
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Nos últimos anos, o Google fez uma série de atualizações em seus algoritmos que afetaram significativamente os resultados de buscas. As pesquisas locais foram particularmente impactadas pelo algoritmo Pigeon, aumentando ainda mais a importância de se fazer SEO local.

Os negócios locais otimizados com foco na palavra-chave pesquisada pelo usuário ganharam mais peso nos resultados de pesquisa. Além disso, a partir da implementação do Pigeon, a busca web está cada vez mais relacionada aos resultados exibidos em pesquisas realizadas no Google Maps.

Toda empresa pequena ou com multilocalização pode expandir seus negócios e atrair mais clientes usando estratégias de SEO local. Neste artigo, explicamos o que é otimização de pesquisa local e por que seu uso ajuda a aumentar a visibilidade online da sua empresa.

O que é SEO local?

Antes de explicar o que é SEO local, é preciso saber que SEO é a sigla de para Search Engine Optimization (em português, Otimização para Mecanismos de Busca). Em termos gerais, trata-se da otimização de sites.

O SEO orgânico, tal como o conhecemos, é um conjunto de técnicas que visa melhorar o desempenho de um site nos resultados de buscas orgânicas em mecanismos de pesquisa como o Google.

Dentro dessas estratégias, após a atualização Pigeon do Google, e muito, também, em decorrência do aumento do uso de dispositivos móveis, o SEO baseado em geolocalização ganhou mais notoriedade, a ponto de receber nome e sobrenome: SEO local.

O seu foco é fornecer resultados relevantes para um usuário com base na sua localização no momento em que faz a pesquisa. Isso ajuda as empresas a promoverem seus produtos e serviços para os clientes locais no momento exato em que estão precisando deles.

Como o SEO local me ajuda a vender mais?

Os clientes locais estão utilizando cada vez mais a internet para encontrar estabelecimentos nas proximidades. As listas telefônicas caíram em desuso, enquanto a internet se tornou o principal meio para os usuários descobrirem comércios e serviços próximos de sua localidade. 

Se você precisa de uma lavanderia na cidade em que se encontra, pode ser que peça indicação a um amigo, mas o mais provável é que recorra ao Google para obter informações de empresas situadas no lugar.

Não está convencido? Veja alguns números obtidos em pesquisas realizadas nos Estados Unidos:

  • 96% dos usuários de PC nos EUA realizam pesquisas locais;
  • 46% das pesquisas do Google são locais;
  • 64% dos clientes que estão em determinado lugar usam a internet para encontrar empresas locais;
  • 50% dos pesquisadores móveis buscam informações como telefone ou endereço de empresas locais.

O SEO local se baseia no senso de oportunidade

Apesar de muitos usuários pesquisarem por um negócio específico e informarem o nome de uma determinada empresa, muitos pesquisadores ainda não têm em mente uma empresa ou marca específica quando iniciam a busca.

Para as empresas locais que estão com o SEO em dia, essa é uma excelente oportunidade de atrair estes pesquisadores. Você terá a oportunidade de impactar o usuário justamente quando ele busca o serviço ou produto que a sua empresa oferece, com isso, as chances de conversão são muito maiores.

Pesquisas locais são mais focadas em pessoas

O SEO local está em ascensão principalmente porque as pesquisas baseadas em geolocalização são mais centradas nas pessoas do que os resultados da busca orgânica web, o que significa que é mais personalizado para cada usuário.

As buscas do Google estão direcionando cada vez mais para a lógica do “perto de mim”.

Nem todas as empresas estão otimizadas localmente para o Google

Um bom motivo para você fazer o SEO local é que a maioria dos negócios ainda não informaram os seus dados ao Google, ou estão com as informações desatualizadas, pois tratam o assunto como algo secundário.

Portanto, essa é uma ótima oportunidade para você sair na frente e posicionar a sua empresa na internet antes do seu concorrente.

O SEO local é gratuito

Cadastrar o seu site no Google Meu Negócio, uma espécie de banco de dados de empresas do maior buscador do mundo, permite que seu negócio apareça corretamente no Google Maps.

A boa notícia é que fazer isso é gratuito, assim como o é fazê-lo no buscador Bing, da Microsoft, cujo cadastro pode ser feito no Bing Places for Business.

Como otimizar meu negócio para a busca local?

Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a classificação do seu site nos resultados de buscas locais. 

Google Meu Negócio

Editar as informações da sua empresa no Google Meu Negócio é o primeiro passo. Dessa forma, a visibilidade da sua empresa no Google Maps e nos resultados de pesquisa local aumenta.

Reivindique a sua página no Google Meu Negócio e preencha as informações de contato, horário de funcionamento, endereço, insira imagens de boa qualidade e escolha uma categoria que descreva o seu site, para que o Google entenda o que a sua empresa faz (e não o que ela oferece).

Esta é a maneira mais fácil para o seu site ser listado nos resultados locais do Google. Certifique-se de fornecer informações completas para ser localizado mais facilmente pelos seus possíveis clientes. Se a sua empresa tiver mais de um endereço, como no caso de filiais, cadastre todos eles para otimizar os resultados em cada localidade.

Dica bônus: cadastre seu negócio também no Bing Places for Business, ferramenta similar ao Google Meu Negócio, porém do buscador da Microsoft.

Em ambos os casos, as informações só aparecerão nos resultados de pesquisa após a validão por meio de um código PIN que é enviado por correio pelos respectivos buscadores para o endereço cadastrado. É uma forma de atestar a comprovar que quem está fazendo o cadastro da empresa é o proprietário, ou, pelo menos, alguém autorizado.

SEO local na sua página 

As informações completas de NET da sua empresa (nome, endereço e telefone com código de área) devem estar presentes no seu site, de preferência no rodapé das páginas, pois é onde os usuários costumam consultar esses dados.

O Google valoriza estas informações na indexação e ranqueamento dos negócios locais nos resultados de pesquisa. Mas, lembre-se de inseri-las em formato de texto HTML, nunca como imagem, já que os buscadores não rastreiam os conteúdos inseridos em imagens.

Otimize, ainda, o título da página, incluindo o nome da marca, a palavra-chave principal e a localização. Você também pode editar as informações de local na metadescrição da página.

Na área de contato ou localização do seu site, pode ser incorporado um mapa capaz de ajudar os rankings de SEO locais, pois ele ilustra a localização do negócio.

Avaliações positivas do seu negócio

Os comentários e avaliações dos clientes que já utilizaram seus serviços e produtos têm impacto na decisão dos pesquisadores. Portanto, não se acanhe em solicitar a um cliente que opine no Google sobre a experiência que teve em seu negócio.

É importante, também, moderar a reputação online da empresa, bem como responder as opiniões negativas. Isto demonstra que o estabelecimento se importa com a opinião dos clientes e está disposto a conversar e contornar possíveis falhas no atendimento.

Para o Google, as avaliações positivas dos clientes impactam na visibilidade da sua empresa e são fatores de relevância para a listagem nos resultados de negócios locais.

Investimento em conteúdo local

Outra forma de trabalhar o SEO Local é o marketing de conteúdo. Invista na criação de conteúdo para o seu blog, site e mídias sociais que interessem aos potenciais clientes da sua empresa. Você pode, por exemplo, compilar listas no estilo “Top 10”, escrever artigos úteis ou guias relevantes relacionados ao seu negócio ou nicho.

Se você possui uma concessionária de automóveis em São Paulo, por exemplo, pode escrever uma lista dos melhores carros para dirigir na cidade, ou um artigo com dicas para proprietários de automóveis de São Paulo, com conselhos específicos, como dicas sobre o trânsito da cidade.

Além de seu negócio se beneficiar do marketing de conteúdo quando seus clientes em potencial fizerem pesquisas, as chances deles se lembrarem de você no momento em que precisarem é muito maior, já que você fornece a eles conteúdo relevante.

Que tal começar agora mesmo a colocar em prática as nossas dicas de SEO local? Confira tudo que você precisa saber sobre SEO nesta checklist que preparamos!

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